terça-feira, 24 de abril de 2012

10 Filmes de Philip Seymour Hoffman


Nascido em Fairport - NY em 1967, filho de uma juíza de família e ativista social e um executivo da Xerox.
Começou a atuar em peças escolares e graduou-se em Drama em 1989. 
Participou e dirigiu diversas peças de teatro off-Broadway e seus dois papéis na Broadway lhe valeram indicações ao Tony.
Estreou na televisão em 1991 e no ano seguinte conseguiu seu primeiro papel secundário no cinema. 
Quase sessenta filmes mais tarde, Hoffman já amealhou um Oscar de melhor ator e outros 55 prêmios, além de 45 indicações.
Tragicamente, Philip foi encontrado morto em seu apartamento neste 2 de fevereiro de 2014 aos 46 anos de idade. A causa mais provável é a overdose de drogas.
Philip Seymour Hoffman era sem dúvida um dos melhores e mais respeitados atores americanos da atualidade. Se você acha que não o conhece, confira 10 de seus filmes!

1.  Ninguém é Perfeito (num papel ousado, Hoffman vive uma drag-queen, que ajuda o vizinho, um policial condecorado, mas homofóbico e machista, vivido por Robert DeNiro, a recuperar os movimentos após um derrame. uma atuação especial, que foge da caricatura)

2.  Capote (ótima biografia do escritor Truman Capote, durante a confecção de sua obra-prima, o romance investigativo 'A Sangue Frio'. em uma interpretação memorável, Hoffman transformou-se no personagem e ganhou dezenas de prêmios, incluindo o Oscar)

3.  Felicidade (o diretor Todd Solondz criou um painel de pessoas disfuncionais em busca da felicidade, uma incômoda comédia de humor negro. Hoffmanse destaca como um nerd gorducho que se acha chato, vive se masturbando e passando trotes telefônicos e faz terapia com um pedófilo. um personagem rico, num ótimo filme)

4.  Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto (dois irmãos - Hoffman e Ethan Hawke - planejam roubar a joalheria dos pais, mas tudo dá errado. último filme do grande Sidney Lumet, com uma narrativa fragmentada, aonde a tensão só cresce. imperdível)

5.  Dúvida (em 1964, num tradicional colégio católico, um padre - Philip Seymour Hoffman - protege um garoto negro de 12 anos, despertando suspeitas de pedofilia na rígida diretora - Meryl Streep. um duelo de interpretações magistrais, onde nunca sabemos realmente o que de fato aconteceu)

6.  A Família Savage (depois de anos separados, dois irmãos - Laura Linney e Hoffman - são obrigados a se unir quando o pai doente, em avançada demência, precisa de cuidados. um filme bonito, comovente e humano sobre irmãos)

7.  Vejo Você no Próximo Verão (estreia de Hoffman na direção, onde podemos conhecer um pouco mais do seu gosto e estética. ele é um motorista de limosine tímido, gorducho e solitário, até que um casal de amigos lhe arruma um encontro. ele aprende a nadar e cozinhar para agradar a garota, enquanto o casamento dos amigos desmorona. bom filme)

8.  Incrível Obsessão (neste filme canadense, Hoffman é um gerente de banco - com um ridículo bigode anos 80 -, que tem compulsão por jogo e utiliza dinheiro desviado de empréstimos de clientes para apostar e perder altas somas em Atlantic City e Las Vegas. baseado em fatos reais o filme aflige pelo destino trágico e óbvio do personagem)

9.  Com Amor, Liza (Hoffman é um um programador de internet cuja esposa se suicida sem aviso e deixa um bilhete, que ele não tem coragem de abrir. ele abandona o emprego e, como a mulher se matou no carro, começa a cheirar gasolina, o que o leva a se dedicar ao aeromodelismo para não levantar suspeitas do seu vício. o filme ainda tem Kathy Bates, como a sogra)

10.  Missão Impossível 3 (num raro papel de vilão, Hoffman interpreta um sádico comerciante de armas, que sequestra uma das agentes da IMF, pupila do agente Ethan Hunt - Tom Cruise. mais tarde ele sequestra sua noiva, numa grande cena. malvado até o osso)

Menções Honrosas: Jogos de Poder, Tudo Pelo Poder, O Homem que Mudou o Jogo, Quase Famosos, Magnólia, O Talentoso Ripley, Boogie Nights, Os Piratas do Rock, Mary e Max, uma Amizade Diferente, A Última Noite, Patch Adams, Synedoque New York, Perfume de Mulher, Twister, O Grande Lebowski, Dragão Vermelho, Embriagado de Amor...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas de Cinema"



9 comentários:

  1. Rapaaazzz!!Ele esteve em "Perfume de Mulher"?Juro que não me lembro... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei, lembrei!!"Perfume..." é tão polarizado no Pacino que quase que apaguei da mente todos os demais participantes deste filme[rs]!Exceto, claro, a Gabrielle Anwar, da ótima cena do tango! =)

      Excluir
  2. Lembrei de outro: Quem vai ficar com Polly ? O cara é simplesmente um camaleão.

    ResponderExcluir
  3. faltou "Sinedoque NY", com certeza o filme mailouco pra se ver bem louco

    http://www.youtube.com/watch?v=1mUKCOdpVoo

    ResponderExcluir
  4. Armando, esse cara pra mim é o melhor ator dessa geração ao lado de Sean Penn. Um gigante, e como disse Nick, um verdadeiro camaleão.
    Genial...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que ator né! Um trabalho mais sensacional que o outro!!

    Sabe o que eu queria, já existe um post 10 filmes de metalinguagem? Tem tantos legais, queria essa listinha!

    Obrigada!

    http://klankbaan.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. o filme Com Amor, Liza é sensacional tbm!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails