segunda-feira, 11 de junho de 2012

10 Filmes Biográficos de Cantoras



As cantoras sempre foram legitimamente tratadas como divas.
Diva é o ttaliano que designa uma deusa, empregado desde o século 19, a princípio para designar as grandes estrelas da ópera.
Muitas foram as mulheres que se destacaram na música, mas nem tantas ganharam cinebiografias.
Esta lista traz 10 biografias de cantoras reais (e não disfarçadas com outros nomes para driblar eventuais problemas judiciais, como é o caso do ótimo "A Rosa", por exemplo).


1.  Tina (Tina Turner. a história da cantora que ganhou destaque em companhia de Ike, seu marido abusivo, mas que teve coragem de separar-se dele e chegar sozinha ao estrelato absoluto. interpretação memorável de Angela Basset e também de Laurence Fishburne, ambos indicados ao Oscar)


2.  Piaf, um Hino ao Amor (Edith Piaf. a história da vida sofrida da diva francesa, de cantora de rua, como sua mãe alcoólatra até atingir o estrelato, passando por diversas tragédias pessoais. uma biografia bela e triste, como suas canções. impressionante atuação de Marion Cotillard, vencedora de todos os principais prêmios do ano, incluindo o Oscar)


3.  Amália (Amália Rodrigues. de seu apartamento em Nova York em 1984, a cantora à beira da morte relembra sua vida e sua carreira, da infância pobre ao sucesso nos palcos e nas telas de cinema como a rainha do fado e um dos maiores ícones da cultura lusitana. boa interpretação de Sandra Barata Belo, bela direção de arte, mas num filme irregular e confuso graças a narrativa não linear)


4.  Violeta foi para o Céu (Violeta Parra. Francisca Gavilán está perfeita como a genial artista chilena, que além de cantora e compositora de músicas que traduziam as raízes da cultura latino americana, também era uma artista plástica reconhecida. seu temperamento difícil e a rejeição da elite do Chile foram responsáveis por grande parte de suas dificuldades. falta ao filme uma melhor contextualização temporal, lembremos que a cantora morreu em 1967. mas é uma bela homenagem)


5.  Callas Forever (Maria Callas. Callas é praticamente sinônimo de diva. americana de ascendência grega, morreu em 1977 aos 53 anos e permanece sendo considerada a maior soprano de todos os tempos. o filme de Franco Zeffirelli, traz Fanny Ardant na pele da cantora no final de sua vida, abatida e já sem a voz que a consagrou, sendo convencida por um diretor amigo - Jeremy Irons - a reviver seus sucessos num especial de tv, dublando sua própria voz)


6.  O Ocaso de uma Estrela (Billie Holiday. Diana Ross se esforça - e exagera - para encarnar a grande lenda do blues, que nas primeiras décadas do século 20 quebrou vários tabus e tornou sua voz imortal. o filme foca na vida difícil e em sua séria dependência de drogas, que eventualmente levou a sua morte prematura. exceto pela horrenda trilha de Michel Legrand, o filme de 1972 é digno)


7.  O Destino Mudou sua Vida (Loretta Lynn. Sissy Spacek ganhou o Oscar por sua interpretação da estrela country americana, criada numa cidadezinha que vivia das minas de carvão. casou-se aos 13 anos e aos 20 com quatro filhos, levava uma vida pobre e sem expectativas, até que começa a cantar e ser notada pela comunidade. com a ajuda do marido - Tommy Lee Jones, consegue gravar um disco e ser amadrinhada pela grande estrela da época, Patsy Cline - Beverly D'Angelo. novelão de qualidade dirigido por Michael Apted)


8.  Irmã Sorriso (Jeannine Deckers. comece a cantarolar para sua mãe: "Dominique, nique, nique..." e veja se ela não conhece. em 1963, uma freira belga tornou-se mania em todo planeta com essa canção, incluindo versões em diversas línguas. o estrelato pessoal da irmã ia contra os interesses da igreja, o que a fez escolher entre o hábito e os palcos. Cécile De France está ótima no papel)


9.  Selena (Selena Quintanilla-Perez. Jennifer Lopez tornou-se estrela graças à sua interpretação da cantora texana, que era a grande musa do pop latino, até ser assassinada aos 23 anos em 1995. escrito e dirigido pelo ótimo Gregory Nava, o filme foca na relação da cantora com sua família. muito bom)


10.  Cadillac Records (Etta James. embora o foco do filme seja no lendário executivo Leonard Chess - Adrien Brody -, quem chama a atenção dentre as estrelas da Chess Records é a problemática Etta, vivida por Beyoncé Knowles, por quem Chess teria se apaixonado)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas de Cinema"

5 comentários:

  1. É ótima lista, adorei.
    Já assisti só Tina e Selena, são ótimos. Quero assistir o resto.
    Você está certo sobre o número 8, fiz o teste para minha mãe sobre Dominique nique nique, ela lembrou na hora e começou a cantar assim.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha Germano!
    Eu sei, também fiz o teste com a minha.
    Essa deve ser a canção mais grudenta da história.
    E o filme é até legal.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Só vi os dois primeiros.

    E afinal o filme A Rosa é ou não baseado na vida da genial Joplin?

    ResponderExcluir
  4. Oi Kelvelyn,
    'A Rosa' foi inspirado na vida de Janis e inclusive deveria chamar-se 'Pearl' (pérola) que era o apelido de Joplin. Mas a família dela não aceitou ceder os direitos da biografia. Então o roteiro teve que ser alterado, as semelhanças amenizadas e a personagem passou a se chamar Mary Rose Foster.
    Isso não apaga o maravilhoso trabalho de Bette Midler no melhor papel de sua vida.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. "Dominique, nique, nique..." me lembra American Horror Story!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!