quarta-feira, 27 de junho de 2012

10 Filmes para Mulheres



Não é bem uma categoria, é mais um direcionamento.
Muitos filmes são feitos para atingir prioritariamente o público feminino, são os chamados "chick flicks" ou "girly movies".
Não significa que os homens não podem ver, curtir e até se emocionar, mas o estúdio estava mesmo pensando nelas.
São muitos exemplos, que vou tentar reduzir a 10 e mais algumas menções honrosas. Estejam à vontade para sugerir mais títulos.


1.  Dirty Dancing, Ritmo Quente (em 1963, uma garota de 17 anos vai passar as férias com sua família num hotel. entediada ela ouve música vindo das dependências dos empregados, descobre uma festa muito mais animada e conhece um professor de dança bonitão - Patrick Swayze nos bons tempos. fez gerações de garotas suspirarem)


2.  Sex and the City (a série da HBO, criada por Sarah Jessica Parker durou seis temporadas e contava a história de quatro amigas íntimas e suas aventuras amorosas, profissionais e sexuais em Nova York. deu origem a dois longas divertidos. no primeiro, o tema é o favorito das mulheres: o casamento. para meninas pós-yuppies)


3.  Sissi (este clássico austríaco de 1955 é o primeiro da trilogia composta por 'Sissi, a Imperatriz' e 'Sissi e seu Destino'. estrelada pela jovem e bela Romy Schneider, fez parte dos sonhos das candidatas a cinderela daquela época. conta a história da jovem princesa da Baviera, que acompanha sua irmã mais velha na cerimônia em que esta será apresentada ao noivo, um jovem imperador. mas ele acaba se apaixonando mesmo por Sissie ela por ele... ai, ai...)


4.  Adoráveis Mulheres (durante a guerra civil americana, uma mãe e suas quatro filhas passam por inúmeras dificuldades, enquanto o pai está na guerra. tendo que virar-se sozinhas, elas crescem independentes e felizes. adaptação de 1994 do clássico da literatura americana, de Louisa May Alcott com um grande elenco)


5.  Nunca Fui Beijada (Drew Barrymore é a bem sucedida editora de um grande jornal, escalada pelo chefe para reviver seus pesadelos, infiltrando-se em sua velha escola secundária. apesar das dolorosas lembranças ela tem a chance de acertar as contas com o passado e finalmente ser beijada) 


6.  A Garota de Rosa-Shocking (mais conhecido como 'Pretty in Pink', é um dos clássicos de John Hughes. Molly Ringwald é uma garota pobre e fashion - cuidado, são os anos 80! -, que estuda numa escola de ricos e sonha ter um vestido especial para ir ao baile de formatura e arrumar um namorado milionário. tipo... oi? ah, a trilha sonora é épica)


7.  O Morro dos Ventos Uivantes (baseado no clássico da literatura inglesa de Emily Brontë, conta a história de um viajante que, durante uma tempestade, pede abrigo na casa de uma estranha família. na mesma noite ele pensa ter visto um fantasma e a criada resolve lhe contar a triste história daquela casa. a mãe de todas as novelas de rádio, mas um bom filme, com Laurence Olivier e grande elenco)


8.  Thelma e Louise (cansadas de suas vidinhas, duas amigas, uma garçonete e uma dona de casa - Susan Sarandon e Geena Davis - decidem jogar tudo para o alto e viajar juntas sem destino. no caminho se envolvem em várias confusões sempre envolvendo os malvados homens, um deles o jovem Brad Pitt no melhor de sua forma. dirigido por Ridley Scott, mas a estrela é o roteiro premiado da feminista Callie Khouri)


9.  Missão Madrinha de Casamento (uma garota desajeitada disputa o privilégio de ser madrinha de casamento de sua melhor amiga com a rica e esnobe nova amiga dela. acompanhada das damas de honra, ela obviamente vai fazer tudo errado. uma resposta feminina ao "dudes-flick" 'Se Beber não Case') 


10.  O Diário de Bridget Jones (Renée Zellweger é uma inglesa solteira de trinta e poucos anos que resolve escrever um diário, onde expõe com sinceridade suas qualidades, defeitos, a luta com a balança, as bebidas e os cigarros, procurando melhorar. em busca do homem perfeito, acaba sendo disputada por dois. simpático e divertido, teve uma continuação e deve ganhar mais uma)


Menções honrosas: todas as adaptações de Jane Austen, 'Tomates Verdes Fritos', 'Colcha de Retalhos', 'Crepúsculo', 'Encantada', 'Tarde Demais para Esquecer', 'Se Eu Fosse Minha Mãe', 'Sexta-Feira Muito Louca', 'O Diário da Princesa', 'Noivas em Guerra', 'Mamma Mia', 'Meninas Malvadas', Quatro Amigas e um Jeans Viajante', 'Gatinhas e Gatões', 'A Patricinha de Beverly Hills', 'Falando de Amor', 'Diário de uma Paixão', 'P.S. Eu te Amo', 'De Repente 30', 'A Proposta', '10 Coisas que Odeio em Você', 'Procura-se Susan Desesperadamente', 'Letra e Música', 'Romy e Michele', 'Flores de Aço', 'Casamento Grego', 'Nosso Amor de Ontem', 'Estranha Passageira', 'Imitação da Vida', 'Como Eliminar seu Chefe', 'Uma Equipe Muito Especial', 'De Repente é Amor',...


Veja ainda: "10 Filmes em Roma"



16 comentários:

  1. Ótima lista mas apesar do apelo masculino ,"Ghost" e "Uma linda mulher" também se encaixariam nessa lista

    ResponderExcluir
  2. tambem gostei da lista vou assitir todos e tambem acho "ghost" encaixariam nessa llista

    ResponderExcluir
  3. Acho que faltou Titanic com todo seu melo-drama entre Jack(L. Di Caprio) e Rose (K. Winslet). E outra, na minha opinião todos os dois filmes assim como a série Sex and the City, são uns verdadeiros lixos!!

    ResponderExcluir
  4. Ótima seleção de filmes. Parabéns pela postagem


    Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  5. O Diabo Veste Prada poderia estar aí também (ao menos nas menções honrosas)
    Telma e Louise com certeza é para o público FEMINISTA. Assisti somente o início, o meio foi entrecortado e o final eu descobri uma semana depois...
    No resto, só pela sinopse (com exceção de mais uns dois ou três que assisti) não vale a pena assistir...

    ResponderExcluir
  6. eu já tava prevendo, não sendo machista não, mas, filme feito pra mulheres é tudo ruim mesmo, dessa lista, eu só vi a garota de rosa choque, que é um clássico dos anos 80 sessão da tarde, mas o resto da lista, eu nunca vi, só de imaginar, já da dor de cabeça!

    ResponderExcluir
  7. nossa...que lixo de lista. machismo pouco é bobagem. lista para mulheres sem cérebro.

    ResponderExcluir
  8. faltou um filme linderrimo q vi !!!!!!!!
    gente me ajudem assisti um filme não sei se é o titulo direito mas é hotel duvier alguma coisa parecida o cartaz é de uma empregada de costas e um homem puxando a faixa do uniforme mas atenção esse filme é pra ser assistido só por adultos viu !!!! e´sexo puro dos 20 minutos em diante ele é puro sexo ,no comerço é a historia de uma funcionaria q trabalha num hotel um velho gosta dela mas ela entra no quarto de um hospede sem saber q ele ainda esta la a o cara e´cego mas muito bom amante.

    ResponderExcluir
  9. Faço questão de citar dois filmes cujos protagonistas são mulheres, retratando suas dificuldades em seu respectivo meio sócio-cultural.

    "LANTERNAS VERMELHAS"

    "O CLUBE DA FELICIDADE E DA SORTE"

    Aliás, são dois filmes tão excelentes que também agradariam a qualquer homem com bom gosto cinematográfico.

    ResponderExcluir
  10. ~Faltam alguns.. Tipo Diabo Veste Prada é um dos principais .

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo totalmente com a Clara: lista machista para descerebrados, mas...há quem goste (Thelma e Louise tem seu charme)!
    Só quero sugerir que seja criada uma lista similar masculina, para os descerebrados que apreciam coisas, tipo Velozes e Furiosos, Transformers, Massacre da Serra Elétrica e congêneres, Se beber não case, e outros filmes imbecilóides lançados a quilos e que tanto agradam ao "sexo forte, mente fraca"...

    ResponderExcluir
  12. Faltou o clássico dos clássicos de filmes mulherísticos: Uma Linda Mulher(Julia Roberts e Richard Gere)

    ResponderExcluir
  13. Fiquei feliz por ver Sissi na lista. Minha avó adorava. :)

    ResponderExcluir
  14. Faltaram alguns. Mas fiquei feliz em ver Sissi na lista. Vi esse filme por causa da minha avó que adorou quando assistiu no cinema na época... :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!