quinta-feira, 4 de setembro de 2014

10 Filmes de Robin Williams


Robin McLaurin Williams nasceu em Chicago em 21 de julho de 1951 filho de uma ex-modelo e  um executivo da Ford.
Estudou ciências políticas antes de mudar para Nova York para estudar teatro na Juilliard School e apresentar-se nos clubes noturnos da cidade.
Suas performances lhe garantiram o convite para o papel de Mork, um alienígena, na série "Happy Days". O sucesso foi tão grande, que o personagem ganhou uma série própria, "Mork & Mindy", que o tornou famoso e lhe deu o primeiro Golden Globe em 1978.
Sua carreira no cinema começou por cima, ao ser escalado pelo diretor Robert Altman para encarnar o personagem Popeye, no longa de mesmo nome em 1980.
Dali em diante foram mais de 100 filmes e séries, com mais ou menos sucesso. Ganhou um Oscar e foi indicado para outros três e dezenas de outros prêmios.
Sua capacidade de improviso tornou-se lendária, seus filmes e suas participações trouxeram muita alegria e muitos sorrisos.
Em 11 de agosto de 2014, aos 63 anos, Williams foi encontrado morto em sua casa, num aparente suicídio, que abreviou uma carreira que ainda tinha muito a acrescentar.
Esta lista traz 10 de seus melhores filmes e mais um extra, mas poderiam ser muitos mais.

1.  Tempo de Despertar (Williams é um neurologista que consegue emprego num hospital psiquiátrico e nota que alguns dos pacientes catatônicos estão na verdade adormecidos e, com a medicação correta, poderiam ser despertados. o tratamento com um dos pacientes - Robert De Niro - é um sucesso e ele começa a se recuperar até que... baseado no livro do médico britânico Oliver Sacks, indicado a 3 Oscars)

2.  A Sociedade dos Poetas Mortos ("carpe diem" - aproveite o dia - virou pichação, tatuagem e o lema de uma geração depois deste filme. Williams é um ex-aluno de uma tradicional escola interna, que em 1959 retorna como professor de literatura. seus métodos pouco convencionais inspiram seus alunos e assustam a diretoria. belíssimo filme de Peter Weir, ganhou o Oscar de roteiro e foi indicado como melhor filme, diretor e ator)

3.  O Mundo Segundo Garp (a biografia de um aspirante a escritor, desde que sua mãe feminista resolve ter um filho sem ter marido. inspirada no filho, ela escreve um livro-manifesto de enorme sucesso e torna-se referência para transexuais, ex-prostitutas e até um grupo de mulheres que promove a auto-mutilação. baseado num livro de John Irving é um dos primeiros filmes de Williams, de 1982. irônico e até um pouco cruel, foi indicado aos Oscars de ator e atriz coadjuvantes para John Lithgow - um ex-jogador de futebol, agora mulher - e Glenn Close - a mãe)

4.  Gênio Indomável (Matt Damon é um jovem servente no prestigiado M.I.T., que se revela um gênio da matemática. abusado na infância, ele leva uma vida errática com várias passagens policiais e, por determinação judicial, deve ser acompanhado por um analista, ao que ele resiste. até que encontra um psicólogo com o qual se identifica - Robin Williams - e que cnsegue desenvolver todo seu potencial. história edificante dirigida por Gus Van Sant, que deu o Oscar de roteiro para Damon e Ben Affleck e o único Oscar para Williams como melhor ator coadjuvante)

5.  O Pescador de Ilusões (Jeff Bridges é um agressivo DJ de rádio que induz inadvertidamente um psicopata a fazer um massacre num bar. por conta disso, ele abandona o emprego e se entrega ao álcool. três anos depois, ele é salvo por um mendigo - Robin Williams - de ser surrado. eles ficam amigos e descobrem ser vítimas da mesma fatalidade. o ótimo  filme de Terry Gilliam deu o Oscar de coadjuvante a Mercedes Ruehl e outra merecida indicação a melhor ator para Williams)

6.  Bom dia Vietnã (em 1965, um soldado é escalado para ser DJ da rádio Saigon, controlada pelas tropas americanas. seu estilo irreverente contrastava com o tom oficial vigente e conquista as tropas, para desgosto dos oficiais. o personagem deu espaço para Williams exercitar seu estilo e seus improvisos, dando também sua primeira indicação ao Oscar)

7.  Uma Babá Quase Perfeita (depois de sua separação litigiosa, um ator - Williams - se disfarça como uma velha senhora para trabalhar como babá de seus próprios filhos e assim manter-se próximo deles. o maior sucesso de bilheteria do ator - faturou cerca de 850 milhões de dólares, ajustados pela inflação -  e estava prestes a ganhar uma continuação, quando Robin morreu)

8.  Patch Adams - O Amor é Contagioso (depois de uma tentativa de suicídio e uma internação voluntária, Patch descobre sua vocação por ajudar outras pessoas através da alegria. decide então tornar-se médico e insere suas terapias nada convencionais, cheias de humor, no tratamento dos pacientes. mediano, mas simpático e outro grande sucesso) 

9.  Amor Além da Vida (um casal perde seus dois filhos num acidente e, apesar de abalados reconstrem suas vidas, quando num novo acidente, o marido - Robin Williams - morre e vai para um paraíso colorido e deslumbrante - inspirado em obras de arte, já que a esposa trabalhava numa galeria. lá fica sabendo que sua esposa, em depressão, comete suicídio, é destinada ao inferno e eles não poderão mais se reencontrar. ele começa então sua busca por ela. vencedor do Oscar de efeitos visuais e indicado por sua direção de arte, é um filme de visual estonteante)

10.  Jumanji (quando dois garotos descobrem um jogo de tabuleiro mágico e começam a jogar, descobrem que um homem está aprisionado dentro dele há 26 anos e só poderá sair se eles terminarem o jogo, junto com a amiga dele, agora uma adulta. outro sucesso, eternizado nas sessões da tarde)

Extra:  Aladdin (Robin Williams quebrou paradigmas e ganhou diversos prêmios por sua dublagem do gênio, claramente inspirado em sua personalidade histriônica. o filme da Disney é um dos melhores da era analógica, com ação constante e muito humor. ganhou Oscars de trilha e canção)

Outros filmes importantes: Moscou em Nova York, Insônia, A Revolta dos Brinquedos, A Gaiola das Loucas, Hook: A Volta do Capitão Gancho, Voltar a Morrer, O Homem Bicentenário, Violação de Privacidade, Retratos de uma Obsessão, Segredos da Vida, Popeye...

Veja ainda: "10 Filmes Vencedores do Prêmio César"



2 comentários:

  1. Tenho boas recordações da minha vida quando assisti a alguns dos filmes desta lista. Uma grande perda a morte deste ótimo ator.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails