terça-feira, 26 de agosto de 2014

10 Filmes sobre Políticos Corruptos


As eleições se aproximam e é hora de analisar bem quem são os políticos que elegemos para nos respresentar.
A corrupção na política é quase natural do ser humano e não é privilégio dos brasileiros, embora seja uma modalidade na qual sempre nos destacamos...
O cinema já retratou inúmeros desses maus políticos nos filmes e esta lista traz alguns exemplos. Estejam à vontade para sugerir outros.

1.  Z (inspirado em fatos ocorridos na Grécia em 1963, o diretor Costa-Gavras, investiga a morte por atropelamento de um deputado liberal - Yves Montand -, líder da oposição, que foi considerada acidental pela polícia, mas que se desdobra num claro assassinato premeditado. um filme explosivo, lançado em 1968 e proibido em vários países, inclusive aqui) 

2.  Il Divo (biografia do poderoso primeiro ministro italiano, Giulio Andreotti, acusado de ligações com a Máfia e condenado a prisão em 2001 por cumplicidade no assassinato de um jornalista. o filme de Paolo Sorrentino, estrelado pelo brilhante Toni Servilllo é irônico e devastador)

3.  A Mulher faz o Homem (James Stewart é um homem simples do interior que é convidado a tornar-se senador. quando chega a Washington, descobre o quanto a política pode ser suja. ele, então, enfrenta os corruptos para impor sua ética. clássico de Frank Capra, de 1939, que fez muito barulho na época de seu lançamento)

4.  Tropa de Elite 2 (no segundo filme de José Padilha sobre o Bope no Rio de Janeiro, ele aprofunda na corrupção da polícia e dos políticos, vereadores e deputados, patrocinados por milícias que agem nas comunidades. um retrato realista e oportuno dessa relação perigosa entre bandidos e políticos)

5.  Todos os Homens do Presidente (baseado na história real de dois repórteres do Washington Post - Robert Redford e Dustin Hofman -, que ao investigar a invasão do comitê do partido Democrata, descobrem uma teia de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção, o que acabaria por forçar a renúncia do presidente Richard Nixon, diretamente envolvido no caso)

6.  A Grande Ilusão (Broderick Crawford  é um pacato advogado, com jeito caipira, que ganha fama ao defender os mais pobres. logo ele entra para a política e, embriagado pelo poder, começa a agir como o pior dos corruptos que ele antes criticava. clássico de 1949, dirigido por Robert Rossen, vencedor dos Oscars de filme, ator e atriz coadjuvante para Mercedes McCambridge)

7.  Mera Coincidência (o presidente dos EUA a poucos dias da sua re-eleição se vê envolvido num escândalo sexual. para desviar a atenção da opinião pública, seu marqueteiro - Robert DeNiro - contrata um produtor de Hollywood - Dustin Hoffman - para inventar uma guerra cenográfica na Albânia e tornar o presidente o heroi que põe fim ao conflito. pena que as ações reais dos presidentes americanos não sejam tão inofensivas assim)

8.  Jogo de Poder (Sean Penn é um diplomata que escreve artigo para o New Youk Times, afirmando que o governo Bush forjou relatórios sobre existência de armas de destruição em massa no Iraque para justificar a invasão. como retaliação, sua esposa - Naomi Watts - uma agente da CIA, tem sua identidade revelada e sua carreira destruída. baseado numa história real de abuso de poder)

9.  O Poderoso Chefão 2 (as ligações da Máfia com políticos sempre existiu. na segunda parte do clássico de Coppola, Michael Corleone - Al Pacino - torna-se um chefão mais sofisticado, controlando não apenas o crime, mas também muito da política. o sinistro senador vivido por G.D.Spradlin é um de seus colaboradores)

10.  Intrigas de Estado (Ben Affleck é um congressista promissor, uma estrela de seu partido, até que sua assistente e amante morre tragicamente. Russel Crowe um jornalista experiente e seu amigo pessoal é designado para investigar o caso e acaba encontrando uma série de histórias nebulosas do submundo da política. ótimo thriller político de Kevin MacDonald)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Eleições"




2 comentários:

  1. Show de bola a lista, muitos filmes interessantes. Mas confesso que fiquei decepcionado, pois estava esperando pelo Top 10 do Robin Williams.

    Sou fã deste blog, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hugo,
      Pra ser sincero eu fiz a lista do Robin, mas desisti de publicar porque aquela semana foi muito trágica.
      Mas já que vicê pediu, vou finalizá-la.
      Obrigado por sempre seguir o blog!
      Abs!!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails