terça-feira, 5 de agosto de 2014

10 Filmes de Fábulas Modernizadas


Era uma vez... toda boa fábula começa assim. 
Em busca de boas histórias, o cinema tem reciclado velhos contos de fadas em produções caras e, muitas vezes, vazias. 
Mas há também bons exemplos de uso original da fábula como base a roteiros criativos.
Esta lista traz alguns dos melhores exemplos e também alguns dos filmes mais bem sucedidos nas bilheterias utilizando atores e não animações.

1.  Malévola (2014. nesta versão da Bela Adormecida, de Charles Perrault, o foco recai sobre a vilã, uma fada vingativa que lança uma maldição sobre a princesa bebê, que ao completar 16 anos, deveria se ferir numa roca e cair em sono eterno. a vilã se redime e o filme se arrasta, mas com uma produção caprichada da Disney e a escalação de Angelina Jolie no papel central, já faturou mais de 700 milhões de dólares no mundo todo)

2.  Blancanieves (2012. uma sombria adaptação do conto de Branca de Neve, dos irmãos Grimm, situada na Espanha dos anos 1920 e no universo das touradas. o filme de Pablo Berger ousa ser preto e branco e sem diálogos, emulando o cinema mudo. é bonito, cativante, tenso e com uma trilha sonora excepcional)

3.  Jack, o Caçador de Gigantes (2013. ao plantar seus feijões mágicos, o jovem agricultor Jack - Nicholas Hoult - acaba abrindo um portal entre o nosso mundo e uma raça de gigantes apavorantes, que descem à Terra pela primeira vez depois de séculos, para reconquistar seu território que foi perdido, forçando o jovem a entrar na batalha de sua vida para impedi-los e salvar a bela princesa. o filme parece não se decidir entre o público adulto ou infantil, mas tem boa produção e acaba sendo divertido) 

4.  Os Irmãos Grimm (2005. Matt Damon e Heath Ledger encarnam os irmãos alemães, famosos escritores que compilaram dezenas de fábulas europeias. neste filme de Terry Gilliam, eles são artistas mambembes, que ganham dinheiro salvando pequenas vilas de monstros e bruxas, que eles mesmos inventam com base nos contos de fadas, até se depararem com perigos reais)

5.  Em Companhia dos Lobos (1984. versão de Neil Jordan para o livro de Angela Carter, por sua vez inspirado na história de Chapeuzinho Vermelho, conto europeu do século XIV. uma garota vive assombrada por seus sonhos violentos e sensuais, influenciada pelas histórias de lobisomem contadas por sua avó - Angela Lansbury. um bom filme esquecido pelo tempo)

6.  João e Maria, Caçadores de Bruxas (2013. versão violenta e tola da fábula alemã "Hänsel und Gretel ", coletada pelos irmãos Grimm, com muitos tiros, muito sangue, cabeças explodindo, vísceras, melecas que criança gosta. os irmãos João e Maria, agora adultos ganham a vida como caçadores de bruxas especializados e têm que voltar à velha casa onde foram aprisionados na infância)

7.  Branca de Neve e o Caçador (2012. versão luxuosa da história de Branca de Neve, estrelada por Charlize Theron como a rainha malvada, que manda um caçador - Chris Hemsworth - matar sua enteada, com inveja de sua beleza. longo e lento demais, o filme decepciona. foi indicado aos Oscars de figurino e efeitos visuais)

8.  Para Sempre, Cinderella (1998. uma velha senhora da nobreza da França chama os irmãos Grimm para contar-lhes a sua versão, a verdadeira, da história de Cinderella, sua tataravó. Drew Barrymore e Anjelica Huston estão fantásticas, nesta versão adorável, presença constante nas Sessões da Tarde)

9.  A Bela e a Fera (2014. o velho conto de fadas francês teve dezenas de versões para o cinema, na versão francesa mais recente, Vincent Cassel é o rico dono de um castelo, que tem a aparência monstruosa. quando um comerciante falido arranca uma rosa do seu jardim, ele o condena à morte, mas a filha deste, Bela - Léa Seydoux - aceita jantar com o monstro todas as noites para salvar o pai. uma bela versão, bem diferente do desenho da Disney)

10.  As Mil e uma Noites (1974. os contos das mil e uma noites são um compêndio de histórias populares do oriente - do folclore indiano, persa e árabe -, intercaladas pela história de Sherazade, que conta ao rei uma por noite para que, enquanto houvessem novas histórias, sua vida seria poupada. Pier Paolo Pasolini fez sua versão de alguns desses contos, de maior teor erótico, em umade suas melhores obras)

Em breve: Into the Woods (01/01/2015), Cinderella (27/03/2015),...

Outros filmes: Espelho Espelho Meu, Pinnocchio, Os Sapatinhos Vermelhos,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Calor"

Um comentário:

  1. Tem a versão de Branca de Neve de 2001 com a Kristin Kreuk! É maravilhosa essa versão!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!