domingo, 6 de julho de 2014

10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2014


Como todos os semestres, este blog rende homenagens aos atores e atrizes que perdemos no período.
A lista é composta apenas por intérpretes, mas vale lembrar as significativs perdas dos diretores Eduardo Coutinho e Alain Resnais e o do diretor de fotografia Gordon Willis.
Veja a lista em ordem de data de falecimento, destacando um de seus filmes mais relevantes.

1.  Maximillian Schell - Julgamento em Nuremberg (01/02 - 83 anos - pneumonia. o ator austríaco fez muito sucesso em Hollywood, chegando a ganhar o Oscar, como o advogado dos nazistas no clássico de Stanley Kramer. foi indicado a outros dois Oscars - por 'Julia' e 'Um Homem na Caixa de Vidro' e fez mais de uma centena de filmes, séries e minisséries)

2.  Philip Seymour Hoffman - Capote (02/02 - 45 anos - overdose acidental de drogas. a perda mais chocante foi a do excepcional Hoffman, vencedor do Oscar pela biografia de Truman Capote e indicado por 'O Mestre', 'Dúvida' e 'Jogos do Poder'. Philip já mereceu sua própria lista no blog - aqui)

3.  Shirley Temple - A Princesinha (10/02 - 85 anos - doença pulmonar crônica. a mais popular estrela infantil de todos os tempos, começou sua carreira aos três anos de idade e aos onze já ganhara um Oscar especial e, de 1935 a 1938 foi a grande campeã de bilheteria. já adulta não teve o mesmo sucesso, tornou-se embaixadora em Gana e na Tchecoslováquia. em 'A Princesinha', ela vive uma menina rica, deixada pelo pai em um internato de luxo, mas que tem que trabalhar quando o pai desaparece)

4.  Harold Ramis - Os Caçafantasmas (24/02 - 69 anos - vasculite inflamatória. Ramis dividiu-se entre a carreira de ator, diretor e roteirista. ficou mais famoso como o Dr. Egon Spengler dos Caçafantasmas, mas fez até mais sucesso como diretor de comédias, entre elas 'O Feitiço do Tempo')

5.  Wendy Hughes - Careful, He Might Hear You (08/03 - 61 anos - câncer. uma das mais importantes atrizes australianas, Hughes foi indicada sete vezes ao principal prêmio local, vencendo como a tia esnobe do garoto P.S., que compartilha a guarda do sobrinho após a morte da irmã. um filme lindíssimo, pouco conhecido por aqui)

6.  Paulo Goulart - Gabriela Cravo e Canela (13/03 - 81 anos - câncer. a tor paulista tinha um vozeirão marcante e começou a carreira como locutor na rádio de seu pai em Olímpia - SP. teve uma carreira de muito sucesso na televisão, teatro e cinema, muitas vezes ao lado da esposa Nicete Bruno, com quem viveu 60 anos. fez cerca de 28 filmes, dentre os quais a versão de Bruno Barreto da obra de Jorge Amado, como João Fulgêncio, o livreiro de Ilhéus)

7 José Wilker - Bye, Bye Brazil (05/04 - 67 anos - ataque cardíaco. um dos mais importantes atores brasileiros, fez dezenas de novelas, filmes e peças. interpretou alguns dos personagens mais escônicos do nosso cinema, como o Vadinho de 'Dona Flor' e o Lorde Cigano líder da troupe de 'Bye Bye Brazil')

8.  Mickey Rooney - O Corcel Negro (06/04 - 93 anos - causas naturais. outro supersatro juvenil da década de 1930, Rooney teve uma carreira vencedora e prolífica, com mais de 300 créditos. foi indicado quatro vezes ao Oscar, a última vez como o treinador do belo 'Corcel Negro'. de 'Bonequinha de Luxo' aos Muppets, do excelente telefilme 'Bill', que lhe rendeu um Emmy e um Golden Globe até o clássico 'A Comédia Humana', Mickey é a história do cinema americano personificada)

9.  Bob Hoskins - Uma Cilada para Roger Rabbit (29/04 - 71 anos - pneumonia. o gordinho inglês fez mais de cem filmes, especialmente comédias. foi indicado ao Oscar pelo excelente 'Mona Lisa' e tornou-se conhecido como o detetive humano do blockbuster 'Roger Rabbit' de Robert Zemeckis)

10.  Eli Walach - Três Homens em Conflito (24/06 - 98 anos - causas naturais. em sua longa carreira, Eli esteve em mais de 160 filmes, muitos deles de guerra ou faroestes, como o clássico de Sergio Leone, em que interpretava o bandido "feio" e dividia a tela com Clint Eastwood, o "bom" e Lee Van Cleef, o "mau") 


Menções Importantes: Ruby Dee (O Gangster), James Rebhorn (Perfume de Mulher), Martha Hyer (Sabrina), Ann B.Davis (A Família Sol-Lá-Si-Dó), Jair Rodrigues (O Supernada) Ralph Waite (Os Waltons), Sid Caesar (Deu a Louca no Mundo),...


Veja ainda as listas de memória de: "2º Semestre de 2013", "1º Semestre de 2013", "2º Semestre de 2012", "1º Semestre de 2012", "2º Semestre de 2011", "1º Semestre de 2011", "2º Semestre de 2010", "1º Semestre de 2010", "2009 - Parte 1" e "2009 - Parte 2".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!