segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2012


Mais uma vez, o 'Listas de 10' homenageia os atores que se foram no último semestre.
Foram grandes as perdas, que incluem ainda o diretor Tony Scott, o escritor e roteirista Gore Vidal e os músicos Marvin Hamlish e Ravi Shankar.
Aqui estão alguns dos principais atores e atrizes que morreram entre 01/07/2012 e 31/12/2012.

1.  Ernest Borgnine - Marty (08/07 - 95 anos, falha renal. americano, filho de imigrantes italiano, Borgnine fez mais de 200 filmes, telefilmes e séries desde a década de 1950. ganhou dezenas de prêmios, entre eles o Oscar de melhor ator em 1956 pelo papel de deficiente mental em 'Marty')

2.  Celeste Holm - A Luz é para Todos (15/07, 95 anos, ataque cardíaco. destacada atriz de teatro, começou no cinema em 1946. pelo papel de uma jornalista de moda em seu terceiro filme, 'A Luz é para Todos', ganhou um Oscar de atriz coadjuvante, categoria pela qual seria indicada mais duas vezes, por 'Falam os Sinos' e 'A Malvada'. a partir daí dedicou-se à televisão em dezenas de série e telefilmes)

3.  Susanne Lothar - A Fita Branca (21/07, 51 anos, causa não revelada. a atriz alemã, frequente nos filmes de Michael Haneke, como 'O Castelo', 'Funny Games' e 'Professora de Piano', também esteve em filmes importantes como 'O Leitor'. os motivos de sua morte súbita não foram ainda divulgados. por 'A Fita Branca', ela ganhou o principal prêmio de interpretação da Alemanha) 

4.  Michael Clarke Duncan - À Espera de um Milagre (03/09 - 54 anos, ataque cardíaco. o grandalhão Michael sonhava em ser jogador de futebol americano, mas sua mãe não deixou, com medo que ele se machucasse. decidiu dedicar-se a atuação, mudando-se para Hollywood, onde alternava pequenos papéis com bicos de guarda-costas de celebridades. até conseguir o papel em 'A Espera de um Milagre', que lhe valeu uma indicação ao Oscar e a mais de uma dezena de prêmios)

5.  Johnny Lewis - Felon (26/09 - 28 anos, suicídio. jovem, belo e com uma carreira prestes a estourar, Johnny sucumbiu às drogas e, durante o que aparenta ter sido um surto psicótico, matou uma senhora de 81 anos e jogou-se do telhado em seguida. em sua curta carreira, fez dezenas de séries, com destaque para um dos papeis centrais de 'Sons of Anarchy' e filmes como The 'Runaways', 'Aliens vs Predador 2' e 'Na Trilha da Fama'. no ótimo 'Felon', interpreta um jovem detento) 

6.  Herbert Lom - Um Tiro no Escuro (27/09 - 95 anos, causas naturais. nascido em Praga, Lom começou sua carreira em filmes tchecos, mas logo mudou-se para Hollywood, onde atuou em papeis tão diversos como Napoleão Bonaparte, um trapezista e um mercenário romano em Spartacus. ficou famoso na década de 1960 como o inspetor Charles Dreyfus em nove filmes da série Pantera Cor de Rosa, começando com 'Um Tiro no Escuro')

7.  Sylvia Kristel - Emmanuelle (18/10 - 60 anos, câncer. a holandesa Kristel era uma modelo até ser escolhida pelo diretor francês Just Jaeckin para estrelar o pornô soft 'Emmanuelle' em 1970, que tornou-se um marco do cinema e rendeu várias continuações. por conta disso construiu uma carreira e seus mais de 50 personagens sempre tinham alguma conotação sexual)

8.  Larry Hagman - Segredos do Poder (25/11 - 81 anos, câncer na garganta. filho da famosa atriz Mary Martin, o texano Larry teve papeis em dezenas de filmes, como o governador anti-políticos do bom 'Segredos do Poder'. mas foi na televisão que se tornou lendário, especialmente com dois personagens: o major Anthony Nelson de 'Jeannie é um Gênio' e o vilão J.R.Ewing de 'Dallas')

9.  Telma Reston - Os Sete Gatinhos (20/12 - 73 anos, câncer. a goiana Reston era muito conhecida dos papeis que fez na televisão, como a dona Violante de 'Aquele Beijo'. mas foi uma atriz importante do nosso cinema, marcando presença em cerca de 40 filmes, entre eles 'Bar Esperança', 'Cabaret Mineiro', 'Quilombo', 'Lua de Cristal' e como a gorda de 'Os Sete Gatinhos')

10.  Charles Durning - A Melhor Casa Suspeita do Texas (24/12 - 89 anos, causas naturais. veterano da segunda guerra, ex-lutador profissional de boxe, instrutor de dança, Durning tornou-se um dos mais importantes coadjuvantes de Hollywood, participando de mais de 200 filmes e séries. esteve em filmes como 'Tootsie', 'Um Golpe de Mestre' e 'E aí Meu Irmão Cadê Você?', foi indicado duas vezes ao Oscar, por 'Sou ou Não Sou' de Mel Brooks e pela divertida comédia musical 'A Melhor Casa Suspeita do Texas', no papel do governador)



Menções importantes: Jack Klugman.(12 Homens e uma Sentença), Marcos Paulo (Faroeste Caboclo), Harry Carey Jr (Rastros de Ódio), Sage Stallonne (Rambo V), Lupe Ontiveros (Goonies), Alex Karras (Victor ou Victória?), Hebe Camargo (Quase no Céu), Russell Means (O Último dos Moicanos), Andy Griffith (Um Rosto na Multidão), Lance LeGault (Recrutas da Pesada), Chad Everett (Apertem os Cintos 2), Phyllis Thaxter (Superman, o Filme), Joel Barcellos (Beijo 2348/72), Regina Dourado (Espelho d'Água)...


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2012"

6 comentários:

  1. Voce é de longe o melhor critico, não sei se essa é a palavra certa pra te descrever, mas voce comenta os filmes sem nenhum ódio, ou uma tendencia de procurar erros pra causar polêmica, suas indicações são sensacionais, já entrei aqui várias vezes pra assistir algum filme que você indicou, e quando eu digo que você é o melhor que eu acho, é verdade mesmo, sem contar a quantidade de filmes inimaginaveis que voce ja assistiu não sei como você tem tempo, parabens mesmo, eu sei um pouco de bandas, mas seu conhecimento pra filmes é impressionante, na minha opinião é você, aí um abismo e outros críticos, não é pra fazer média é que eu gosto mesmo desse seu blog, um dia ainda vou pegar suas listas desde o começo e ir assistindo todos filmes que me interessarem desde o começo, parabens de novo e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo!
      Seu comentário me deixou envaidecido.
      Mas não me considero um crítico. Acho que sou um catalogador apenas.
      Já até tentei escrever críticas no formato convencional, mas talvez por minha falta de prática, levava muito tempo, tempo que não tenho.
      Sobre sua pergunta de como consigo ver tantos filmes, são três fatores: 1. a idade: há uns 30 anos que sou louco por filmes; 2. a opção: em vez de assistir novelas, BBBs e Faustão, eu sempre opto por ver um filme; 3. critério: depois de ver tantos filmes, já sei exatamente o que não quero ver e não me dou ao trabalho.
      Sobre não falar mal da maioria do filme, é mais simples. As listas costumam ter os melhores sobre determinados temas, fica fácil falar bem.
      Muito obrigado pelo comentário! Levantou minha moral.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Seus catalogos são sem sombra de dpuvida melhores que as mais enxutas citicas, parabens mesmo, a segunda opção não é muito sacrificio tambem, acho que ate olhar pra parede é melhor ahaha comecei tarde a começar a curtir filmes melhores, eu fui muito mais da musica quando era novo, eu tenho muita coisa pra ver ainda, ainda bem que voce fez esse site, parabens, o legal que voce me influenciou para começar a fazer esses pequenas resenhas pra bandas, como listas é bem legal esse estilo, vo começar no meu blog tambem haah novamente parabens, continue forte aí e paz.
      Abraço

      Excluir
  2. Que eles tenha descanso eterno,fizeram nossa alegrias de assisti muitos eles no cinema,pricipalmente o grande autor que sou seu fã Ernest Borgnine.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Na verdade o nome da atriz é Susanne Lothar!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!