quinta-feira, 17 de abril de 2014

10 Filmes Vencedores do Prêmio César


Inspirado pelo Oscar, o cinema francês criou em 1976 seu próprio prêmio, o César du Cinéma.
Desde então, é entregue anualmente numa cerimônia realizada em Paris, no Teatro do Châtelet.
Esse tipo de premiação ajuda a divulgar a cinematografia de um país e perpetuar sua memória.
Esta lista traz os últimos 10 vencedores do prêmio de melhor filme francês.

1.  Eu, Mamãe e os Meninos (2014. uma surpresa, esta adorável comédia do diretor estreante Guillaume Gallienne venceu o favorito "Azul é a Cor Mais Quente". conta a história de um rapaz delicado, que foi tratado desde pequeno pela mãe como o filho gay. um projeto pessoal com muita personalidade. prêmio merecido)

2.  Amor (2013. unanimidade nas premiações - ganhou o Oscar de filme estrangeiro e a Palma de Ouro em Cannes -, o filme de Michael Haneke é sombrio e angustiante e um show de interpretação de Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant. conta a história de um casal de idosos lidando com a falta de autonomia no final da vida. deixa um nó na garganta)

3.  O Artista (2012. o diretor Michel Hazanavicius apostou alto ao realizar um filme mudo e em preto e branco e faturou todos os prêmios do ano, incluindo 5 Oscars. conta a história de um astro de filmes mudos que vê sua carreira afunbdar com a chegada do som. divertido e diferente)

4.  Homens e Deuses (2011. baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de frades franceses num mosteiro na Argélia, que se vêem em meio a uma guerra civil que opõe o exército e grupos fundamentalistas islâmicos. dirigido por Xavier Beauvois, é um bom filme, embora pouco crítico)

5.  O Profeta (2010. numa cadeia, um jovem árabe, preso por conta de pequenos delitos, sobrevive e ascende na hierarquia carcerária, protegido pelo grupo corso, que domina o local. com o tempo ele recebe missões externas, começa a lucrar com elas e aumentar seus riscos. ótimo filme dirigido por Jacques Audiard)

6.  Séraphine (2009biografia da pintora Séraphine de Senlis, que era empregada doméstica até ser descoberta por um crítico alemão, pouco antes da primeira guerra. conta sua trajetória, do anonimato ao sucesso e à quase loucura. dirigido por Martin Provost, ganhou 7 Césars)

7.  O Segredo do Grão (2008. dirigido pelo tunisiano Abdellatif Kechiche, expõe a realidade dos imigrantes na França, da velha guarda, já conformada a nova geração, nascida na França. após perder o emprego, um velho estivador une a família para abrir um restaurante de cuscuz num navio. simbólico e inteligente, um grande filme a ser descoberto)

8.  Lady Chatterley (2007. versão do clássico erótico, do modernista inglês D.H.Lawrence. conta a história de uma mulher burguesa, esposa de um rico fazendeiro, que ficou paralítico após ser atingido numa batalha na primeira guerra, que se envolve com o rude guarda-armas da propriedade. dirigido por Pascale Ferran, é correto, mas longo demais)

9.  De Tanto Bater, Meu Coração Parou (2006um rapaz trabalha despejando invasores de prédios de Paris para que sejam vendidos a especuladores imobiliários. apesar do cotidiano violento, nutre o sonho de ser concertista de piano, como a falecida mãe. outro belo filme de Jacqus Audiard, vencedor de 8 Césars)

10.  A Esquiva (2005. outro ótimo filme de Abdellatif Kechiche, entra no cotidiano de adolescentes da periferia, a maioria descendente de imigrantes construindo tensões a partir de relações amorosas mal resolvidas, traça um paralelo com a trama da peça clássica de Pierre Marivaux, que é encenada na escola pelos jovens e fala do inescapável destino em que as pessoas acabam com os pares de sua mesma classe social)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!