As religiões de matriz africana vieram para o Brasil junto com os escravos, misturando as crenças originais ao catolicismo e até ao espiritismo, formando um sincretismo que é praticado por milhões de pessoas em todo país.
Vários foram os filmes que mencionaram a umbanda e o candomblé, muitas vezes mostrando o preconceito dos seguidores de religiões judaico-cristãs.
Esta lista traz 10 filmes que respeitam essas religiões.
1.O Jardim das Folhas Sagradas (O filme aborda a temática particular do candomblé e questiona a possibilidade de fugir do destino. A história gira em torno de Miguel que, após um drama pessoal, assume a administração de um terreiro)
2.Cafundó (João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas no século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho)
3.Preto Velho na Lagoinha (Documentário que acompanha os preparativos da celebração do Dia do Preto Velho, uma das mais importantes festas da Umbanda no Brasil. Os ritos são apresentados pelos membros da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, situada na Vila Nosso Senhor dos Passos, na Lagoinha, em Belo Horizonte, fundada em 1966 pelo Médium Joaquim Camilo e sua esposa, Maria das Dores Moura)
4.Besouro (O filme de estética belíssima, conta a história real do Besouro, apelido do capoeirista Manuel Henrique Pereira, que viveu até 1924. Um órfão que se transformou num dos grandes mestres da capoeira, disciplina criada por escravos africanos, que eram proibidos de utilizar armas ou mesmo professar sua religião, o candomblé)
5. Santo Forte (Documentário de 1999 de Eduado Coutinho. Mostra formas de apropriação das diversas religiões praticadas no Brasil, dos católicos aos umbandistas, dos evangélicos aos praticantes do candomblé. Para isso, investiga o cotidiano popular através das experiências de moradores de uma favela no Rio)
6.O Amuleto de Ogum (Clássico do Cinema Novo, dirigido por Nelson Pereira dos Santos. No sertão, Maria leva seu filho Gabriel a um centro de umbanda, a fim de buscar proteção. O rapaz ganha um amuleto, capaz de gerar grande cobiça)
7.Tenda dos Milagres (A Bahia do século 20 e a forte mistura de raças e religiões são temas da adaptação do romance homônimo de Jorge Amado. A narrativa conta a história de Pedro Archanjo, intelectual autodidata que contestou ideias racistas. Baseado na obra de Jorge Amado e dirigido por Nelson Pereira dos Santos)
8.Pierre Verger: Mensageiro Entre Dois Mundos (Documentário sobre a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Narrada e apresentada por Gilberto Gil, a produção foi dirigida por Lula Buarque de Hollanda e mostra como, após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger radicou-se em Salvador da Bahia em 1946. Foi onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin, na África, debruçando-se nas pesquisas sobre o candomblé)
9.Barravento (Numa aldeia de pescadores de xeréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. Firmino - Antônio Pitanga - é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza. Ao retornar ele sente atração por Cota, ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão, Naína, que, por sua vez, gosta de Aruã. Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido. O alvo termina sendo a própria aldeia, que passa a ser impedida de pescar. Um dos grandes filmes de Glauber Rocha, de 1962)
10.O Pagador de Promessas (Na década de 1960, Zé do Burro, um homem humilde, enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de Candomblé, que era carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso. Dirigido por Anselmo Duarte em 1962m, foi o primiero brasileiro a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro e o primeiro - e até aqui único - a ganhar a Palma de Ouro em Cannes)
Extra: Amarração do Amor (Bebel e Lucas só querem um casamento simples, mas as diferenças entre suas famílias faz tudo parecer difícil. Os pais de Lucas são mãe e pai de santo de um terreiro de umbanda, enquanto os pais de Bebel são de uma tradicional família judaica. Comédia de 2021, estrelada pelas ótimas Cacau Protásio e Berta Loran)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!