terça-feira, 6 de julho de 2010
10 Filmes da Nouvelle Vague
A "nova onda", lançada pelo cinema francês no final da década de 50, foi criada pelos jovens críticos da revista Cahiers du Cinéma, para tentar resgatar o cinema de autor.
Apesar da forte influência do neo-realismo italiano, tinha, como particularidades, um certo amoralismo nos roteiros e uma intransigência com a linearidade, procurando inovar com uma montagem inesperada e original.
Esta lista traz 10 filmes de alguns dos expoentes da nouvelle vague francesa.
1. Nas Garras do Vício (Claude Chabrol / 1958. depois de 12 anos, homem volta à sua vila natal, onde é um estranho. lá reencontra Serge, um amigo de infância, que tem problemas no casamento, em decorrência da bebida. o diretor foi o primeiro dos críticos da Cahiers a se aventurar na direção, lançando as bases do movimento)
2. Acossado (Jean-Luc Godard / 1959. Jean-Paul Belmondo rouba um carro em Marselha e vai em direção a Paris. no caminho mata um policial. em Paris, esconde-se na casa de uma estudante americana, enquanto comete alguns pequenos delitos. um herói amoral, num ótimo roteiro de François Truffaut)
3. Os Incompreendidos (François Truffaut / 1959. um garoto, com problemas em casa, começa a fugir da escola para ir ao cinema. repreendido, foge de casa e passa a cometer pequenos furtos para sobreviver. um dos grandes filmes da história do cinema)
4.Hiroshima, Meu Amor (Alan Resnais / 1959. uma atriz francesa está no Japão rodando um filme sobre a paz. lá ela tem um romance com um japonês, que reaviva suas lembranças da ocupação. primeiro filme de ficção do então famoso diretor de documentários, com roteiro de Margerite Duras)
5. Lola, a Flor Proibida (Jacques Demy / 1961. em Nantes, um rapaz conhece uma dançarina de cabaré, que é mãe solteira. enquanto ela sonha com a volta do pai da criança, que a abandonou, ele encontra nela um sentido para sua vida. primeiro e ótimo longa de Demy)
6. Jules e Jim, uma Mulher para Dois (François Truffaut / 1962. no começo do século 20, dois amigos, um francês sedutor e um alemão ingênuo apaixonam-se pela mesma garota. o francês se casa com ela, mas depois da primeira guerra eles se reencontram. uma visão ora amarga, ora terna sobre os relacionamentos. mais uma obra-prima)
7. Adeus, Philippinne (Jacques Rozier / 1962. um rapaz trabalha como estagiário numa televisão, mas sonha fazer cinema, enquanto espera ser convocado para o serviço militar. envolve-se com lindas garotas, cantam, dançam, viajam. um retrato alegre da juventude da época. um filme raro e agradável)
8. Cléo de 5 às 7 (Agnès Varda / 1962. duas horas na vida de uma cantora francesa, que recebeu seus exames, que podem confirmar que ela tem câncer e poderá morrer. enquanto vaga pelas ruas, sem coragem de abrir o envelope, conhece um soldado, que vai embarcar para guerra no dia seguinte)
9. O Desprezo (Jean-Luc Godard / 1963. um filme dentro de outro. um roteirista é contratado para escrever uma nova versão da "Odisséia" a ser dirigida por Fritz Lang - interpretado pelo próprio. em meio a isso, vive uma crise conjugal com a esposa - Brigitte Bardot. Godard utiliza a metalinguagem, numa obra que ajuda a definir suas diretrizes)
10. Minha Noite com Ela (Eric Rohmer / 1969. Jean-Louis Trintgnant é um católico fervoroso e moralista, que acredita ter achado seu par perfeito nas missas que frequenta. um dia encontra um amigo de infância que o leva para a casa de sua amante, uma mulher divorciada e liberal, que vai por à prova seus dogmas. um dos bons filmes de um dos críticos de primeira hora da Cahiers du Cienéma)
Veja também: "10 Filmes Franceses Recentes" e "10 Filmes de François Truffaut"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Agora iniciarei uma auto flagelação.
ResponderExcluirNunca vi nada da Nouvelle. Falta de concentração e capacidade.
Ainda não me vejo preparado para ver e entender o que foi isso na história cinematográfica. Mas com certeza, um dia conseguirei. Eu hei de conseguir!
Vitor,
ResponderExcluirA Nouvelle Vague é um movimento jovem, a maioria dos filmes é alegre, mas com aquela "encanação" francesa.
Os Incompreendidos, Acossado e Jules e Jim, por exemplo, são muito fáceis de assistir.
Tente e não vai se arrepender!
Obrigado pelo comentário!
Abs!!!
No canal"Futura"sempre passa filmes franceses. Eu já assisti"Jules e Jim" e "Os Incompreendidos" e achei dois filmes maravilhosos.Vou procurar ver os outros filmes da lista tb.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, ele é realmente muito bom!!!
Ótimos filmes!
ResponderExcluirSó uma pequena correção, apesar de Rohmer ser um dos expoentes da nouvelle vague, o filme "Minha noite com ela" já é de um período posterior ao da nouvelle vague