10 Filmes com Trilhas de Ennio Morricone
Aos 81 anos, completados no último dia 10/11, e com cerca de 500 (!!!) trilhas sonoras em seu currículo, o maestro Ennio Morricone é, para muitos, o maior compositor da história do cinema.
Suas trilhas, mais do que pontuar a ação, maximizam as emoções, sendo muitas vezes mais lembradas que os próprios filmes.
Colega de classe de Sergio Leone, fez com ele uma longa parceria e, juntos, inventaram o western spaghetti. Suas trilhas inventivas, utilizando instrumentos pouco ortodoxos, como sinos, gaitas, guitarras elétricas e até harpa judia, deram uma personalidade única aos filmes.
Ganhou um Oscar honorário em 2007 pelo conjunto da obra. E um detalhe curioso, quem traduziu seu discurso do italiano para o inglês foi Clint Eastwood, outro amigo de 40 anos.
Selecionei 10 Filmes onde suas trilhas se destacaram, em ordem cronológica.
Fechem os olhos, liguem o som e aproveitem a obra de um gênio.
1.
Três Homens em Conflito - Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo (1966 / Sergio Leone. três homens fazem de tudo para colocar as mãos em uma fortuna roubada.e escondida num cemitério. provavelmente a trilha mais clássica do gênero, lindíssima)
ouça:
2.
Era uma vez no Oeste (1968 / Sergio Leone. um fazendeiro com terras que se valorizariam muito, por estar à beira de uma futura ferrovia é assassinado por capangas - de Henry Fonda -, junto com seus filhos. o que ninguém sabia é que ele deixou viúva uma ex-prostituta - Claudia Cardinale -, que passa a ser dona do local, protegida por um pistoleiro - Charles Bronson - que tem contas a ajustar com o assassino. a trilha, "The Man With the Harmonica" famosa pela gaita nervosa tocada pelo personagem de Bronson, também é clássica)
ouça:
3.
Quando Explode a Vingança - Giù La Testa (1971 / Sergio Leone. Rod Steiger é um camponês mexicano rude e com alma de Robin Hood, que se une a um terrorista irlandês - James Coburn -, especialista em explosivos, para libertar prisioneiros políticos durante a revolução mexicana. uma das mais belas e elaboradas trilhas do mestre Morricone)
ouça:
4.
Meu Nome é Ninguém (1973 / Tonino Valerii. baseado num argumento de Sergio Leone, Terence Hill - aquele mesmo que faria a série Trinity com Bud Spencer - é um jovem e ambicioso pistoleiro, que tem como ídolo um velho pistoleiro - Henry Fonda - que só quer se aposentar. apenas para vê-lo em ação, prepara uma emboscada com os piores bandidos do oeste. uma comédia divertida e com uma das mais belas trilhas de Morricone, com destaque para o coro feminino)
ouça:
5.
Era uma Vez na América (1984 / Sergio Leone. último filme do diretor. dois amigos judeus crescem juntos nas ruas de New York cometendo pequenos delitos. com a lei seca a máfia judaica cresce e os dois tornam-se poderosos e inimigos. diz a lenda, que um erro nos formulários do Oscar impediu a trilha de participar da premiação, para a qual era considerada aposta certa. destaque para a flauta de pan)
ouça:
6.
A Missão (1986 / Rolland Joffé. no século 18, Robert DeNiro torna-se padre para se penitenciar por ter matado o próprio irmão num duelo. em companhia dos jesuítas espanhóis no sul do Brasil, envolve-se na luta para defender uma tribo indígena dos portugueses escravagistas. mais um caso onde a trilha é muito melhor que o filme)
ouça:
7.
Os Intocáveis (1987 / Brian DePalma. adaptação da série de TV, com um elenco estelar. na Chicago dos anos 30, um jovem agente idealista, Eliott Ness, reúne um pequeno grupo de policiais corajosos e incorruptíveis para enfrentar a gang de Al Capone. a trilha épica valoriza cada cena do ótimo diretor)
ouça:
8.
Cinema Paradiso (1988 / Giuseppe Tornatore. numa pequena vila da Sicilia, antes da chegada da televisão, um garoto fica fascinado pelas imagens do cinema local e trava amizade com o projecionista ranzinza, mas de enorme coração. minha trilha favorita de Morricone, me dá um nó na garganta só de ouvi-la)
ouça:
9.
Love Affair, Segredos do Coração (1994 / Glen Gordon Caron. refilmagem de Tarde Demais Para Esquecer, com o casal Warren Beatty e Annette Bening vivendo duas pessoas casadas, que se conhecem e se apaixonam durante uma viagem de avião e marcam de se encontrar no Empire State dali a seis meses. a trilha é bem melhor que o filme)
ouça:
10.
Malèna (2000 / Giuseppe Tornatore. em 1941, numa vila da Sicília, um grupo de garotos de 13 anos de idade, nutre uma profunda paixão pela linda viúva de um soldado - Monica Belucci -, que é motivo de inveja e intrigas das mulheres da aldeia. outra bela trilha indicada ao Oscar)
ouça:
Nota: Como esta é uma lista diferenciada, repeti alguns filmes de listas anteriores
Kill Bill também não tem uma trilha dele?
ResponderExcluirOi Montanari,
ResponderExcluirNa verdade Kill Bill tem uma canção da trilha de um faroeste de 1967, A Morte Anda a Cavalo. Kill Bill 2 e Bastardos Inglórios também utilizam outras trilhas conhecidas de Morricone, mas não foram compostas para os filmes do Tarantino.
A trilha original de Kill Bill foi composta pelo rapper RZA e a de Kill Bill 2, por Robert Rodriguez, o diretor texano...
Abs!!!
show é isso ai mesmo
Excluirfaltou lolita
ResponderExcluire o enigma do outro mundo?(the thing) da medo só de escutar
ResponderExcluirThe Ecstasy of Gold ???
ResponderExcluirTrês Homens em Conflito.
ExcluirFinalmente Tarantino acordou e resolveu fazer um filme com a trilha completa de Ennio Morricone. Apesar da grande maioria de suas trilhas já terem sido imortalizadas, Morricone não é Highlander. Vamos aguardar o filme e a trilha. Abraços.
ResponderExcluir