quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
11 Filmes Indicados ao Golden Globe 2012
Finalmente aconteceu... Uma lista que não pode ter apenas 10 filmes porque dela devem constar todos os indicados ao Golden Globe, como faço anualmente e, desta vez, os críticos indicaram 6 filmes na categoria Filme - Drama.
Esta é a lista dos 11 filmes indicados ao Golden Globe referente ai ano de 2011, a serem entregues em 15 de janeiro de 2012. Excepcionalmente são 6 filmes na categoria Drama e os 5 seguintes são da categoria Comédia ou Musical.
Até hoje assisti apenas seis deles, mas vou resumir os 11. Aproveite e dê seu palpite na enquete ao lado de qual será o vencedor em cada uma das categorias principais!
1. Os Descendentes (The Descendants - George Clooney é um rico advogado no Hawaii, mas um marido e pai distante até que esposa sofre um acidente de barco e entra em coma. ele é obrigado a se reaproximar das filhas e ainda consolar o jovem amante da esposa. dirigido por Alexander Payne, teve 5 indicações: filme, ator, diretor, roteiro e atriz coadjuvante - Shailene Woodley. estreia prevista: 27/01/12)
2. Histórias Cruzadas (The Help - no preconceituoso Mississipi da década de 1960, Emma Stone é uma aspirante a escritora que decide fazer um livro sobre a vida das empregadas domésticas, todas negras, de sua comunidade. teve 5 indicações: filme, atriz - Viola Davis -, trilha sonora e atrizes coadjuvantes - Octavia Spencer e Jessica Chastain. Obs: se a direção e o roteiro são convencionais e pouco inspirados, o grupo de atrizes é execepcional e vale pagar o ingresso duas vezes. estreia prevista: 03/02/12)
3. A Invenção de Hugo Cabret (Hugo - na Paris de 1930, um garoto órfão vive numa estação de trem, tentando descobrir como funciona a última invenção de seu pai, um autômato. primeira incursão de Martin Scorsese em filmes infantis e no 3D. teve 3 indicações: filme, diretor e trilha sonora. estreia prevista: 17/02/12)
4. Tudo Pelo Poder (The Ides of March - Ryan Gosling é o assessor de imprensa idealista de um candidato à presidência, que se vê envolvido numa rede de mentiras e intrigas durante a campanha. thriller político dirigido por George Clooney, teve 4 indicações: filme, ator, diretor e roteiro. Obs: um filme acima da média, que empolga e onde se destaca o talento de Gosling, dando credibilidade a um personagem improvável. estreia prevista: 23/12/11)
5. O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball - Brad Pitt é o gerente de um time de baseball que revolucionou o esporte em 2002, ao utilizar as estatísticas de jogo para atribuir funções aos seus jogadores e colocar o time com os menores salários da liga entre os melhores. teve 4 indicações: filme, ator, roteiro e ator coadjuvante - Jonah Hill. Obs: um filme sobre esporte, onde a ação está nos bastidores. ágil, inteligente, interessante. estreia prevista: 03/02/12)
6. Cavalo de Guerra (War Horse - o cavalo de um jovem é vendido para a cavalaria e enviado à primeira guerra mundial. o garoto, apesar de muito jovem, alista-se na esperança de reencontrar o amigo. dirigido por Steven Spielberg, teve 2 indicações: filme e trilha sonora. Obs: produção impecável em todos os aspectos, ação constante, atores simpáticos, cavalos lindos, mas com um roteiro cheio de lugares comuns. toda sequência é previsível, o que atrapalha o envolvimento do espectador. estreia prevista: 06/02/12)
7. The Artist (The Artist - na Hollywood de 1927, um ator de cinema mudo entra em decadência quando os filmes começam a ser falados, enquanto uma atriz começa a se destacar. um ousado filme francês mudo e em preto e branco, que conquistou as plateias. dirigido por Michel Hazanavicius, teve 6 indicações: filme, diretor, ator - Jean Dujardin -, roteiro, trilha sonora e atriz coadjuvante -Bérénice Bejo. sem data de estreia prevista)
8. Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids - Kristen Wiig é escolhida como dama de honra de sua melhor amiga e entra numa competição com a outra madrinha para controlar as festas de despedida e de casamento e provar ser mais amiga. teve 2 indicações: filme e atriz em comédia ou musical. Obs: o pior filme dentre os indicados. uma comédia longa, vazia e recheada de piadas grosseiras. haviam dezenas de comédias melhores para essa indicação. estreou em 23/09/11)
9. 50% (50/50. Joseph Gordon Levitt é um jovem que leva uma vida saudável, mas descobre ter câncer na espinha, com 50% de chances de sobrevivência. teve 2 indicações: filme e ator em comédia ou musical. Obs: o melhor do filme está no carisma do elenco, que além de Levitt, tem a presença de Anjelica Huston perfeita como sua mãe, Seth Rogen, o melhor amigo e Anna Kendrick, a terapeuta. sem data de estreia prevista)
10. Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris - um casal viaja com os pais da noiva para Paris, aonde se sobressaem suas diferenças, quando o noivo literalmente se envolve na história cultural da cidade. dirigido por Woody Allen, teve 4 indicações: filme e ator em comédia ou musical - Owen Wilson, diretor e roteiro. Obs: Woody reencontrou em Paris a alegria de desenvolver seus temas favoritos. O filme transpira amor à arte e à vida como poucos. Seu roteiro é inventivo, os diálogos divertidos, as referências cultas, mas ao mesmo tempo reconhecíveis, quase populares. estreou em 17/06/11)
11. Uma Semana com Marilyn (My Week With Marilyn - um funcionário de sir Laurence Olivier recebe a função de acompanhar a atriz Marilyn Monroe durante as tumultuadas filmagens de 'O Príncipe Encantado' na Inglaterra. teve 3 indicações: filme, atriz em comédia ou musical - Michelle Williams -, ator coadjuvante - Kenneth Branagh. estreia prevista: 24/02/12)
Veja ainda: "10 Filmes de Gus Van Sant"
Veja: a lista completa dos indicados no IMDb
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
10 Filmes de Gus Van Sant
O diretor americano Gus Greene Van Sant Junior, nasceu em Louisville em 24 de julho de 1952 em uma típica família de classe média.
Logo cedo interessou-se por pintura e filmagens de curtas em super-8. Fez faculdade de desenho em Rhode Island, onde foi colega de classe do músico David Byrne.
Depois de uma temporada na Europa, mudou-se para Los Angeles, foi trabalhar como diretor assistente e dirigiu seu primeiro filme, 'Alice in Hollywood', que nunca foi lançado.
Trabalhou numa agência de publicidade, onde conseguiu juntar 20 mil dólares para realizar seu longa, 'Mala Noche', de temática homossexual, que caracteriza boa parte de seu trabalho.
Van Sant alterna filmes pequenos e pessoais com grandes produções, mas em todos imprime tristeza e uma certa morbidez.
Foi indicado duas vezes ao Oscar de melhor diretor e ganhou a Palma de Ouro em Cannes por 'Elefante'. Esta lista destaca 10 de seus 14 longas.
1. Garotos de Programa (1991. River Phoenix é um garoto de programa sensível e narcoléptico, está em busca de quem cuide dele, por isso apaixona-se pelo colega que também se prostitui nas ruas de Portland, Keanu Reeves, rebelde e filho de um político rico, mas que se diz hetero e o trata como um irmão. juntos saem numa viagem em busca da mãe do primeiro. um filme triste e belo)
2. Elefante (2003. enquanto centenas de estudantes seguem seu cotidiano na escola, dois de seus colegas reúnem armas e muita munição, com as quais pretendem dizimar os colegas, sem demonstrar qualquer emoção. aqui o diretor utiliza longos planos sequência, que é uma de suas marcas registradas. um filme seco e poderoso, inspirado no massacre acontecido em Columbine e que valeu a Palma de Ouro em Cannes)
3. Milk, a Voz da Igualdade (2008. Sean Penn ganhou seu segundo Oscar na pele de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay a ser eleito nos EUA. um retrato fiel e emocionante do ativismo homossexual nos anos 1970. um grande filme)
4. Paranoid Park (2007. um skatista de 16 anos vai visitar uma pista proibida próxima aos trilhos de trem e acaba causando a morte acidental de um vigia. ele esconde o fato, mas as pistas acabam levando até ele. mais um ótimo filme sobre a adolescência americana, contado de maneira não linear)
5. Drugstore Cowboy (1989. primeiro longa lançado comercialmente do diretor, Matt Dillon é um viciado - e supersticioso - que leva a namorada e um casal de amigos a roubar farmácias pela costa oeste, para sustentar o vício por medicamentos controlados. bom filme, que já imprimia o estilo e os temas caros ao diretor)
6. Gênio Indomável (1997. Matt Damon é o faxineiro de uma universidade que tem seu talento para matemática descoberto e polido por um psiquiatra pouco ortodoxo - Robin Williams ganhador do Oscar. o roteiro edificante de Damon e Ben Affleck também levou o Oscar. um filme mais comercial de Van Sant)
7. Last Days (2005. biografia disfarçada dos últimos dias de vida de Kurt Cobain isolado numa casa de campo, compondo num cotidiano quase sonâmbulo. longos planos, imagens desfocadas, reflexos, nuvens, um dos mais interessantes e pessoais dos filmes de Van Sant)
8. Encontrando Forrester (2000. Sean Connery é um escritor recluso, que não escreve nada desde que ganhou o prêmio Pullitzer. ele conhece um jovem negro, apaixonado por literatura, a quem ajuda a tornar-se um escritor e que o ajuda a sair de seu isolamento. outro filme simpático e edificante)
9. Inquietos (2011. um garoto mal resolvido com a morte dos pais, frequenta funerais onde conhece uma bela garota, doente terminal. ele se aproxima dela para aprender a aceitar a morte, não a dela, mas a dos pais. um dos filmes mais mórbidos e cruéis do direto, que pode passar por um drama romântico para os mais desavisadosr)
10. Gerry (2002. um passeio descompromissado de dois amigos - Matt Damon e Casey Affleck, também co-roteiristas - num parque vira uma aventura desconfortável e angustiante, quando eles se veem perdidos sem água. filmado na Argentina e na Jordânia é uma obra para poucos, árido, difícil de assistir, mas é cinema de primeira)
Outros longas: Mala Noche (1986), Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993), Um Sonho Sem Limites (1995), Psicose (1998).
Veja ainda: "10 Filmes sobre Alpinistas e Escaladas"
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
10 Filmes sobre Muçulmanos
Os muçulmanos são os adeptos do islamismo, religião monoteísta que prega a submissão à deus, orientada através do texto do Corão, que seria literalmente a palavra divina.
O islamismo é a segunda maior religião do planeta, praticada por cerca de 23% da população mundial. Está principalmente concentrada no sul da Ásia, Oriente Médio e na África Subsaariana, mas está espalhada por todos os países.
As duas principais correntes do islamismo são os Sunitas e os Xiitas, que interpretam de maneiras mais ou menos literais os ensinamentos do profeta Maomé.
Apesar disso, no ocidente os muçulmanos são pouco conhecidos e compreendidos.
Esta lista procura trazer um pouco de luz sobre o assunto e mostrar que nossos costumes não são assim tão diferentes.
1. A Grande Viagem (um pai idoso e muçulmano obriga seu jovem filho, que não liga para religião, a levá-lo de carro do sul da França, onde vivem, até Meca na Arábia Saudita, onde todo bom muçulmano deve ir ao menos uma vez na vida. uma longa viagem, onde pai e filho acabam se conhecendo melhor. bonito e comovente)
2. Alcorão de Cor (todos os anos, mais de uma centena de crianças e adolescentes de 70 países, dirigem-se ao Cairo para participar de uma importante competição de recitação do Corão, da forma tradicional, perpetuando o som da sua poesia original. curioso notar que várias das crianças mostradas dedicam-se a decorar todo o texto, sem sequer compreender o árabe. bom documentário da HBO, de 2011)
3. Gabbeh (gabbeh é um tipo de tapete persa, de trama intrincada e composto de figuras que contam a história da tribo ou da região onde foi confeccionado. o filme conta, num formato de realismo fantástico, a história de uma moça, chamada Gabbeh, que foi impedida de casar-se com seu amado. dirigido por Mohsen Makhmalbaf, é uma -linda - metáfora sobre os costumes e a posição da mulher na sociedade muçulmana)
4. Maomé,o Mensageiro de Alah (bela produção hollywoodiana sobre a vida do profeta Mohammad, das visões do anjo Gabriel até a construção da primeira mesquita em Medina. estrelada por Anthony Quinn e Irene Papas, dirigida pelo sírio Moustapha Akkad, o filme é fiel e respeitoso a história original)
5. O Caçador de Pipas (a história de um rico garoto afegão, que é obrigado a fugir com seu pai quando os soviéticos ocupam o país. anos mais tarde, eles volta para ajudar seu melhor amigo, com o Afeganistão já sob o controle dos radicais talibãs, responsáveis por um recrudescimento da doutrina islâmica aos costumes medievais. baseado num best-seller de Khaled Hosseini, o filme do bom Mark Forster não teve o mesmo impacto do livro)
6. A Separação (um retrato da Teerã atual, através da história de um casal que se separa, pois a mulher quer imigrar e o marido quer ficar cuidando de seu pai doente. quando a mulher sai de casa, ele contrata uma cuidadora, com quem terá conflitos que passam pelo temor dela de estar cometendo pecado se tocar no velho, dúvida que ela sana através de aconselhamento via celular. muitos velhos costumes permanecem, mesmo no Irã moderno, mas não é assim tão diferente do Ocidente. ótimo filme de 2011, muito premiado)
7. Paradise Now (o ótimo filme palestino, desmistifica e humaniza um pouco a atuação dos homens bomba em ataques terroristas em Israel, mostrando sua ideologia política além do fanatismo religioso. indicado ao Oscar de filme estrangeiro)
8. Malcolm X (biografia do polêmico líder negro americano - Denzel Washington soberbo - que descobriu na prisão os ensinamentos do líder do grupo Nation of Islam e adere ao movimento, pregando o ódio à raça branca. após peregrinar a Meca, torna-se mulçumano sunita e revê suas ideias, contra seu próprio grupo. mais tarde acaba assassinado e reverenciado como um mártir muçulmano. dirigido por Spike Lee)
9. A Maçã (duas gêmeas são presas em casa por seu velho pai superprotetor, até os 12 anos de idade, mal tendo aprendido a falar. até os vizinhos fazerem um abaixo assinado para que elas fossem libertadas. segundo o pai, o Corão diz: "as meninas são como pétalas de flor que se desmancham em contato com o sol e os olhos dos homens são como o sol sobre elas". mas o verdadeiro motivo parece ser a mãe cega, que não quer que elas a deixem. fanatismo ou apenas egoísmo, uma bela estreia da jovem diretora Samira Makhmalbaf, então com apenas 18 anos)
10. Persépolis (a visão autobiográfica da diretora iraniana Marjane Satrapi, então uma menina de 9 anos, dos anos que precederam a revolução islâmica de 1979 no Irã, que colocou religiosos fundamentalistas e tiranos no poder, até sua mudança para a Europa, onde encontra um estilo de vida diferente do seu, até sua vida adulta. belo desenho em preto e branco, premiado em todo o mundo)
Veja ainda: "10 Filmes sobre Hippies"
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
10 Filmes sobre Cirurgia Plástica
O Brasil é um centro mundial da cirurgia plástica, mesmo assim ela só é acessível aos mais ricos.
Pode ser feita para regenerar a aparência de pessoas que sofrem acidentes, uniformizar detalhes com os padrões vigentes ou apenas para servir à vaidade de alguns.
No cinema, as plásticas muitas vezes servem como um elemento dramático na trama, gerando improváveis mudanças na face com intuito de disfarçar o personagem ou para inventar uma nova vida.
Aqui está uma lista com 10 filmes sobre cirurgia plástica.
1. A Pele que Habito (Antonio Banderas é um cirurgião plástico que utiliza sua clínica para realizar uma grande vingança. melhor não contar mais nada. mais um excelente filme de Pedro Almodóvar, que apesar do clima mais sombrio, tem vários elementos caros ao diretor)
2. A Outra Face (John Travolta é um agente do FBI que captura um terrorista psicopata - Nicolas Cage - e descobre que uma bomba vai explodir toda Los Angeles. mas o bandido entra em coma sem revelar detalhes do atentado. o agente então realiza uma cirurgia para trocar de face com o terrorista para infiltrar-se no seu grupo. enquanto isso, o bandido sai do coma e está com a face do policial. é um tanto absurdo, mas é um filme eletrizante de John Woo)
3. Time, o Amor Contra a Passagem do Tempo (um jovem casal, junto há dois anos está em crise, pois a garota acha que ele se cansou dela. então ela decide fazer uma cirurgia plástica radical, mudando sua aparência e desaparecer sem explicações. seis meses depois ela volta a procurá-lo, causando uma inesperada crise de identidade em ambos. bom filme sul-coreano)
4. Vanila Sky (Tom Cruise é um herdeiro mimado que tem o rosto desfigurado após um acidente de carro provocado por sua namorada numa crise de ciúmes. meses depois, nenhum cirurgião consegue restaurar sua aparência, até que após um porre, as coisas começam a mudar, seu rosto é reconstruído, mas a fronteira entre a realidade e a fantasia fica muito confusa. bom filme de Cameron Crowe, refilmagem de um suspense espanhol de Alejandro Amenábar)
5. Brazil (no filme retrô-futurista de Terry Gilliam, um dos melhores personagens é a mãe do protagonista, vivida por Katherine Helmond, vaidosa e adepta de sucessivas cirurgias plásticas que a esticam a ponto de deformá-la. o médico que a acompanha é o ótimo Jim Broadbent)
6. O Segredo de uma Promessa (representante dos dramalhões sobre o tema, conta a história de amor entre um rapaz de família rica e uma garota pobre, que querem se casar contra a vontade da mãe dele. depois de sofrerem um grave acidente, a moça fica deformada e, sem condições de bancar a cirurgia plástica, aceita não mais procurá-lo, mudar de nome e de rosto, em troca do dinheiro da operação. dirigido por Gilbert Cates)
7. Prisioneiro do Passado (Humphrey Bogart é um homem preso injustamente acusado de matar a esposa, que foge da cadeia de San Quentin e decide fazer uma plástica para mudar de rosto e circular livremente em busca do verdadeiro assassino. clássico noir de Delmer Daves, co-estrelado pela bela Lauren Bacall)
8. Doutores em Seios (conta a história real de dois médicos que na década de 1960 criam um implante de silicone para os seios, que a princípio é rechaçado, mas acaba virando moda e deixando ambos ricos, embora eles sigam caminhos opostos, um idealista e o outro atendendo celebridades e strippers. comédia irregular com David Schwimmer e Chris Cooper)
9. O Segundo Rosto (um banqueiro de meia idade tem uma vida confortável, mas está insatisfeito. ele contrata uma empresa para forjar sua morte e mudar totalmente sua aparência física, transformando-o num pintor de sucesso - Rock Hudson - vivendo em Malibu. mas os resultados serão surpreendentes. ótimo thriller de John Frankenheimer de 1966)
10. Um Rosto Sem Passado (Mickey Rourke é Johnny Handsome, um marginal assim chamado ironicamente por ter a face deformada. durante um assalto ele é traído por seus comparsas para que leve sozinho a culpa e acaba na prisão. lá conhece um cirurgião plástico - Forest Whitaker - que acredita que sua recuperação social passa por um novo rosto e uma nova identidade. bom filme, mas pouco conhecido, dirigido por Walter Hill)
Veja ainda: "10 Filmes sobre Alpinistas e Escaladas"
terça-feira, 8 de novembro de 2011
10 Filmes Hippies
Na década de 1960, o mundo vinha de sucessivas guerras e estava, então, dividido entre comunistas e capitalistas.
Mais uma vez os jovens norte-americanos viam-se em meio a uma guerra sem sentido, desta vez contra o longínquo Vietnam. Pelo mundo, a polarização esquerda/direita provocava contestação de jovens mais bem informados, devidamente reprimidos.
Nesse clima, surgia o movimento de contra-cultura, também conhecido por hippie ou beatnick, que pregava a paz e o amor.
Junto com eles surgiam as drogas sintéticas, que abriam as portas da percepção e deixavam as pessoas num estado de torpor e contemplação. Mais pacífico, impossível.
Esta lista traz 10 filmes do período ou sobre o período em que os hippies mudaram o mundo.
1. Hair (um caipira americano chega a Nova York, recrutado para a guerra, quando encontra um grupo de hippies, que o adotam e convertem. musical de grande sucesso lançado em 1979, quando o movimento e aguerra já nem existiam, mas mesmo assim, muito bom. dirigido por Milos Forman, tem canções inesquecíveis e uma alegria contagiante)
2. Zabriskie Point (uma jovem secretária idealista trabalha no deserto, para um empresário que constrói um condomínio conhece um estudante militante radical, em fuga num avião roubado. nessa paisagem, encontram outros jovens, que fazem amor nas areias e renegam o capitalismo. um filme de Michelangelo Antonioni com cenas geniais, como a lenta explosão da casa)
3. Viagem ao Mundo da Alucinação (o filme de 1967 faz uma apologia ao LSD. Peter Fonda é um diretor de comerciais, em crise, que procura um amigo auto-intitulado guru - Bruce Dern -, que o introduz ao mundo do ácido. suas viagens incluem muita luz estroboscópica, sexo, morte, flores, dançarinas, bruxas, câmera de torturas e até um duende. o roteiro de Jack Nicholson, que não atua e a direção é de Roger Corman)
4. Jesus Cristo Superstar (baseado num musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, o filme de 1973 traz Jesus como um hippie, em seus últimos dias, visto pelos olhos de Judas, misturando a Jerusalém do primeiro século com soldados e metralhadoras. controverso e vaguardista, o filme fez barulho)
5. Sem Destino (dois hippies - Dennis Hopper e Peter Fonda - atravessam o país, de Los Angeles a Nova Orleans, incorporando o espírito de liberdade e encarando o preconceito. clássico da contra-cultura e símbolo daquela geração, foi indicado aos Oscars de roteiro e ator coadjuvante - Jack Nicholson)
6. Across the Universe (um jovem inglês de Liverpool decide ir para os EUA em busca de seu pai. lá torna-se amigo de um estudante rebelde e apaixona-se por sua irmã, uma ativista envolvida com protestos contra a guerra do Vietnan, numa comunidade onde tem experiências psicodélicas. musical de Julie Taymor, baseado em belas canções dos Beatles)
7. O Abilolado Endoidou (quem endoidou foi o tradutor do título original "I Love You, Alice B. Toklas!". um advogado judeu careta, de casamento marcado com sua secretária, conhece uma garota hippie, que o faz repensar seus valores e ver a vida de uma maneira diferente, principalmente depois de experimentar seus bolinhos psicodélicos. comédia simpática com o grande Peter Sellers)
8. Wood e Stock, Sexo, Orégano e Rock'n'Roll (o filme começa em 1972, quando os heróis do cartunista Angeli - incluindo seus amigos Rê Bordosa, Lady Jane, Nanico e Meia-Oito - eram jovens hippies vivendo intensamente o 'flower power'. 30 anos depois, carecas e barrigudos, os dois têm dificuldades de se adaptar ao mundo moderno. bons personagens num desenho que poderia ser bem melhor)
9. The Doors (biografia da banda surgida nos anos 1960, comandada pelo genial vocalista e poeta Jim Morrison - Val Kilmer em seu melhor momento -, que viveu e embalou o auge do movimento de contra-cultura. o próprio nome do grupo faz referência ao uso de LSD pregado pelo guru Timothy Leary. um dos melhores filmes de Oliver Stone)
10. Aconteceu em Woodstock (um jovem designer de interiores de Nova York, empolgado com os primeiros movimentos gays, tem que voltar ao interior para ajudar no decadente hotel da família e acaba envolvido na organização do festival de Woodstock, o evento símbolo da geração hippie. bom filme de Ang Lee, com uma ótima recriação de época)
Veja ainda: "10 Meta Filmes"
Assinar:
Postagens (Atom)