O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, que ainda é incurável, mas pode ser tratada para que os sintomas sejam retardados.
O principal sintoma é a demência, a perda crescente de memória, de curto prazo até chegar à incomunicabilidade.
O cinema já explorou este tema muitas vezes, sempre com muita dramaticidade.
Selecionei 10 dos melhores filmes sobre Alzheimer.
1. A Moment to Remember (a primeira parte do filme é uma história de amor entre uma linda e simpática garota filha de um empreiteiro e um carpinteiro que trabalha para ele. ela é engraçada e esquecida, o que lhe dá até um charme, mas aos poucos se revela num caso de Alzheimer precoce, que vai destruir a vida deles. poucos filmes me emocionaram tanto quanto este coreano de Lee Jae-Han / John H.Lee, baseado num drama de TV japonês)
2. Longe Dela (Gordon Pinsent e Julie Christie são um casal que vive feliz junto há mais de 40 anos, quando ela começa a mostrar sinais da doença. relutante, ele a interna numa clínica, mas uma das regras é que ela não pode receber visitas por um mês. quando ele finalmente vai vê-la, ela não o reconhece e ainda se afeiçoou por outro paciente. lindo filme, indicado para os Oscars de atriz e roteiro)
3. Diário de uma Paixão (um idoso lê todos os dias num diário para uma mulher com alzheimer a história de amor entre uma jovem rica e um rapaz de família pobre que se conhecem e se apaixonam quando ela passa férias no sul antes da segunda guerra. as diferenças sociais os separam por anos até o reencontro quando ela está prestes a casar com outro. bonito sim, mas supervalorizado)
4. A Família Savage (dois irmãos - os ótimos Philip Seymour Hoffman e Laura Linney -, que trilharam caminhos diferentes, ficam sabendo que terão que lidar com a doença do pai, de quem sempre fugiram, que já está num estado avançado do Alzheimer. o bom roteiro da diretora Tamara Jenkins consegue lidar com ironia e até humor com um tema difícil)
5. Iris (a história de amor entre a escritora Iris Murdoch - Judy Dench e Kate Winslet ambas soberbas - e seu marido em duas épocas distintas, no frescor da juventude e na velhice, quando ela está com Alzheimer. bom filme)
6. O Filho da Noiva (Ricardo Darín é um pai separado, com um pai bem humorado de quem herdou seu restaurante. o único arrependimento do pai - Hector Altério - é não ter casado na igreja com sua esposa e decide fazer isso antes de morrer. o problema é que a noiva - Norma Aleandro - está com Alzheimer adiantado e a cerimônia tem que ser apressada. um dos melhores filmes do cinema argentino, com um elenco fenomenal e um direção delicada de Juan José Campanella)
7. Meu Pai, um Estranho (Gene Hackman é um jovem professor que sonha em casar e mudar para a Califórnia, quando às vésperas de seu casamento, sua mãe morre e ele é obrigado a cuidar de seu pai -Melvyn Douglas -, que está começando a desenvolver Alzheimer, já que sua irmã foi deserdada pelo pai por ter casado com um judeu. os dois atores e o roteiro foram indicados ao Oscar em 1971. vale a pena assistir)
8. O Caso Alzheimer (bom policial belga, sobre um assassino profissional - Jan DeCleir -, que é contratado para um último trabalho, já que percebe que os sintomas de Alzheimer estão se intensificando e pretende se aposentar. mas sua missão envolve poderosos e prostituição infantil, com a qual não pode compactuar. diferente e interessante)
9. A Song for Martin (um famoso compositor e uma violista se apaixonam durante uma turnê e separam-se de seus respectivos esposos, casam-se e passam a viver felizes juntos. cinco anos depois ele é diagnosticado com Alzheimer e seu comportamento começa a mudar. belo e pesado filme sueco, dirigido por Bille August)
10. Aurora Boreal (após a morte de seu pai, um rapaz de 25 anos - Joshua Jackson - vive pulando de emprego em emprego. o avô - Donald Sutherland - tem Alzheimer se desenvolvendo rapidamente e para ficar perto dele e da avó, ele consegue um subemprego na instituição onde eles estão)
Obs: Na lista originalmente publicada constava o filme "Amor e Outras Drogas", que na verdade trata sobre outra doença degenerativa, o Parkinson, que é diferente. Alertado pela leitora Rachel (ver comentários), substitui o filme.
Veja ainda: "10 Filmes sobre Amnésia" e "10 Filmes sobre Asilos".
Oi Armando, tudo bem??? Acompanho seu blog há algum tempo e simplesmente é maravilhoso, quero lhe parabenizar pela idéia e pelo trabalho!!!!
ResponderExcluirBem a lista é ótima e o assunto sempre muito sensível!!!
Mas tenho uma correção a fazer no filme Amor e Outras Drogas a personagem de Anne Hathaway tem Parkinson e não Alzheimer, fica então o toque!!!!!!
Abs,
Rachel
Puxa, Rachel!
ResponderExcluirVocê tem toda razão. E o pior é que de todos esses filmes, foi o último que vi.
Agora não sei se troco o filme ou coloco essa informação. Talvez seja melhor trocar o filme.
Obrigado por me alertar. Errei feio.
Abs!!!
Obrigada vc por esse excelente blog!!!!
ResponderExcluirAbs,
Rachel
Alzheimer e Parkisnson, realmente a gente se confunde com essas doenças
ResponderExcluirFabricio tanto um como o outro é ruim mas na minha opinião o Parkisnson é pior porque o portador tem consciência de tudo o que esta acontecendo com ele, inclusive com a rejeição e intolerância da família a falta de amor de solidariedade. Eu indico que assistam o filme ""Intocáveis" neste caso é muito importante a pesoa ter sua auto-estima elevada em todos os aspectos para que se sinta parte da sociedade e aceita. Eu tenho minha mãe com Parkisnson e a trato como uma pessoa normal que precisa de cuidados especiaias mas que tem total consciência que existe e é amada, que a vida é bela
Excluire vale a pena lutar por ela. A levo para passear em shopping em cafés até no cinema, teatro, faço ela participar de tudo, quando tenho oportunidade levo na Paria Grande e lá ela vai no Clube da terceira idade onde tem dança de salão os professores a pegam para dançar tudo bem é apenas alguns minutinhos que signicam muito pra ela ela é feliz e eu mais ainda por proporcionar isso a ela e continuar a ama-la muito mais cada dia.
Concordo minha mae e portadora e sofremos mas lutamos com todos os recursos . Agrademos a Deus sempre pelas boas reacoes que ela desenvolve com os tratamentos de estimulacao e medicamentos
ExcluirDeixo minha mensagem : nunca paremos de lutar. Deus e misericordioso!
Pois é, Fabrício,
ResponderExcluirTive que assistir mais um filme, pois eu só conhecia 9 sobre o tema, hehe.
Foi ótimo, vi o policial belga, que é bem legal.
Abs!!!
Cadê o Como se Fosse a Primeira Vez?
ResponderExcluirNo caso de Como se fosse a primeira vez não se trata de Alzheimer e sim te uma lesão sofrida por acidente. Alzheimer é uma demência.
ExcluirPela descrição do filme A Moment to Remember parece ser muito emocionante vlw
ResponderExcluirhttp://sexoeporno.blogspot.com/
Oi Natália,
ResponderExcluirProcure 'Como se Fosse a Primeira Vez' na lista de "10 filmes sobre Amnésia" (link no final do post), porque o que a personagem da Drew tinha era o que eles chamavam de "Síndrome de Goldfield", uma perda de memória recente originada num acidente de carro que ela sofreu. Portanto nada a ver com Alzheimer.
Obrigado por levantar a questão.
Abs!!!
"A Moment to Remember" sem duvida foi um filme que me emocionou mto,assisti a uns 2 anos,e cara,Gostei Mto *-*!
ResponderExcluirEsse "Longe Dela" deve ser triste :/
ResponderExcluirQue tema hein... Que tema!
ResponderExcluirEstão aí dois dos meus filmes prediletos: A Família Savage e Filho da Noiva. São duas preciosidades...
Iris também é de uma pureza...
Que beleza de lista...
El hijo de na nobia é uma das minhas comédias q mais gosto!
ResponderExcluirO filme Longe dela, é sensacional e mostra como esta doença atinge a todos que com ela têm de conviver.Foi de muita preciosidade eu e meus irmãos assisti-lo, para que entendessemos o que é esta doença.
ResponderExcluirMuito bom seu blog,o encontrei ,pesquisando filmes sobre Alzeimer para uma amiga.Excelente iniciativa. Abraços
ResponderExcluirLegal! Gosto muito da filme Iris pois ilustra bem a evolução da doença e a dificuldade que o marido tem para lidar com as limitações da esposa. Tem também o filme "Planeta dos Macacos: a origem". Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirObrigada por essa postagem. Irei fazer um seminário na universidade sobre o tema e será muito bom conhecê-lo um pouco melhor através desses filmes. Um abraço!
ResponderExcluirAriane Siqueira
Compromisso precioso é sobre Alzheimer, é uma história linda.
ResponderExcluirO marido mesmo após o esfriamento do casamento de anos, decide continuar a amar e cuidar da sua mulher que descobre estar com Alzheimer.
Um ótima lista, pretendo assistir todos os que ainda não vi, tenho profundo interesse em estudar o Mal de Alzheimer, sou estudante de psicologia e quero aprofundar mais em estudos, pesquisas.
ResponderExcluirEntão quero ver os filmes, é bom pra começar a entender um pouco sobre a doença mesmo que não seja tudo cientifico.
Abraços.
Quero parabenizar-lhes pela iniciativa, já estava procurando algo parecido quando me deparei com este Blog, muito bom.
ResponderExcluirMinha mãe tem Alzheimer há mais de 5 anos e eu cuido dela, por isso procuro tudo que conseguir sobre o assunto, para que possa me ajudar, pois aqui na minha cidade não tem nada para dar apoio a esse tipo de doença. Abraço!
Adorei. Este top ten é muito bom para formação na área de geriatria. Deu-me mais umas ideias de filmes a mostrar.
ResponderExcluirOi Paula!
ExcluirQue bom que foi útil para você.
Tem um outro post interessante sobre idosos, que é o de "10 Filmes sobre Asilos" (http://listasde10.blogspot.com/2013/07/10-filmes-sobre-asilos.html). Confira!
Abs!!!
Armando, vc viu " compromisso precioso" é um ótimo filme sobre o assunto, acho que encaixa no top 10.
ResponderExcluirOlá 100%familia!
ExcluirNão conheço esse filme não. Vou procurar.
Obrigado pela dica!
Abs!!!
Alguem sabe o nome do filme da 3 imagem? la em cima?
ResponderExcluirSr. e uma Sra. Sentados Com um livro na mao
Abner,
ExcluirTrata-se do número 3 da lista, ' Diário de uma Paixão'.
Todas as fotos são relacionadas às listas...
Abs!!!
Minha mãe me reconmendou ver alguns desses filmes, porque vou ter um trabalho chato na escola e bla bla e bla e me lembrei que já assisti o ''diário de uma paixão''
ResponderExcluirProcurando filmes sobre DA me deparei com esse post e estou encantada. Já separei os nomes dos filmes que ainda não assisti e gostaria de pedir permissão pra citar esse blog (esta postagem mais especificamente) no meu blog, pois cuido da minha vó que tem Alzheimer e meu blog me serve de "querido diário", inclusive nos meus desesperos com a doença.
ResponderExcluirGrata.
Madonna Macedo.
Olá Madonna,
ExcluirPode republicar este post no seu blog sim. Tem a minha permissão.
Só peço a gentileza de você citar a fonte e colocar o link para o Listas de 10.
Abs!!!
Olá Armando sou leitor assíduo do seu blog mas é a primeira vez que comento. Nesta lista não se encaixa o filme Meu pai uma lição de vida? Parabens por seu trabalho. Abraços.
ResponderExcluirMuito informativo, mas a resalva que faço é que todos eles retratam um alzheimer romantico e bem humorado e a sociedade que vive o problema precisaria de um filme que mostrasse a realidade pura e verdadeira e que ajudasse as pessoas a se preocupar com esse mal. Como prostata e cancer de mama alzheimer deve ser descoberto no início e as pessoas quando busca ajuda, o estágio já é considerado intermediário. Cuido do meu pai em estágio avançado e sei hoje como poucos como é a progreção dessa doença e já consigo identificar o possível início e sempre sugerir a busca de um neurologista pra saber o que está acontecendo. É muito difício, a maioria das pessoas entende o alzheimer como uma doença que leva o esquecimento de coisas recentes, mas a coisa é mais profunda, o doente de alzaimer vai progressivamente tendo morte cerebral e aos pouco perdendo fala, capacidade de se alimentar, capacidade de se locomover, capacidade de defecar, transtornos como sindrome do panico, agressividade, etc... Acredito na capacidade humana e o maior desafio da medicina talvez seja conseguir tratamento para as piores doença ao meu ver, que vou enumerar de acordo com o grau: esclerose multipla, pakisnson, alzheimer e diabete. celgomes10@gmail.com
ResponderExcluirOlá Armando. Outro ótimo filme sobre Alzheimer é Para sempre Alice (Still Alice) com Julianne Moore e Alec Baldwin. Uma cena que me marcou foi a gravação da mensagem que a personagem principal faz a si mesma, instruindo a se suicidar. Outra coisa interessante é perceber a degeneração que a doença traz à personagem. Muito bom.
ResponderExcluir