sábado, 9 de abril de 2011
10 Filmes Argentinos Recentes
Uma das primeiras listas deste blog foi a de filmes argentinos, já era hora de atualizá-la com o que tem sido produzido nos últimos anos no país vizinho. Clique para ver a lista anterior.
O cinema da Argentina tem uma longa tradição, que começa no fim século 19, com os primeiros curtametragens. Curiosamente o primeiro filme feito no país, "La Bandera Argentina" de 1897, foi filmado pelo brasileiro Federico Figner.
A maior parte dos novos filmes argentinos costumam ser mais teatrais, mais contidos, em estúdios e ambientes fechados. As tramas costumam ser mais realistas, mais próximas do cotidiano. O que não é absolutamente um demérito, muito pelo contrário, trata-se de ótimo cinema.
Esta lista traz 10 filmes lançados entre 2008 e 2010, com dez diferentes diretores e todos eles nascidos na Argentina.
1. O Segredo dos Seus Olhos (2009 - Juan José Campanella. em 1999, um funcionário do tribunal de justiça recém-aposentado - o excelente Ricardo Darín -, resolve escrever um livro sobre um crime que ajudou a investigar 25 anos antes. ao começar a pesquisa descobre que os desdobramentos ainda não haviam acabado. um filme policial com amor, humor, política, surpresas e muita emoção, que levou um merecido Oscar de melhor filme. o ótimo diretor, não por coincidência, dirigiu diversas séries americanas importantes)
2. Dois Irmãos (2010 - Daniel Burman. um filme cômico e dramático sobre a relação entre dois irmãos de meia idade. ele, reservado, dedicou os últimos anos a cuidar da mãe e ela a fazer trambiques imobiliários e viver além de suas possibilidades. com a morte da mãe, ela o manda para uma cidadezinha uruguaia para vender o apartamento de Buenos Aires e sanar suas dívidas. os atores Antonio Gasalla e Graciela Borges estão ótimos)
3. Abutres (2010 - Pablo Trapero. Ricardo Darín é um abutre, um advogado que persegue vítimas de acidentes de trânsito para receber por eles seguros e indenizações, ficando com a maior parte. ele acaba se apaixonando por uma médica plantonista, que pode ou não fazê-lo repensar seus valores. excelente filme)
4. O Homem ao Lado (2010 - Mariano Cohn e Gastón Duprat. um arquiteto premiado e esnobe mora com mulher e filha na casa Curutchet em La Plata, única projetada por Le Corbusier na América. sua paz se acaba quando o vizinho grosseirão da casa de trás resolve abrir uma janela que dá direto para o interior da sua. um filme sobre o preconceito e as dificuldades de conviver com diferenças culturais e sociais. brilhante)
5. Sem Retorno (2010 - Miguel Cohan. um homem atropela uma bicicleta e sai brigando com o ciclista irresponsável, minutos depois um jovem de classe média voltando de uma festa atropela o mesmo ciclista e foge. o rapaz é acobertado pela família, o primeiro motorista leva a culpa. um filme sobre caráter ou a falta dele. mais um pequeno e ótimo filme)
6. A Mulher Sem Cabeça (2008 - Lucrécia Martel. uma mulher atropela alguma coisa numa estradinha e não para o carro para ver. a partir daí ela fica algo catatônica, presa a uma culpa que ela nem sabe se tem. simples, cheio de simbolismos e ótimo)
7. Questão de Princípios (2009 - Rodrigo Grande. um velho funcionário tem que encarar um novo chefe, jovem e arrogante, com quem entra em conflito por conta de uma antiga revista que ele possui exatamente o número que falta à coleção do chefe, mas ele não admite negociar por preço algum. presença luminosa de Norma Aleandro como a esposa. um filme sobre o conflito entre gerações e, mais do que isso, sobre ética)
8. A Culpa é Sua (2010 - Anahi Berneri. outro filme exemplar do cinema argentino. mais cotidiano impossível. uma mulher - a ótima Érica Rivas -, mãe de dois meninos hiperativos, trabalha em casa enquanto cuida das crianças de uma maneira quase automática. um dos garotos sofre um pequeno acidente e ela o leva para o hospital. o médico acaba desconfiando de maus tratos e aciona a polícia. se você pensa em ter filhos, veja este filme e pense melhor!)
9. O Olhar Invisível (2010 - Diego Lerman. uma jovem é bedel de um rígido colégio portenho em 1980, que parece ser uma ilha, alheia ao movimento das ruas nos dias finais da ditadura militar. aos 23 anos, recatada e recalcada, ela se interessa por um dos garotos da escola e, por sua vez, desperta o interesse no chefe dos bedéis, um típico facistóide. como a maioria dos filmes argentinos, fala sobre muito mais do que mostra)
10. Igualzinha a Mim (2010 - Diego Kaplan. mesmo num alívio cômico, numa comédia de costumes, o cinema argentino consegue tratar de assuntos relevantes. um adultescente de 41 anos, vive nas baladas saindo com garotas de 20 anos em média e não quer saber de compromissos. até que um dia se depara com uma filha de 23 anos que não imaginava existir e ainda por cima grávida do seu... neto. divertido)
Menções honrosas: "Leonera" de 2008 que só não está na lista porque já havia outro filme do diretor Pablo Trapero e "O Mural" de 2010, que conta a história da criação de um mural do pintor mexicano David Siqueiros na casa do mais influente editor da época.
Veja ainda: "10 Filmes Argentinos", "10 Filmes com Ricardo Darín"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cadê Fred e Elsa e O Filho da Noiva...?
ResponderExcluirOps! é "Elsa e Fred" o nome correto!
ResponderExcluirOlá Rafael,
ResponderExcluirElsa y Fred é um filme simpático, mas é de 2005 e esta lista se propõe a destacar apenas filmes mais recentes, a partir de 2008.
Mas sua dica é ótima, vale uma olhada também neste filme.
Obrigado por comentar.
Abs!!!
Depois que vi Nove Rainhas me tornei um fã incondicional do cinema argentino. É uma pérola atrás da outra.
ResponderExcluirMinha primeira reassão ao ver á lista foi pensar que ela já existia;mas logo vi que essa é um "continuação" da outra lista de filmes argentinos.
ResponderExcluirIncrivel como nossos hermanos tem sido produtivos no cinema, mas no futebol o Brasil ainda dá um pal na Argentina!
meio cara de pal minha, mas ai vai um link de meu blog sobre cinema:
http://outrocertoolhar.blogspot.com/
Olá! Adoro filmes argentino, mas tenho dificuldades de comprar DVDs. Só consegui achar o famoso "O filho da noiva"....vc tem alguma dica de onde poderia comprar DVDs dos filmes argentinos? Vc já assistiu "O poder da Urucubaca"? É ótimo!
ResponderExcluirValeu!
Menos...o cinema argentino é bom só isso. O cinema brasileiro é melhor!
ResponderExcluirDepois de assistir, Um conto chinês, Carancho(Abutre), ambos com o ótimo Ricardo Darin e Nove Rainhas, fiquei aficionado as películas hermanas. Recomendo !!!
ResponderExcluirMEDIANERAS!!!
ResponderExcluirAdorei assistir Medianeiras....inspirador...
ResponderExcluirFalta Medianeiras nessa lista!!
ResponderExcluirOlá amigos,
ResponderExcluirEsta lista nunca vai ser recente o bastante, né?
Como já tem pouco mais de um ano, 'Medianeras' nem havia sido lançado. E depois disso ainda vi muitos filmes argentinos excelentes, como:
- Um Conto Chinês
- O Dedo
- Las Acacias
- Chuva
E vários outros menos recentes, mas que vim ver no último ano.
O cinema argentino é muito bom e muito produtivo.
Abs!!!
sabe onde baixar esses filmes?
ResponderExcluirCadê Medianeras meus caros? Cadê!
ResponderExcluirCon Armando:
ResponderExcluir.Medianeras
.Un Cuento Chino
.Eva y Lola (está excelente)
Buenísimo blog!!!!
Congratulaciones desde Buenos Aires!
Onde encontro estes filmes para baixar?
ResponderExcluiragoraja17@gmail.com
Obrigado
Eder
Alguns tu consegues no megafilmeshd.net > Nove Rainhas tô baixando de lá! O segredo dos seus olhos também! Ah, e falando em Darín, "Relatos Selvajes", excelente!
Excluireu não gostei do o segredo dos seus olhos,mas foi por culpa mim,eu já vi o filme sabendo que no filme teria uma reviravolta,eu fiquei o filme inteiro com as minhas expectativas lá em cima,no final do filme quando aparece a reviravolta,eu fiquei pensando era só isso,seria melhor eu não ter visto o filme,eu demorei 3 dias para ver o filme de tão chato que ele é,no final do filme eu me decepcionei
ResponderExcluir