terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Os 10 Melhores Filmes de 2018

Desde 2009, este blog escolhe os melhores do ano, mas refletem uma escolha pessoal do editor e obedece critérios subjetivos, por isso raramente surgirão duas listas iguais.
O critério aqui são os filmes não brasileiros (que terão lista própria) lançados no circuito comercial de cinemas no país no ano de 2018. 
Espero que as indicações desta lista ajudem a valorizar alguns filmes que podem ter passado despercebidos pelo grande público.

1. Visages, Villages
França 2017 - 89' - Direção e Roteiro:  Agnès Varda e JR
Aos 88 anos, Varda continua mostrando a mesma vitalidade e o mesmo olhar artístico que a tornou uma das expoentes da Nouvelle Vague.
Neste novo projeto, ela se une ao fotógrafo e muralista JR numa viagem pela França profunda para captar um pouco da alma dos vilarejos e seus habitantes.
Viajam dentro de uma van adaptada como estúdio fotográfico e impressora de imagens gigantes, que eles irão aplicar em velhos muros e prédios, dando vida a eles.
O impacto de se ver retratados nas paredes de sua comunidade varia de pessoa para pessoa, mas nunca provoca indiferença.
A colaboração entre dois artistas de gerações tão distintas funciona magicamente porque eles parecem ter a mesma sensibilidade de enxergar a arte onde quer que ela esteja.
Um documentário leve e delicioso, que merece ser visto.

2. Me Chame Pelo Seu Nome
Itália / França / Brasil / EUA 2017 - 132' - Direção:  Luca Guadagnino
Não por acaso, as histórias de amadurecimento tornaram-se uma constante no cinema. Afinal, o primeiro amor e a descoberta do sexo são dos momentos mais intensos da natureza humana.
A história aqui é menos importante do que a forma. O diretor Guadagnino aproveita a paisagem, cores e texturas do verão italiano para dar ritmo aos seus personagens. Tudo é parte do mesmo universo, que exala calor e sensualidade.
Chamalet é um ator instintivo, mas de grandes recursos. Nada escapa aos olhos do seu Elio, este é o seu verão, da sua transformação. Algumas vezes ele nos lembra que é apenas um adolescente, em outras ele domina a situação. 
A sequência final é sensacional - sem spoiler -, no frio do inverno, ele fixa o olhar do calor de um verão em que tudo mudou. Valeu a jornada.
Um filme pequeno, rico em sensações, como o cinema deveria ser.

3. Sem Amor
Rússia / França / Alemanha / Bélgica / EUA 2017 (127') - Direção: Andrey Zvyagintsev
Um casal está se divorciando e se preparam para suas novas vidas, ele com sua nova namorada grávida e ela com seu parceiro rico. Com tantas preocupações eles acabam não dando atenção ao filho, que acaba desaparecendo misteriosamente. 
Assustadoramente pessimista, uma obra que tira o ar do espectador e qualquer esperança na humanidade. Triste e trágico, mas muito bem construído.

4. Culpa
Dinamarca 2018 - 85' - Direção: Gustav Möller
Um policial está suspenso do trabalho nas ruas e é encarregado de receber ligações de emergência e apenas transmitir às delegacias responsáveis. A chamada de uma mulher desesperada, aparentemente sequestrada pelo ex-marido inicia uma corrida contra o relógio para evitar que uma tragédia aconteça. 
Um filme genial que, mesmo se passando em apenas duas salas, nos tira o fôlego tentando imaginar o que estaria acontecendo do outro lado da linha. Grande atuação de Jakob Cedergren e direção brilhante do estreante Möller.

5. Em Chamas
Coreia do Sul 2018 - 148' - Direção: Chang-dong Lee
Um rapaz que trabalha como entregador, rencontra uma antiga amiga de infância. A garota está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato enquanto está longe. Quando ela volta, vem na companhia de um jovem misterioso que conheceu na África. Forma-se aí um triângulo amoroso tenso e difuncional, com segredos que vão se revelando aos poucos.
Um thriller instigante, sensual, divertido e, principalmente inesperado. O velho e bom cinema coreano sempre presente nas listas.


6. Infiltrado na Klan
EUA 2018 - 135' - Direção: Spike Lee
Em 1978, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local, através de telefonemas, mas quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar.

Fazia tempo que Lee não mostrava seu talento, conseguindo extrair ritmo, tensão e comédia de sua agenda habitual. John David Washington, filho de Denzel, se destaca no papel central e uma atuação cheia de nuances.

7. Custódia
França 2017 - 93' - Direção: Xavier Legrand
Um casal se divorcia e, para garantir a proteção de seu filho do pai violento, a mãe pede a custódia exclusiva. O juiz, no entanto, acaba concedendo custódia compartilhada aos dois. Na batalha entre os pais, quem sofre as consequências será o filho.

Um drama sobre relacionamento, que acaba evoluindo para o horror da violência doméstica. Uma muito relevante nos dias atuais, dirigido e interpretado com segurança.

8. Em Pedaços
Alemanha / França 2017 - 106' - Direção: Fatih Akin
Após cumprir pena por tráfico de drogas, um imigrante turco leva uma vida tranquila com a esposa o filho pequeno em Berlin. Certo dia, ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão terrorista. A viúva começa então uma batalha pela punição dos culpados.

Um drama atual que é elevado graças à excepcional atuação de Diane Kruger.

9. Projeto Flórida
EUA 2017 - 111' - Direção: Sean Baker

Nas imediações do mundo de fantasia da Disney, a realidade das famílias que vivem nos "projects" (habitações sociais em moteis decadentes) choca pela precariedade dramática. As crianças são o foco central do filme, sobrevivendo sobre os entulhos de uma sociedade falida. Um filme corajoso, muito premiado, com destaque para a bela atuação de Willem Dafoe, quase um alterego do espectador, discreto e empático. Lindo.


10. Trama Fantasma
EUA / Reino Unido - 130' - Direção: Paul Thomas Anderson
Na década de 1950, um renomado estilista veste grandes nomes da realeza e da elite britânica. Sua inspiração vem das mulheres que constantemente entram e saem de sua vida, até que conhece sua musa, uma mulher forte e inteligente que vira o jogo e passa a dominá-lo.
Belíssimo estudo de personagens de Anderson, misterioso e fluido. Muito valorizado por Daniel Day Lewis, provavelmente o melhor ator em atividade.


Outros destaques:

  • Viva, a Vida é uma Festa (Coco)
  • 120 Batimentos por MInutos (120 Battements per Minute)
  • Os Iniciados (Inxeba)
  • O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give)
  • The Square: A Arte da Discórdia (The Square)
  • Minha Filha (Figlia Mia)
  • O Insulto (L'Insulte)
  • A Forma da Água (The Shape of Water)
  • Com Amor, Simon (Love, Simon)
  • Jogador Número Um (Ready Player One)
  • Buscando... (Searching)
  • Nos Vemos no Paraíso (Au Revoir, le Haut)
  • Ilha dos Cachorros (Isle of Dogs)
  • Nasce uma Estrela (A Star is Born)
  • Podres de Ricos (Crazy Rich Asians)
  • Pantera Negra (Black Panther)
  • De Volta (Go Home)
  • Conquistar, Amar e Viver Intensamente (Plaire, Aimer et Courir Vite)
  • O Terceiro Assassinato (Sandome no Satsujin)
  • Um Lugar Silencioso (A Quiet Place)
  • O Motorista de Táxi (Taeksi Woonjunsa) 
  • Marvin (Marvin)
  • Bohemian Rhapsody (Bohemian Rhapsody)
  • Hereditário (Hereditary)
  • Vingadores, a Guerra Infinita (Avengers: Infinity War)
  • Tully (Tully)
  • Lady Bird: A Hora de Voar (Lady Bird)






4 comentários:

  1. Ótima lista, alguns eu vi, mas a maioria ainda não assisti. Mesmo assim, eu senti falta de certos filmes como o Green Book, Hold the Dark e o Roma.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Catú!
    Nenhum dos três filmes estreou em circuito comercial de cinema em 2018, até por isso não podem estar na lista.
    No caso dos filmes lançados em streaming (Netflix e afins), ainda não sei como classificar, talvez faça uma lista específica, onde 'Roma' provavelmente estará em primeiro lugar.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okay, seria realmente interessante uma lista especifica para streaming. A Netflix lançou muita coisa interessante em 2018.

      Excluir
  3. Me chame pelo seu nome é muito chato,mais chato mesmo,eu tive que me esforçar muito para ver o filme todo,eu vi o filme em 3 dias diferentes de tão chato que o filme é,eu não aguentei ver num dia só

    eu não gostei do filme,porque ele não explica várias coisas,o final do filme é bem nada a ver,eu não recomendo a ninguém que veja,me chame pelo seu nome,o resto dos 10 filmes da lista,eu não vi,mas acho que me chame pelo seu nome deveria estar entre os piores filmes de 2018

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!