sexta-feira, 19 de julho de 2019

10 dos Melhores Filmes Originais Netflix


Fundada em 1997 como um serviço de entrega de DVDs pelo correio, a Netflix é hoje a maior gigante de streaming com cerca de 150 milhões de assinantes.
Para competir com os grandes que estão seguindo este mesmo caminho, começou a produzir filmes, documentários e séries próprias, em que pode manter a exclusividade.
Esta lista traz 10 dos melhores filmes produzidos pela Netflix até aqui (não inclui documentários e séries). Estejam a vontade para sugerir outros.

1. Roma
O premiado diretor Alfonso Cuáron faz em preto e branco um retrato da sociedade mexicana do início dos anos 1970, onde ele próprio e sua família estavam inseridos. Conta a história de uma empregada doméstica e da família a qual serve, separados pelos degraus quase de castas, mais claramente vigentes naquela época. O belíssimo filme foi indicado a 10 Oscars, dos quais levou de filme estrangeiro, diretor e roteiro, além do Leão de Ouro de Veneza e dezenas de outros prêmios.

2. Okja
O sul-coreano Bong Joon-Ho levou a Netflix pela primeira vez à mostra competitiva de Cannes, que ele mesmo viria a ganhar em 2019 por "Parasita". Okja fala de uma multinacional de carnes que cria um porco gigante, geneticamente modificado como a solução para produção de proteína animal para o mundo. O problema é que uma garota se afeiçoa a um desses animais e tenta resgatá-lo a caminho do abate. O que poderia ser apenas um filme de amizade entre criança e seu pet, se desdobra em muitas informações inesperadas e originais.

3. High Flying Bird
O mundo do basquete americano, da NBA, capturado num momento de lockout, onde os poderosos donos de times enfrenta uma guerra de bastidores com os jogadores e seus empresários. No estilo seco do ótimo Steven Soderbergh, André Holland se destaca com sua composição contida e enigmática do agente experiente, que usa de táticas da resistência negra para vencer os poderosos. Grande filme.

4. Beasts of No Nation
Lançado pela Netflix antes dos cinemas americanos, sem respeitar a tradicional janela de 90 dias, o filme acabou sendo boicotado pelas grandes redes exibidoras e, apesar disso, acabou sendo exibida no Festival de Veneza e foi indicado a dezenas de prêmios, incluindo ao Globo de Ouro de melhor ator para Idris Elba, um marco para os filmes lançados em streaming. O filme narra a história de um garoto africano, cuja aldeia é envolvida por guerrilheiros que recrutam crianças como ele para matar e morrer nas batalhas. Triste e realista.

5. Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi
Baseado no best-seller de Hillary Jordan, traça o cenário do Mississipi no pós-segunda guerra, quando dois soldados - um branco e outro negro - voltam para suas casas para lidar com o racismo e a readequação dos novos tempos que estão surgindo. Belo filme indicado a 4 Oscars, incluindo o de melhor atriz coadjuvante para a diva Mary J.Blige, à diretora Dee Rees, a primeira mulher negra indicada a melhor roteiro e a fotógrafa Rachel Morrison, a primeira negra indicada a melhor fotografia. Mais uma quebra de paradigma.

6. A Balada de Buster Scruggs
Levar os irmãos Joel e Ethan Coen, vencedores de 4 Oscars cada um, a fazer um filme para streaming foi outro grande marco. Esta comédia musical é deliciosa e composta por seis contos curtos sobre a violência no velho oeste. Mais 3 indicações ao Oscar, incluindo a canção "When a Cowboy Trades His Spurs for Wings".

7. Divinas
Vencedor da Camera d'Or em Cannes para a diretora estreante Houda Benyamina, conta a história de uma garota, moradora de uma comunidade árabe na periferia de Paris, que tenta subir na vida, através do tráfico de drogas, o que a colocará em grande perigo.

8. Nossas Noites
Parece que a estratégia da Netflix é ganhar credibilidade na carona de diretores e atores queridos e conceituados na indústria do cinema. Unir o casal real dos anos 70, Robert Redford e Jane Fonda, num singelo drama romântico sobre a terceira idade foi uma fórmula perfeita. Resultou num filme agradável e maduro, que se não foi unanimidade de crítica, agradou o público.

9. My Happy Family
Um surpreendente drama da Georgia sobre uma mulher de 52 anos que vive sob o mesmo teto com 3 gerações de sua família até o dia em que resolve sair de casa, deixando todos para trás, incluindo seu marido. Independente das particularidades da cultura, é fácil nos identificarmos com a protagonista e embracar com ela na aventura.

10. Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe
Destacado diretor do universo independente, Noah Baumbach recrutou um elenco estelar (Adam Sandler, Ben Stiller, Dustin Hoffman, Emma Thompson, Sigourney Weaver...) para contar a história de um escultor famoso e vaidoso, que está prestes a ser homenageado numa grande retrospectiva, mas adoece e acaba juntando seus filhos e sua família para ajudá-lo e lidar os conflitos adormecidos. Uma comédia amarga e relevante.

11. Primeiro, Mataram o Meu Pai 
12. O Mundo é Seu
13. Amizades Improváveis
14. Já Não Me Sinto em Casa Nesse Mundo
15. Cam
16. Mais uma Chance
17. O Outro Lado do Vento
18. I Am Mother
19. A Mala e os Errantes (Tramps)
20. Aniquilação





Veja ainda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!