quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Os Melhores Filmes de 2021 - Madres Paralelas


Pedro Almodóvar é um cineasta que foi claramente refinando seu cinema. De um início nada sutil, onde fazia questão de provocar até chegar a este perfeito Madres Paralelas, foram erros e acertos, mas sempre evoluindo.

Madres Paralelas é tanto sobre maternidade quanto sobre paternidade. As histórias aparentemente desconexas, na verdade amarram o drama atual até as raízes da dissolução da figura paterna, brilhantemente simbolizado por um chocalho desenterrado.

Tudo começa pela ditadura franquista, época de violenta perseguição política, mas também de roubo de crianças, onde quase 30 mil bebês teriam sido separados de "mães inadequadas". 

Penelope Cruz é Janis, uma mulher independente e bem sucedida, que ao mesmo tempo que sente a urgência em ser mãe, tenta se reconectar às suas origens. Ela conhece um arqueólogo forense casado e engravida dele, já sabendo das barreiras para a construção de uma família. 

Na maternidade conhece uma garota que representa a nova geração dessa verdadeira maldição histórica, filha de pais ausentes, prestes parir mais um bebê sem a figura paterna.

Desnecessário incensar o estilo do diretor, suas cores e diálogos cortantes, bem como a atuação impecável de Cruz e de todo elenco de apoio. O ponto principal aqui é o roteiro sofisticado que parece explicar e exorcizar mais de 50 anos de dores.

Madres Paralelas é um filme necessário, que, através dos temas sensíveis em que toca, pode e deve ajudar a curar as feridas ainda abertas de toda uma sociedade.

 

Um comentário:

  1. Com certeza, convenceu-me a assistir. Bom ler textos bem escritos como este, tanto do ponto de vista do conteúdo quanto da forma.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!