quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Os Melhores Filmes de 2021 - Flee

Tradicionalmente usada para a fantasia, a animação aqui está a serviço da recriação documental das memórias fortes e traumáticas da fuga de um garoto e sua família do Afeganistão através da Rússia, até o destino final na Dinamarca, 20 anos mais tarde.

O documentário nasce da curiosidade do próprio diretor Jonas Poher Rasmussen, sobre o passado de seu companheiro, que conheceu como um refugiado, já adaptado à vida ocidental, mas que guardava as cicatrizes dessa dura travessia. 

Essa jornada acontece em paralelo ao amadurecimento do menino, descobrindo sua sexualidade, o que acabou por colocar ainda mais obstáculos em seu caminho. 

Para proteger sua identidade, o nome e aparência do imigrante foram alterados, mas sua história foi recriada minuciosamente, com um olhar empático, que imediatamente nos envolve e comove os corações mais duros.

Um filme que nos ajuda a perceber que as tragédias humanitárias podem entrar em nosso universo particular a qualquer momento e que estamos todos inescapavelmente interligados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!