domingo, 5 de março de 2023

Os 10 Protagonistas Indicados para o Oscar 2023

Cada um tem a sua opinião, eu adoraria saber a sua.

Esta lista traz os 10 indicados a Melhor Ator e Melhor Atriz deste ano. Em ordem alfabética, começando pelas mulheres.

1. Ana de Armas - Blonde

A atriz cubana de Blade Runner 2049 e Knives Out está perfeita na pele de Marilyn Monroe. O filme tem mais erros que acertos, mas a sua escolha para o papel central vale o sacrifício de assisti-lo.

2. Andrea Riseborough - To Leslie

Indicada surpresa, com uma campanha feita apenas nas redes sociais (o que quase a desclassificou) tem um típico personagem Oscar-bait, a alcoólatra que luta para recuperar sua dignidade. Mas se sai bem e é maior que o filme.

3. Cate Blanchett - Tár

Unanimidade entre críticos e espectadores, constrói um personagem difícil e nada óbvio com perfeição. Sabemos o que ela quer transparecer para os antagonistas e ao mesmo tempo sabemos o que ela está sentindo. É uma atriz encantada, merece seu terceiro Oscar, na sétima indicação.

4. Michelle Williams - Os Fabelmans

Não é o melhor personagem de Michelle e nem é tão destacada no belo filme de Spielberg. Caberia melhor numa indicação de coadjuvante. Um erro.

5. Michelle Yeoh - Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

A estrela malaia que conhecemos em O Tigre e o Dragão tem o melhor papel do ano. No multiverso retratado no filme, ela pode exercitar dezenas de personalidades distintas. E se sai muito bem em todas, com carisma e bom humor. Não é minha favorita, mas  não vou achar ruim se for a premiada.

6. Austin Butler - Elvis

O tipo de atuação que a Academia valoriza: O ator jovem que se joga no personagem obsessivamente. Austin é Elvis. E o filme foi um sucesso. Muito melhor que Rami Malek, por exemplo, que ganhou como Freddie Mercury. A competição este ano é pesada, mas ainda é o favorito.

7. Bill Nighy - Living

O remake do clássico filme de Kurosawa de 1952 foi bem transposto para o cenário britânico do pós-guerra, mas sua grande força está na atuação de Nighy. Com pouquíssimos trejeitos ele consegue ser uma presença tão poderosa e comovente que nos arrebata. Um ator de 74 anos que mostra o muito que sabe e merece muito esta indicação. 

8. Brendan Fraser - A Baleia

Outro clichê do Oscar, o ator de sucesso que submergiu em problemas pessoais e renasce num papel larger-than-life, literalmente. Sob quilos de maquiagem, o bom ator consegue passar emoção, o que é um ponto a favor, mas sua constante expressão de autopiedade me incomoda um pouco. É favorito pelos motivos errados.

9. Colin Farrell - Banshees de Inisherin

Deliciosa atuação de Colin, transmitindo uma sinceridade comovente ao seu personagem. É um ator maduro, com muitos recursos e merece o reconhecimento.

10. Paul Mescal - Aftersun

O mais jovem dos concorrentes, tem uma fragilidade natural que serve muito bem ao personagem. Difícil para o espectador ficar imune ao seu desespero. Provavelmente estamos vendo o nascimento de uma estrela. Mas não vai ganhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!