sexta-feira, 3 de março de 2023

Os 10 Filmes Indicados ao Oscar de Melhor Filme 2023


Os filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme em 2023 não apontam para um grande favorito destacado.

Nesta lista comento cada um deles, que estão em ordem alfabética. Usem os comentários para dar as suas opiniões sobre os indicados deste ano!

1. Avatar - O Caminho da Água

Continuação do revolucionário Avatar de 2010, se aprofunda em efeitos ainda mais impactantes. O filme tem uma beleza surpreendente ao criar um universo inteiramente novo e cenas submarinas inesquecíveis. A história é bastante simples, mas segura bem a longa duração. Indicado a 4 prêmios, deve levar o de Efeitos Visuais.

2. Banshees de Inisherin

Numa ilha isolada da Irlanda, a confortável rotina da pequena comunidade é quebrada quando um amigo resolve quebrar a amizade de anos com o outro. O humor insólito e incômodo criado pela situação se traduz numa obra original e terna, graças ao talento do elenco encabeçado por Colin Farrell e Brendan Gleeson. Indicado a 9 prêmios, grandes chances em Roteiro Original.

3. Elvis

Fragmentos da vida do rei do rock, focados na sua parceria com um excêntrico empresário. Muita luz, muita cor e muita música, com a marca registrada do diretor Baz Luhrmann. Destaque para a grande atuação de Austin Butler. Um filme empolgante, indicado a 8 prêmios. 

4. Entre Mulheres

Dirigido por Sarah Polley, o filme conta a história das mulheres de uma comunidade religiosa, que têm que decidir entre quebrar os laços com o patriarcado ou se sujeitar. É uma obra poderosa em si, mas com alguns problemas com os cenários fechados, que dão um senso de peça de teatro. Indicado a 2 prêmios, o roteiro adaptado do livro de Miriam Towes é o ponto alto.

5. Os Fabelmans

Inspirado na vida do próprio diretor, Steven Spielberg, é um hino de amor ao cinema, nos levando junto com as próprias descobertas e amadurecimento do protagonista. Indicado a 7 prêmios, por mim levaria todos, mas deve sair sem nenhum.

6. Nada de Novo No Front

Adaptado do livro clássico de Erich Maria Remarque, este filme alemão é o mais importante do ano, ao mostrar os horrores da primeira guerra pelos olhos de um jovem soldado alemão, forçado a amadurecer em meio aos enormes sofrimentos. A primeira versão de 1930 ganhou os Oscars de filme e direção. Surpreendeu com 9 indicações, raras para um filme em língua não inglesa. Todas muito merecidas. Vai ganhar o de Filme Internacional, no mínimo.

7. Tár

A história de uma regente de orquestra internacionalmente reconhecida, egocêntrica e arrogante, que vê seu mundo desmoronar em consequência apenas de seus erros. O filme é carregado pelo absurdo talento de Cate Blanchett, tem os 2/3 iniciais impecáveis, mas se apressa demais na resolução. Indicado a 6 prêmios, tem sua maior chance em Melhor Atriz.

8. Top Gun: Maverick

Tecnicamente deslumbrante, essa continuação do sucesso de 1986, marcou o renascimento das salas de cinema pós-pandemia, só por isso merece reconhecimento. O roteiro é raso, as atuações primárias, mas o som é incrível. Indicado a 6 prêmios, é favorito em Som e Canção.

9. Triângulo da Tristeza

Provocativo, pretensioso e muito divertido, o novo filme do sueco Ruben Östlund não é uma obra para todos os gostos. Dividido claramente em três atos, cada um com suas qualidades. Ótimo elenco, direção e edição espertas, é a boa surpresa do ano. Indicado a apenas 3 prêmios, só tem alguma chance em Roteiro Original.

10. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

O queridinho do ano. Explora com muito humor a ideia de multiversos na vida de uma família sino-americana, dona de uma lavanderia encrencada com a receita federal. Totalmente estruturada no nonsense, é uma obra ao mesmo tempo terna e divertida. Destaque para o ótimo elenco com presenças afetivas de Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis. Indicado a 11 prêmios, pode até ser o grande vencedor. A ótima Michelle Yeoh tem levado vários prêmios e luta com Cate Blanchett pelo Oscar de Atriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!