quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

11 Filmes Indicados ao Golden Globe 2012



Finalmente aconteceu... Uma lista que não pode ter apenas 10 filmes porque dela devem constar todos os indicados ao Golden Globe, como faço anualmente e, desta vez, os críticos indicaram 6 filmes na categoria Filme - Drama.
Esta é a lista dos 11 filmes indicados ao Golden Globe referente ai ano de 2011, a serem entregues em 15 de janeiro de 2012. Excepcionalmente são 6 filmes na categoria Drama e os 5 seguintes são da categoria Comédia ou Musical.
Até hoje assisti apenas seis deles, mas vou resumir os 11. Aproveite e dê seu palpite na enquete ao lado de qual será o vencedor em cada uma das categorias principais!


1.  Os Descendentes (The Descendants - George Clooney é um rico advogado no Hawaii, mas um marido e pai distante até que esposa sofre um acidente de barco e entra em coma. ele é obrigado a se reaproximar das filhas e ainda consolar o jovem amante da esposa. dirigido por Alexander Payne, teve 5 indicações: filme, ator, diretor, roteiro e atriz coadjuvante - Shailene Woodley. estreia prevista: 27/01/12)


2.  Histórias Cruzadas (The Help - no preconceituoso Mississipi da década de 1960, Emma Stone é uma aspirante a escritora que decide fazer um livro sobre a vida das empregadas domésticas, todas negras, de sua comunidade. teve 5 indicações: filme, atriz - Viola Davis -, trilha sonora e  atrizes coadjuvantes - Octavia Spencer e Jessica Chastain. Obs: se a direção e o roteiro são convencionais e pouco inspirados, o grupo de atrizes é execepcional e vale pagar o ingresso duas vezes. estreia prevista: 03/02/12)


3.  A Invenção de Hugo Cabret (Hugo - na Paris de 1930, um garoto órfão vive numa estação de trem, tentando descobrir como funciona a última invenção de seu pai, um autômato. primeira incursão de Martin Scorsese em filmes infantis e no 3D. teve 3 indicações: filme, diretor e trilha sonora. estreia prevista: 17/02/12)


4.  Tudo Pelo Poder (The Ides of March - Ryan Gosling é o assessor de imprensa idealista de um candidato à presidência, que se vê envolvido numa rede de mentiras e intrigas durante a campanha. thriller político dirigido por George Clooney, teve 4 indicações: filme, ator, diretor e roteiro. Obs: um filme acima da média, que empolga e onde se destaca o talento de Gosling, dando credibilidade a um personagem improvável. estreia prevista: 23/12/11) 


5.  O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball - Brad Pitt é o gerente de um time de baseball que revolucionou o esporte em 2002, ao utilizar as estatísticas de jogo para atribuir funções aos seus jogadores e colocar o time com os menores salários da liga entre os melhores. teve 4 indicações: filme, ator, roteiro e ator coadjuvante - Jonah Hill. Obs: um filme sobre esporte, onde a ação está nos bastidores. ágil, inteligente, interessante. estreia prevista: 03/02/12)


6.  Cavalo de Guerra (War Horse - o cavalo de um jovem é vendido para a cavalaria e enviado à primeira guerra mundial. o garoto, apesar de muito jovem, alista-se na esperança de reencontrar o amigo. dirigido por Steven Spielberg, teve 2 indicações: filme e trilha sonora. Obs: produção impecável em todos os aspectos, ação constante, atores simpáticos, cavalos lindos, mas com um roteiro cheio de lugares comuns. toda sequência é previsível, o que atrapalha o envolvimento do espectador. estreia prevista: 06/02/12)


7.  The Artist (The Artist - na Hollywood de 1927, um ator de cinema mudo entra em decadência quando os filmes começam a ser falados, enquanto uma atriz começa a se destacar. um ousado filme francês mudo e em preto e branco, que conquistou as plateias. dirigido por Michel Hazanavicius, teve 6 indicações: filme, diretor, ator - Jean Dujardin -, roteiro, trilha sonora e atriz coadjuvante -Bérénice Bejo. sem data de estreia prevista)


8.  Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids - Kristen Wiig é escolhida como dama de honra de sua melhor amiga e entra numa competição com a outra madrinha para controlar as festas de despedida e de casamento e provar ser mais amiga. teve 2 indicações: filme e atriz em comédia ou musical. Obs: o pior filme dentre os indicados. uma comédia longa, vazia e recheada de piadas grosseiras. haviam dezenas de comédias melhores para essa indicação. estreou em 23/09/11)


9.  50% (50/50. Joseph Gordon Levitt é um jovem que leva uma vida saudável, mas descobre ter câncer na espinha, com 50% de chances de sobrevivência. teve 2 indicações: filme e ator em comédia ou musical. Obs: o melhor do filme está no carisma do elenco, que além de Levitt, tem a presença de Anjelica Huston perfeita como sua mãe, Seth Rogen, o melhor amigo e Anna Kendrick, a terapeuta. sem data de estreia prevista)


10.  Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris - um casal viaja com os pais da noiva para Paris, aonde se sobressaem suas diferenças, quando o noivo literalmente se envolve na história cultural da cidade. dirigido por Woody Allen, teve 4 indicações: filme e ator em comédia ou musical - Owen Wilson, diretor e roteiro. Obs: Woody reencontrou em Paris a alegria de desenvolver seus temas favoritos. O filme transpira amor à arte e à vida como poucos. Seu roteiro é inventivo, os diálogos divertidos, as referências cultas, mas ao mesmo tempo reconhecíveis, quase populares. estreou em 17/06/11)


11.  Uma Semana com Marilyn (My Week With Marilyn - um funcionário de sir Laurence Olivier recebe a função de acompanhar a atriz Marilyn Monroe durante as tumultuadas filmagens de 'O Príncipe Encantado' na Inglaterra. teve 3 indicações: filme, atriz em comédia ou musical - Michelle Williams -, ator coadjuvante - Kenneth Branagh. estreia prevista: 24/02/12)


Veja ainda: "10 Filmes de Gus Van Sant"
Veja: a lista completa dos indicados no IMDb





quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

10 Filmes de Gus Van Sant



O diretor americano Gus Greene Van Sant Junior, nasceu em Louisville em 24 de julho de 1952 em uma típica família de classe média.
Logo cedo interessou-se por pintura e filmagens de curtas em super-8. Fez faculdade de desenho em Rhode Island, onde foi colega de classe do músico David Byrne.
Depois de uma temporada na Europa, mudou-se para Los Angeles, foi trabalhar como diretor assistente e dirigiu seu primeiro filme, 'Alice in Hollywood', que nunca foi lançado.
Trabalhou numa agência de publicidade, onde conseguiu juntar 20 mil dólares para realizar seu longa, 'Mala Noche', de temática homossexual, que caracteriza boa parte de seu trabalho.
Van Sant alterna filmes pequenos e pessoais com grandes produções, mas em todos imprime tristeza e uma certa morbidez.
Foi indicado duas vezes ao Oscar de melhor diretor e ganhou a Palma de Ouro em Cannes por 'Elefante'. Esta lista destaca 10 de seus 14 longas.


1.  Garotos de Programa (1991. River Phoenix é um garoto de programa sensível e narcoléptico, está em busca de quem cuide dele, por isso apaixona-se pelo colega que também se prostitui nas ruas de Portland, Keanu Reeves, rebelde e filho de um político rico, mas que se diz hetero e o trata como um irmão. juntos saem numa viagem em busca da mãe do primeiro. um filme triste e belo)


2.  Elefante (2003. enquanto centenas de estudantes seguem seu cotidiano na escola, dois de seus colegas reúnem armas e muita munição, com as quais pretendem dizimar os colegas, sem demonstrar qualquer emoção. aqui o diretor utiliza longos planos sequência, que é uma de suas marcas registradas. um filme seco e poderoso, inspirado no massacre acontecido em Columbine e que valeu a Palma de Ouro em Cannes)


3.  Milk, a Voz da Igualdade (2008. Sean Penn ganhou seu segundo Oscar na pele de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay a ser eleito nos EUA. um retrato fiel e emocionante do ativismo homossexual nos anos 1970. um grande filme)


4.  Paranoid Park (2007. um skatista de 16 anos vai visitar uma pista proibida próxima aos trilhos de trem e acaba causando a morte acidental de um vigia. ele esconde o fato, mas as pistas acabam levando até ele. mais um ótimo filme sobre a adolescência americana, contado de maneira não linear)


5.  Drugstore Cowboy (1989. primeiro longa lançado comercialmente do diretor, Matt Dillon é um viciado - e supersticioso - que leva a namorada e um casal de amigos a roubar farmácias pela costa oeste, para sustentar o vício por medicamentos controlados. bom filme, que já imprimia o estilo e os temas caros ao diretor)


6.  Gênio Indomável (1997. Matt Damon é o faxineiro de uma universidade que tem seu talento para matemática descoberto e polido por um psiquiatra pouco ortodoxo - Robin Williams ganhador do Oscar. o roteiro edificante de Damon e Ben Affleck também levou o Oscar. um filme mais comercial de Van Sant)


7.  Last Days (2005. biografia disfarçada dos últimos dias de vida de Kurt Cobain isolado numa casa de campo, compondo num cotidiano quase sonâmbulo. longos planos, imagens desfocadas, reflexos, nuvens, um dos mais interessantes e pessoais dos filmes de Van Sant)


8.  Encontrando Forrester (2000. Sean Connery é um escritor recluso, que não escreve nada desde que ganhou o prêmio Pullitzer. ele conhece um jovem negro, apaixonado por literatura, a quem ajuda a tornar-se um escritor e que o ajuda a sair de seu isolamento. outro filme simpático e edificante)


9.  Inquietos (2011um garoto mal resolvido com a morte dos pais, frequenta funerais onde conhece uma bela garota, doente terminal. ele se aproxima dela para aprender a aceitar a morte, não a dela, mas a dos pais. um dos filmes mais mórbidos e cruéis do direto, que pode passar por um drama romântico para os mais desavisadosr)


10.  Gerry (2002um passeio descompromissado de dois amigos - Matt Damon e Casey Affleck, também co-roteiristas - num parque vira uma aventura desconfortável e angustiante, quando eles se veem perdidos sem água. filmado na Argentina e na Jordânia é uma obra para poucos, árido, difícil de assistir, mas é cinema de primeira)


 Outros longas: Mala Noche (1986), Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993), Um Sonho Sem Limites (1995), Psicose (1998).


Veja ainda: "10 Filmes sobre Alpinistas e Escaladas"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails