segunda-feira, 27 de setembro de 2010

10 Filmes em Língua Não-Inglesa de Maior Bilheteria


O maior mercado consumidor de cinema do mundo fala inglês, por isso todas as maiores bilheterias são de filmes falados em inglês.
Mas alguns filmes furam este bloqueio, tendo bons lucros em seus próprios países e no resto do planeta.
Esta lista traz os 10 filmes falados em línguas diferentes do inglês que atingiram os maiores faturamentos em todo o mundo.
(Todos os valores estão em dólares americanos)


1.  A Paixão de Cristo (aramaico/latim/hebreu - 611,899,420. a versão de Mel Gibson da vida de Jesus Cristo foi muito criticada por ser violenta e anti-semita. em busca de fidelidade, arriscou-se a produzir diálogos nas línguas faladas na época naquela região. um enorme sucesso)


2.  A Riviera Não é Aqui (francês - 243,470,856. divertida comédia francesa sobre um diretor de correio que tenta uma transferência para a bela Riviera para agradar a esposa, mas acaba mandado para uma fria e chuvosa cidadezinha do norte da França. sátira às diferenças regionais, que levou mais de 20 milhões de espectadores ao cinema em 2008)


3.  A Vida é Bela (italiano - 229,163,264. comovente drama sobre um pai de família enviado para um campo de concentração, onde tenta convencer o filho pequeno de que se trata de um jogo. ganhou 3 Oscars e uma montanha de dinheiro)


4.  O Tigre e o Dragão (mandarim - 213,525,736. primeiro grande sucesso do cinema chinês, dirigido com poesia por Ang Lee. conta a história de duas exímias lutadoras durante a dinastia Ching. deslumbrante, ganhador de 4 Oscars)


5.  Ponyo, uma Amizade que Veio do Mar (japonês - 200,946,732. uma peixinha dourada conhece um menino de 5 anos, que a leva para casa, onde vive com a mãe. a amizade entre eles faz com que a peixinha se torne humana para ficar perto do garoto. mais uma obra-prima da animação do mestre Hayao Miyazaki)


6.  Herói (mandarim - 177,394,432. na China pré-unificação, um homem conta a história de como derrotou os assassinos de um dos mais poderosos reis. grande sucesso do diretor Zhang Yimou, principalmente em função do seu astro Jet Li. ótimo filme)


7.  O Fabuloso Destino de Amélie Poulin (francês -  173,921,954. uma jovem garçonete do subúrbio de Paris, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com diversos itens pessoais e decide devolvê-los ao seu dono. um filme encantador de Jean-Pierre Jeunet, estrelado por Audrey Tatou)


8.  Asterix nos Jogos Olímpicos (francês - 132,999,811. por meio de um centurião, os heróis gauleses ficam sabendo da disputa quadrienal entre gregos e romanos e decidem participar da disputa. lançado na época da Olimpíada de 2008 em Pequim, fez uma bela carreira, mesmo sem ser um grande filme)


9.  Apocalypto (maia - 120,654,337. outro filme violentíssimo de Mel Gibson, desta vez passado na América pré-colombiana, durante o fim da civilização maia. um caçador é levado após uma violenta invasão para servir de sacrifício aos deuses, mas escapa para tentar salvar a família)


10.  Kung-fusão (cantonês/Mandarim - 101,004,669. bem, esse eu não assisti, mas vamos lá... na Xangai de 1940, um ladrão de segunda categoria sonha tornar-se membro de uma sofisticada gang, mas suas ações desastradas só lhe arrumam encrencas. comédia nonsense, com produção caprichada. entendendo as diferenças, dá para se divertir)


Veja também:"Os 10 Filmes de Maior Bilheteria da História Considerada a Inflação"

9 comentários:

  1. Bela lista, Armando!!Fiquei surpreso por não ter nenhum made in Bollywood. Gostei muito de "Herói" e "O tigre e o dragão".E convenhamos: polêmico ele é, mas sabe vender filme este tal de Gibson, né?Abç!!

    ResponderExcluir
  2. Kung Fusão é ótimo, apesar do título fraco. Só não pode esperar mais do que um filme de luta e comédia.

    ResponderExcluir
  3. Admiro muito a identidade que Mel Gibson quer dar aos filmes que dirige. A língua original dá uma veracidade incrível aos seus filmes.
    Desses, sou fã de 'A Vida é Bela', 'O Tigre e o Dragão' e de 'Ponyo' (que foi uma surpresa aparecer nessa lista e não 'A Viagem de Chihiro').

    Sempre me pergunto e ainda não consigo entender o tamanho do sucesso de 'Amèlie Poulain'. O filme tem um grande trunfo - a fotografia. Tatou é sem graça e o filme não é mais do que bom, mas respeito os que discordam... Ainda hei de rever e rever até achar o porque o acham tão Fabuloso.

    ResponderExcluir
  4. Vitor,
    Assista Amelie desarmado e deixe-se levar.
    É bom lembrar que a Tatou surgiu neste filme, ela e a personagem se confundem, por isso é perfeita.
    Concordo que os filmes do Gibson (mesmo Coração Valente) têm o grande mérito de buscar fidelidade, muito embora quando se trata de línguas mortas isso é um mero exercício de suposição. Em todo caso precisa ter peito para fazer os americanos lerem legendas e ainda assim dar lucros.
    Ponyo também foi uma surpresa para mim, mas números são números.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Finalmente achei um que concorda comigo sobre 'Amèlie Poulain' é apenas um bom filme e muitissimo superestimado.

    Fiquei surpreso com "Asterix" na lista.

    ResponderExcluir
  6. Kung-fusão é ruim, Amélie merecia mais, e não tem nenhum filme brasileiro que chegue perto disso ai? sei que na década de 60 só dava Brasil lá fora, mas nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  7. cara kung fusao eh melhor da lista eh perfeito o filme

    ResponderExcluir
  8. Kung Fusão é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Amigos,
    Finalmente vi Kung-Fusão neste final de semana.
    Tenho que reconhecer que, apesar do estranhamento inicial, acabei gostando do filme.
    O non-sense acaba divertindo e os efeitos são caprichados.
    Não é muito adequado ao nosso gosto ocidental, mas ruim não é.
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails