terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

10 Filmes com Elevador



Num mundo cada vez mais vertical, não é mais concebível viver sem os elevadores.
Mas uma caixa de metal fechada, pendurada por um cabo, subindo até alturas perigosas não é muito natural...
No cinema, o elevador foi parte importante de diversos filmes, ou às vezes o cenário principal, trazendo emoções como medo, terror, diversão, alegria ou só um frio na barriga.
Esta lista traz 10 filmes com eles, os claustrofóbicos elevadores.


1.  Sábado (num sábado, uma equipe de publicidade ocupa o saguão de um antigo prédio no centro de São Paulo para gravação de um comercial. quando o elevador quebra com a equipe e moradores dentro, eles são forçados a conviver com suas peculariedades e até com um defunto, devidamente escoltado por Otávio Augusto e Tom Zé. um dos melhores filmes do ótimo Ugo Giorgetti, engraçado e inteligente)


2.  Demônio (num moderno prédio comercial, um grupo de cinco desconhecidos fica preso num elevador por horas, com um detalhe, um deles é o demônio e vai levar os demais um a um. um terror assistível, com argumento de M.Night Shyamalan, que felizmente não dirigiu)


3.  A Fantástica Fábrica de Chocolate (o grande elevador de vidro da fábrica de Willy Wonka, o Wonkavator - é o mais cool do cinema. ele anda para todos as direções e leva seus passageiros por toda a fábrica e até para fora dela. na versão de Tim Burton a viagem é ainda mais divertida)


4.  A Profecia II (a morte do médico do garoto Demian no elevador é, ao menos para mim, a mais assustadora do cinema. os elevadores nunca mais foram os mesmos depois disso. esta continuação, com o filho do diabo já adolescente, é quase tão boa quanto o primeiro filme. de arrepiar)


5.  O Iluminado (no hotel mal assombrado, o filho do caseiro tem uma visão recorrente, de sangue jorrando do elevador do hotel em quantidade assustadora. a cena ficou tão forte, que virou teaser do ótimo filme de Stanley Kubrick)


6.  Positivamente Millie (uma garota sai do interior para a cidade grande na expectativa de arrumar um marido rico e vai morar num pensionato onde o elevador só funciona quando seus ocupantes sapateiam, o que gera cenas hilariantes. divertida comédia musical com Julie Andrews e Mary Tyler Moore, que depois foi transposta para a Broadway com enorme sucesso)


7.  Se Meu Apartamento Falasse (Jack Lemmon é um corretor de seguros que empresta seu apartamento para os chefes levarem suas amantes e assim subir na carreira. o problema é que ele acaba se apaixonando por uma delas, a ascensorista do prédio onde trabalha - Shirley MacLaine ótima. um dos melhores filmes de Billy Wilder, e isso não é pouco)


8.  Speed, Velocidade Máxima (melhor até que a interminável sequência do ônibus é o início eletrizante, onde o psicopata Dennis Hopper realiza um atentado num elevador a 40 andares de altura. ótimo thriller ed Jan DeBont)


9.  O Elevador Assassino (durante uma tempestade quatro pessoas ficam presas num elevador e quase morrem asfixiadas por uma fala no sitema de ar condicionado. a partir daí vários acidentes bizarros acontecem no mesmo elevador. terror holandês de 1983, que fez algum sucesso internacional, mas vale apenas como curiosidade)


10.  Inferno na Torre (um moderno prédio de 138 andares pega fogo durante sua inauguração e causa uma tragédia de grandes proporções. neste filme catástrofe aprendemos a jamais tomar um elevador em caso de incêndio)


Veja ainda: "10 Filmes Claustrofóbicos"

11 comentários:

  1. Faltou "O elevador da morte" com Naomi Watts. É muito bom o filme. E tem "Premonição 2" tbm. Mas tá legal a lista. :D

    ResponderExcluir
  2. Uma cena em elevador que me marca bastante é de "Encontros e Desencontros".
    Outro momento, de um filme memorável (ironia mode: on) é True Lies com o Governador Schwarzenegger, sobe até o terraço sobre um cavalo.

    Ah, de O Iluminado é antológica... E elevador combina muito com filme de terror, né...

    ResponderExcluir
  3. Fazendo coro ao já tradicional "ta faltando isso, ta faltando aquilo", incluiria o cult movie do diretor baiano Edgard Navarro, "SUPER OUTRO" e sua antologica sequencia no Elevador Lacerda.

    ResponderExcluir
  4. Tem dois do De Palma que podiam ter entrado: Vestida Para Matar e Os Intocáveis (a morte de Charles Martin Smith é chocante). Tem também a angustiante fuga em Aliens com o monstro chegando no elevador. Segundos que parecem horas.

    Se a lista fosse sobre poços de elevadores, certamente Duro de Matar 1, 2 e 4.0 tinham que estar.

    Os elevadores de Uma Cilada para Roger Rabitt e Homens de Preto também merecem uma citação.

    Boa lembrança da cena inicial de Velocidade Máxima

    ResponderExcluir
  5. A primeira cena que lembrei foi a de Vestida Para Matar saudades dos bons filmes do De Palma.

    Tbm gosto muito da cena de O Iluminado.Não gosto da versão do Tim para a Fantástica Fábrica na verdade não ando gostando muito dos filmes do Tim.

    ResponderExcluir
  6. Oi Amigos,
    Pelos comentários de vocês, notei que existem vários filmes sobre o tema que não lembrei quando estava elaborando.
    Ainda bem que tem vocês para comentar e lembrar.
    Quanto ao Tim Burton, Kelvelyn, também acho que passou o encanto, mas especificamente 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' é um que gosto.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Tem mais um grande clássico do cinema francês, com uma personagem presa num elvador: "Ascensor para o cadafalso" (1957), de Louis Malle.

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe me dizer que filme é esse? A única cena que eu lembro é do final, é como se o elevador tivesse lá em baixo sabe, mas várias pessoas estivessem tentando sair pela porta dele, sendo q elas tão no tubo sabe? Tipo na saída de emergência do elevador, aí uma pessoa pula e consegue pegar na mão do cara e sobe, já uma mulher n consegue e cai lá embaixo, aí mostra só os bombeiros abrindo a porta do elevador e a mulher morta em cima

    ResponderExcluir
  9. Não me lembro o nome de um filme, mas na história, um elevador apresenta um defeito, para entre dois andares e a pessoa entra no espaço entre os andares para um mundo totalmente diferente. Alguém sabe o nome deste filme?

    ResponderExcluir
  10. Uma vez vi um filme que uma pessoa sentava em uma cadeira e era conectada a um jogo, ela entrava no jogo pelo elevador e tinha que enfrentar um androide que destruía todo o complexo se o homem não destruísse o androide, filme top.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!