terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

10 Filmes com Máscaras



Desde o teatro grego, as máscaras dão um fascínio todo especial às artes.
Dos bailes de máscaras no carnaval de Veneza aos vilões mascarados, as máscaras alegram, intrigam e amedrontam.
Esta lista traz 10 filmes onde as máscaras têm importância na trama. Evitei colocar super-heróis, pois, como quase todos as usam, ficaria redundante.


1.  V de Vingança (numa Inglaterra que vive sob um regime tirânico, um homem vestido de capa e máscara, enfrenta o sistema utilizando táticas de guerrilha terrorista e é a única esperança de liberdade da população. “People should not be afraid of their governments. Governments should be afraid of their people.”. o filme tem uma narrativa um pouco anárquica, mas é ótimo)


2.  O Máskara (Jim Carrey é um pacato bancário, desajeitado e tímido. até o dia que encontra na beira de um rio uma máscara de Loki, um deus escandinavo. quando ele a coloca sobre o rosto, torna-se o seu oposto, um cara engraçado, com poderes sobrenaturais e sem nenhuma inibição. um filme divertido, veículo perfeito para o careteiro ator)


3.  O Fantasma da Ópera (a história de um violinista desfigurado, que habita e assombra os bastidores da Ópera de Paris e secretamente ajuda a carreira de uma bela soprano por quem se apaixona. foram muitas as versões da obra de Gaston Leroux, nesta de 1943, o fantasma é vivido por Claude Rains)


4.  Scaramouche (um panfleteiro rebelde, pouco antes da revolução francesa é perseguido à mando de Maria Antonieta e morto. seu melhor amigo escapa e se refugia numa companhia teatral, onde se esconde atrás de uma máscara de bufão, enquanto treina esgrima para vingar a morte do amigo. um clássico de capa e espada de George Sidney, estrelado por Stewart Granger)


5.  Pânico (de todas as máscaras de terror, a do grito é minha favorita. inspirada nos quadros de Edvard Munch em vez de máscaras de hockey. numa cidadezinha, jovens começam a receber telefonemas e têm que responder questões sobre filmes de terror. quem erra morre. bom filme do ótimo Wes Craven, que gerou infinitas continuações)


6.  O Homem da Máscara de Ferro (na França do século 17 o rei Luís XIV prende na masmorra e com seu rosto preso à uma máscara de ferro, seu irmão gêmeo - Leonardo DiCaprio na sua fase "vamos ganhar dinheiro" -, que ninguém sabia que existia, para não dividir o poder. os três mosqueteiros descobrem e resolvem resgatá-lo. aventura inspirada em livro de Alexandre Dumas, por sua vez livremente baseada num personagem real da época)


7.  A Máscara do Zorro (depois de passar 20 anos na prisão, o verdadeiro Zorro, don Diego de la Vega - Anthony Hopkins - foge e sai em busca de um substituto, quando encontra um talentoso ladrão - Antonio Banderas. o vingador mascarado é um dos mais icônicos da televisão e do cinema, atravessou gerações desde o cinema mudo)


8.  O Silêncio dos Inocentes (a máscara que o canibal Hannibal Lecter usa para, teoricamente, proteger as pessoas de serem atacadas por ele, é cruel e, ao mesmo tempo, ajudam a compor uma personagem assustadora. clássico, ganhador dos 5 principais Oscars de 1991)


9.  De Olhos Bem Fechados (um rico casal novaiorquino entra em crise após uma festa onde ela lhe confessa que sentiu-se atraída por outro. a partir daí o sexo torna-se uma obsessão e um pesadelo, culminando numa estranha e onírica reunião onde homens e mulheres usando apenas máscaras venezianas e capas praticam sexo entre si. último e um dos melhores filmes de Stanley Kubrick) 


10.  Nacho Libre (no México, os lutadores de lucha-libre utilizam curiosas máscaras para compor seus personagens. no filme, Jack Black é um frade e cozinheiro de um monastério pobre, que luta escondido, e mascarado, na tentativa de ganhar dinheiro para alimentar as crianças pobres. comédia boba, mas original)


Esta lista foi sugerida pela seguidora Helkem. Aproveite e sugira você também!
Veja ainda: "10 Filmes sobre Balões"

11 comentários:

  1. Bacana a lista juntou varios filmes bons.

    "O Silêncio..."é um dos meus filmes favoritos e o Lecter é um personagem muito foda um FDP mas muito foda.kkk

    Pânico é muito bom, uma brincadeira sobre todos aqueles clichês dos filmes de terror.

    ResponderExcluir
  2. Armando o que você acha de uma lista de filmes com personagem loucos ou que vão enlouquecendo?-nessa onda de Cisne Negro-

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelvelyn,
    Parece legal a sua ideia de lista... Tem 'O Iluminado' (de novo, deve ser a décima lista dele, hehe).
    Vou rascunhar e ver se consigo 10.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Armando, qdo vi o tema da lista o primeiro que me veio a mente foi "De olhos bem fechados".E claro que o primeiro lugar está honrosamente ocupado pelo ótimo "V".No entanto achei sensacional a sua menção à "Scaramouche".Vi este filme há muitos anos e não mais me esqueci dele.De fato é um destaque no gênero capa e espada.Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adoro V for Vendetta, quando vi o tema dessa vez já pensei que ele estivesse na lista, rs.. Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Fala Armando. Mais uma grande lista. Como disse o Gil, o tema me remeteu primeiramente à "De Olhos...". Mas todos estão ótimamente colocados. Não vi o "Scaramouche", mas ficou a dica...

    Em "Vanilla Sky" a máscara tem um grande papel e poderia estar aí na lista. Outras marcantes são "Uma Babá Quase Perfeita" e sem tanta importânca na história, mas ficou marcado: "Laranja Mecânica" e "Donnie Darko"...

    Os filmes de terror costumam ter mascarados assustadores...

    Ótima lista, grande Armando!

    ResponderExcluir
  7. Olá Armando.

    Minha reação quando vi a lista: "Ahhhhhhh, ele fez!!! Ele fez!!!!!!"
    Estava esperando ansiosamante por essa lista. Muito obrigada!

    Dos filmes que vc listou, meu preferido sem sombra de dúvidas é "V de vingança". Adorei vê-lo no topo.
    Também já vi "O Máskara", "Pânico", "O homem da máscara de ferro", "A máscara do Zorro" e "Silêncio dos inocentes", todos bons filmes.
    Apesar de adorar o livro "O fantasma da ópera", ainda não vi nenhuma das adaptações para o cinema.

    Já copiei sua lista na minha agenda e vou tentar encontrar os demais filmes para assisti-los o quanto antes. Fiquei particularmente interessada no "Scaramouche".

    Parabéns. Mais uma lista incrível.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Pânico tem infinitas continuações??? WTF???

    ResponderExcluir
  9. Oi Luccas,
    Infinitas... talvez tenha exagerado um pouquinho, rsss
    Na verdade são três filmes e o quarto a ser lançado em 2011, mas não acredito que tenham parado por aí. Serão infinitas...
    Não precisa ficar nervoso :-)
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. kd o jason que é o simbolo do terror mascarado?

    ResponderExcluir
  11. A MÁSCARA NO ROSTO ESCONDE A SUA IMAGEM,
    COMO SEU PEITO ESCONDE SEU CORAÇÃO,
    COMO SEU SILÊNCIO ESCONDE A SUA IDÉIA.
    A MÁSCARA DO MEDO,A MÁSCARA DA CORAGEM!
    A MÁSCARA QUE FAZ VOCÊ TEMER AO PENSAR QUEM É (?!)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!