quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

10 Filmes com Personagens Andróginos



Sabem aquelas pessoas que nós olhamos e não temos certeza se é homem ou mulher? 
Esses são os andróginos, colocados na terra para nos confundir mesmo.
Os andróginos não são necessariamente homossexuais, hermafroditas ou transexuais. Podem até ser, mas o que os define é a nossa dificuldade em identificar seu gênero.
O cinema os colocou no centro da trama muitas vezes. Aqui está uma lista com 10 filmes assim.


1.  XXY (Alex é um hermafrodita, nasceu com as características de ambos os sexos, o que para um adolescente não é nada fácil. sua família não quer que ele/ela retire os órgão masculinos e decide viver num vilarejo remoto do Uruguai. um dia, um amigo do casal, cirurgião plástico vai visitá-los, interessado no caso e leva junto seu filho de 16 anos, que acaba se envolvendo com Alex. um filme bonito e delicado, mais um ótimo exemplar do novo cinema argentino)


2.  Orlando, a Mulher Imortal (Orlando é um lorde inglês adorado pela rainha, que enfermo depois de uma desilusão amorosa, acorda com a alma de uma mulher. Tilda Swinton está ótima no papel título, nesta boa adaptação do livro de Virginia Woolf, que nunca deixava claro o sexo do protagonista)


3.  Tabu (no Japão medieval, um jovem de 18 anos é selecionado para uma tropa de elite de samurais que têm por missão defender o Shogun. mas sua beleza e androginia faz com que vários dos guerreiros se apaixonem por ele, o que termina em morte. um dos melhores filmes do grande Nagisa Oshima. imperdível)


4.  Whole New Thing (no Canadá, um garoto vive numa família liberal e hippie, foi educado em casa até os 13 anos e acaba de escrever um livro de mil páginas. ele ingressa numa escola normal e confunde os colegas com sua androginia além de chamar a atenção do mal resolvido professor de 43 anos, que vai trazer problemas a todos os envolvidos. um filme tocante sobre um assunto espinhoso) 


5.  Ziggy Stardust and the Spiders From Mars (um documentário do grande D.A. Pennebaker mostrando o último show do personagem Ziggy Stardust de David Bowie, um extraterrestre andrógino e teatral que fez dois álbuns históricos do glam rock. como diz uma letra de Bowie - 'Rebel, Rebel' que é posterior ao filme - "You've got your mother in a whirl, She's not sure if you're a boy or a girl". um marco dos anos 1970)


6.  Adeus, Minha Concubina (dois atores homens da ópera de Pequim passam a vida interpretando o rei e sua concubina, ele têm um relacionamento, que ao longos dos anos é entrecortado por ciúmes e separações. como na Inglaterra de Shakespeare, as mulheres não podiam atuar, cabendo aos homens, mais andróginos e bonitos, os papéis femininos. ótimo filme chinês de Chen Kaige)


7.  Victor ou Victória? (na Paris de 1934, uma cantora lírica desempregada - Julie Andrews - se faz passar por um conde transformista para ser contratada para shows, mas tudo se complica quando um gangster se apaixona por ela/ele/ela... enfim, uma confusão de gêneros numa comédia musical deliciosa de Blake Edwards)


8.  Constantine (qual é o sexo dos anjos? nas artes, como no cinema, eles costumam ser retratados como seres andróginos. nesta aventura fantástica sobre um detetive sobrenatural que desce ao inferno. um dos destaques do filme é o arcanjo Gabriel, interpretado - de novo - por Tilda Swinton, mais andrógino impossível)


9.  Hedwig: Rock, Amor e Traição (Hedwig é uma cantora de rock que nasceu homem na Alemanha Oriental, mas que se apaixona por um recruta americano que quer casar com ele, mas para imigrar ele terá que trocar de sexo, mas a operação não dá muito certo... dirigido e estrelado por John Cameron Mitchel, que também estrelou e estrelou a montagem teatral)


10.  Dzi Croquettes (documentário sobre o pouco lembrado, mas genial grupo teatral, que nos anos 1970 chocou a ditadura e encantou o público, com homens vestindo-se de mulher, numa caricatura debochada e inteligente. o filme resgata a importância e o talento deles)


Veja ainda: "10 Filmes de Troca de Sexo"

6 comentários:

  1. Se tinha um tema que eu não tinha pensado era esse.

    Da lista só vi XXY e Constantine.

    ResponderExcluir
  2. Olá Armando,

    Gostei do tema. Andrógenia é um tema bastante interessante. Os japoneses brincam muito com essa temática. Basta ver as incríveis bandas Visual Kei (Estilo Visual, em japônes) onde os integrantes, na grande maioria heteros, se vestem de mulheres em estilo vitoriano e destroem com um rock pesado e uma voz masculina poderosa. Ou ainda ver grandes títulos de mangás e animês em que alguns importantes personagens masculinos, as vezes até protagonistas, são angróginos e, para enfatizar essa caracteristica, são dublados por mulheres (no original japonês, claro). Só pra citar alguns: Kurama de Yu Yu Hakusho, Kenshin de Rurouni Kenshin (Samurai X, no Brasil) e Yuki de Fruit Basket.

    Mas como o assunto aqui é cinema, vamos voltar aos filmes. Da sua lista só vi "Constantine". Devo dizer que Tilda Swinton estava ÓTIMA como Gabriel. Se não estou enganada, usaram algum efeito digital ou uma montagem para deixa-la sem seios, não é mesmo? Ficou excelente!!!

    Gostaria ainda de citar a versão de Tim Burton de "A fantástica fábrica de chocolate". Apesar de ficar bastante explícito que Willie Wonka é homem, aposto que todo mundo que viu o filme pensou que o Johnny Depp ficou muito parecido com uma mulher. O pó no rosto, o cabelo em um chanel perfeito, as lentes azuis e o batom aliados ao rosto já andrógino por natureza de Depp fizeram todo o trabalho.

    Bem, é isso.
    Até a próxima.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, só vi Constantine!E acho que a Tilda Swinton e o David Bowie perfeitos pra este tipo de papel.O conceito da androginia fez com que os gregos adotasse um padrão de beleza que fizesse com que homens e mulheres fossem igualmente atraentes tanto para o sexo oposto como para o seu igual.

    Helkem.

    Muito bem sacado de sua parte a comparação com os animes.A citação do Kurama foi perfeita.Para que se tenha uma ideia, quando a Herbert Richards foi fazer a dublagem eles não tinham certeza do sexo do personagem.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. Armando,

    Voce esqueceu dois bem legais: Meninos não Choram e Traidos pelo Desejo!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo site. Muito bom e original.
    Poderia incluir um classico:
    Madame Butterfly de David Cronenberg

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Hedwig, muito bom. Filme esquisito mas com boas músicas. Da lista só vi Constantine e Hedwig.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!