quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

10 Filmes sobre Cabelos e Cabeleireiros


Os cabelos são a moldura do rosto e nos ajudam a expressar nossa personalidade. 
Em alguns casos, os cuidados com cabelos chegam a ser até exagerados, mas ninguém duvida da sua importância.
Esta lista traz 10 filmes onde os cabelos estão no centro da trama.


1.  Enrolados (a princesa Rapunzel foi raptada quando bebê por uma bruxa que mantinha-se jovem e bela graças ao poder do cabelo da menina, que mantinha cativa e fazia pensar que era sua filha. a longuíssima cabelereira se arrasta pela torre, serve de corda e alívio cômico da boa animação da Disney, primeira sob o comando de John Lasseter)


2.  Edward Mãos de Tesoura (Johnny Depp é um humanóide que ficou incompleto após a morte de seu criador - Vincent Price - e acabou usando tesouras em lugar das mãos. quando é encontrado por uma vendedora da Avon, ele passa a fazer sucesso, primeiro como jardineiro e depois como cabeleireiro das senhoras do subúrbio. clássico de Tim Burton)


3.  O Menino de Cabelos Verdes (Dean Stockwell é um garoto cujos pais desapareceram na guerra e é mandado de parente em parente que não ficam felizes por cuidar dele até que chega à casa do avô. quando fica sabendo que os pais foram mortos, subitamente seus cabelos ficam verdes e ele passa a ser tratado com preconceito e desconfiança. ótima parábola de Joseph Losey sobre as perseguições políticas do macartismo na América)


4.  Shampoo (Warren Beatty é um cabeleireiro mulherengo, que aproveita o fato de todos acharem que ele é gay para ficar com várias de suas clientes. para montar um novo e caro salão, tenta convencer o marido de uma de suas amantes à financiá-lo, metendo-se em grandes apuros. Lee Grant ganhou o Oscar de coadjuvante por esta comédia de sucesso dirigida pelo ótimo Hal Ashby)


5.  De Cabelos em Pé (os melhores estilistas de cabelo se reúnem numa cidadezinha da Inglaterra para um concurso internacional de cortes, onde terão que enfrentar o pacato barbeiro local - Alan Rickman -, que fora um dos grandes no passado. dentre as concorrentes está sua ex-esposa. simpática mistura de comédia e drama, que faz bem em não se levar a sério) 


6.  Sansão e Dalila (o hebreu Sansão, dono de uma força descomunal, é acusado pela morte de sua noiva filistéia às vésperas do casamento. a irmã dela, Dalila, decide vingar-se dele, descobrindo a origem de sua força, que está nos cabelos. um dos grandes épicos bíblicos dirigidos pelo lendário Cecil B. DeMille, com um casal de atores - Victor Mature e Hedy Lammar - que viraram sinônimos de canastrice)


7.  O Marido da Cabeleireira (aos 12 anos, um menino se apaixona pela cabeleireira e sempre arruma uma desculpa para cortar seu cabelo. sua obsessão por cabelos continua até a idade adulta - Jean Rochefort -, quando eventualmente casa-se com outra bela cabeleireira. um conto de fadas moderno do bom diretor Patrice Leconte). 


8.  Hair (um rapaz deixa a cidadezinha do interior para Nova York onde conhece a um grupo de hippies. convocados para a guerra do Vietnã, eles serão obrigados a perder os belos e longos cabelos, um símbolo do fim de sua rebeldia. famoso musical da Broadway, livremente transposto para o cinema pelo diretor Milos Forman)


9.  Um Salão do Barulho (Queen Latifah é uma cabeleireira que perde a paciência com seu afetado chefe - Kevin Bacon -, pede demissão e decide abrir o próprio salão no subúrbio. acaba sendo seguida por outras estilistas e por uma nova e fiel clientela, trazendo a tona as diferenças e semelhanças entre brancos e negros. comédia sessão da tarde, para passar o tempo)


10.  Hairspray (o maior destaque dessa sátira aos programas de televisão dos anos 60 não é a travesti Divine, nem as canções, mas os penteados elaborados e exagerados da época pontencializados pela visão kitsch do diretor John Waters. este filme é de 1988, tornou-se sucesso na Broadway e foi refilmado em 2007)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Balões"

15 comentários:

  1. Parabéns tanto pela escolha criativa dos temas quanto com os filmes que figuram em suas listas!"Edward..." é, talvez, o meu favorito do Tim Burton.Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    adoro suas listas!...parabéns pela maneira inteligente de transmitir informaçoes sobre o mundo do cinema,ok?
    abços!

    obs: haveria uma lista de filmes com o personagem principal transformando-se, tipo "o patinho feio em cisne"?

    abços novamente!

    ResponderExcluir
  3. Oi Wania,
    Obrigado pelo elogio.
    O clichê de "patinho feio em cisne" é bastante recorrente mesmo, daria uma lista interessante, mas ainda não fiz.
    Vou colocar na fila, fique de olho que um dia ela aparece.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Poxa Armando. Uma falta que senti foi de "Caramelo". É um filme pequeno e singelo sobre mulheres no Líbano, seus planos e ideais...

    Se não viu, veja. Não é grande obra, mas é tocante.

    Um que versa sobre cabelereiros é o horroroso-patético-comédia-para-desopilar-o-fígado Zohan... Mas não é nível da sua lista... rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vítor,
    Você acredita que eu tentei lembrar do Zohan e não consegui? Ainda bem que é tarde demais.
    Eu vi Caramelo sim, um filme bem interessante. Vamos complementar a lista com suas sugestões:

    #11. Caramelo
    #12. Zohan, o Agente Bom de Corte

    Valeu!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro Hair e Hairspray!E quem não gosta do clássico Edward mãos de tesouras!

    ResponderExcluir
  7. O filme A Pele se encaixaria nessa lista? Acho que nunca vi um personagem tão cabeludo.

    Armando, a gente comentando sobre o Tim acho Edward sua obra-prima de lá pra cá seus filmes se alternavam entre bons (Sleepy Hollow, Ed Wood) medianos (Planeta dos Macacos, Alice, A Fantástica Fábrica) por isso mesmo nem acho que ele seja isso tudo que seus fãs dizem.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kelvelyn,
    Não assisti 'A Pele', é aquele com a Nicole Kidman? Não posso opinar, mas vou até procurar o filme.
    Sobre o Tim, compartilho da sua opinião. Ele alterna bons filmes com repetições desnecessárias, embora eu simpatize com a fábrica. Não é um grande gênio do cinema, mas sim um artista plástico muitíssimo talentoso.
    Obrigado por comentar!
    Quando você vai aparecer pelo twitter? :-)
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Armando, no quesito "rede social" parei no Orkut e MSN já dei uma ou duas olhadas no twitter acho que nem sei como é o esquema direito kkkk.

    E sobre A Pele não tenha pressa pra ver não vale muito à pena

    ResponderExcluir
  10. Oi Armando,

    Tema interessante, como sempre.
    De todos os filmes da sua lista, o meu preferido é "Edward, mãos de tesoura". É também o meu preferido do Tim. Acho esse filme de uma delicadeza singular.

    Para não perder o hábito, gostaria de sugerir um tema para uma futura lista: filmes com personagens mascarados ou sobre máscaras. Os super-hérois não fariam parte dela, claro, porque você já dedicou uma lista para eles.
    Adoro máscaras e as várias facetas que elas podem ter.

    Bjos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  11. Essa lista é muito boa!
    Edward Mãos-de-Tesoura é um dos meus filmes favoritos, adoro Tim Burton. Hair é muito bom. Um Salão do Barulho é uma comédia deliciosa para assistir num dia de tarde.

    Tenho uma idéia para você fazer uma lista sobre transexuais. Seria muito interessante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Helkem,
    Gostei da ideia da lista de mascarados. Já até pensei em alguns t´[itulos. Logo eu faço.

    Germano,
    Fiz uma lista "10 Filmes de Trocas de Sexo": http://listasde10.blogspot.com/2010/03/10-filmes-de-trocas-de-sexo.html que engloba o tema que você sugeriu...

    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Discordo da Kelvelyn. A Pele não é um primor, mas o trabalho, principalmente do Downey Jr. como o cabeludo (parece o Chubaka).
    É um melodrama clássico, mas eu imagino o trabalho de criar aquele personagem (digo, fisicamente)...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. edward...shampoo! adoroo! não há como não se contagiar com o alto astral e as frescuradas deliciosas de 'shampoo'

    ResponderExcluir
  15. OI O MEU NOME É JERUSA MAIARA PAULO

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!