terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

10 Filmes sobre Diamantes



O diamante é um derivado do carbono, formado sob pressão e temperaturas altíssimas do centro da Terra durante milhões de anos.
Seu brilho único e sua raridade, fez dele a mais desejada e cara das pedras preciosas.
Claro que o seu valor o colocou no centro de diversos filmes, especialmente policiais.
Esta lista traz 10 exemplos, os mais variados possíveis, da presença dos diamantes em filmes.
Estejam à vontade para lembrar de outros.


1.  Diamante de Sangue (Leonardo DiCaprio é um ex-mercenário, que contrabandeava diamantes e armas na África. Djimon Hounsou é um pescador, que é separado da família e forçado a trabalhar no garimpo de diamantes, quando encontra um raro e grande diamante rosa, que pode ser a solução ou a morte para ambos. ótimo filme, com excelentes atuações dos protagonistas)


2.  A Pantera Cor-de-Rosa (o diamante mais famoso do cinema e dá título ao filme é o centro da história de um atrapalhado detetive francês, que tenta descobrir a identidade do famoso ladrão que planeja roubá-lo. o sucesso do filme se deve ao timing de comédia Peter Sellers e do diretor Blake Edwards)


3.  Snatch, Porcos e Diamantes (Brad Pitt é um cigano de fala enrolada, que é obrigado a participar de uma luta, onde Benicio del Toro apostou o diamante do seu chefe nele. claro que isso não poderia terminar bem. deliciosa e violenta comédia de humor negro de Guy Ritchie, no melhor da sua forma)


4.  Os Diamantes são Eternos (em mais esta aventura de James Bond, da fase Sean Connery, o agente secreto é enviado à Africa do Sul para investigar uma rede internacional de contrabando de diamantes e descobre que seu arqui-inimigo está por trás de tudo com mais um plano para destruir o mundo. o título traz um erro: os diamantes não são eternos, eles se desgastam com o tempo, podem quebrar com facilidade e, o pior, podem ser queimados)


5.  Xica da Silva (na segunda metade do século 18, um representante da colônia portuguesa é mandado à Diamantina, para controlar o comércio de diamantes e apaixona-se por uma escrava - Zezé Mota -, a quem transforma na rainha dos diamantes, satisfazendo-lhe todas as extravagâncias e tornando Xica um símbolo indesejado da emancipação de negros e mulheres. filme um tanto carnavalesco e datado de Cacá Diegues, mas um grande sucesso do cinema nacional dos anos 1970)


6.  Os Quatro Picaretas (quando um valioso diamante é exposto em Nova York, um esperto ladrão - Robert Redford - é procurado por um africano que lhe explica o quanto a pedra é importante para o seu povo e encomenda seu roubo. ele então chama três amigos para ajudá-lo, mas nada sai como planejado. uma ótima comédia, com roteiro esperto de William Goldman e direção de Peter Yates)


7.  Ladrão de Diamantes (numa ilha paradisíaca do Caribe, um casal de ladrões - Pierce Brosnan e Salma Hayek -, que enriqueceu roubando diamantes vive dias de aposentadoria, até um navio de cruzeiro aportar e, nele, um dos diamantes de Napoleão, que ele nunca conseguiu roubar, mas um agente do FBI está de olho em tudo. não é grande coisa, mas tem tudo a ver com o tema)


8.  Os Homens Preferem as Loiras (duas amigas embarcam num cruzeiro em busca de um marido rico. uma delas, Marilyn Monroe, está noiva de um milionário, cujo pai não aprova seu casamento e manda um detetive ao navio pára provar que ela é infiel. na viagem ela conhece o dono de uma mina de diamantes na África e a confusão começa. a canção "Diamonds are the Girl's Best Friends" é clássica)


9.  Place Vendôme (Catherine Deneuve é a esposa alcóolatra de um famoso joalheiro francês, que se suicida e a deixa em situação financeira difícil, até o dia que descobre sete diamantes numa gaveta secreta. mas é então que seus problemas realmente começam, pois muita gente está atrás delas. Deneuve é maior que o filme)


10.  Branca de Neve e os Sete Anões (no clássico desenho da Disney, Branca de Neve é resgatada por quatro anões que são mineradores de diamante. em nenhum outro filme os diamantes brotam das paredes como aqui... "We dig dig dig dig dig dig dig in our mine the whole day through")

Veja ainda: "10 Filmes com Balões"

14 comentários:

  1. Muito bem, Armando! Às vezes fico tentando entender de onde saem as ideias para suas pautas. Diamantes? Parabéns.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leandro!
    As ideias costumam vir de algum filme que vejo nos dias anteriores, outras de pedidos dos leitores, mas na maioria das vezes vem "sei lá eu de onde", como no caso desta aqui. :-)
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Interessante idéia para essa lista!
    Adoro o filme "Os Homens Preferem as Loiras", pois sou grande fã de Marilyn Monroe.
    Tenho uma sugestão para fazer a lista sobre escadas, pois estão nos filmes muitos importantes, como "O Encouraçado Potemkin".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem lapidada a sua lista, Armando! Achei muito, muito divertido e bem bolado o "Snatch, Porcos e Diamantes".Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Armando, eu de novo...

    Gostei muito dessa lista, como sempre. Seguindo seu pedido, vou citar o inesquecível "Titanic". Quem não fica babando pelo Coração do Oceano e não se encanta com a cena em que Jack desenha Rose usando nada além do enorme diamante azul?

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. e "Um Plano Brilante" (Michael Caine e Demi Moore)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próprio nome já diz. É incrível esse filme!

      Excluir
  7. A maleta que os ladrões roubam em Reservoir Dogs são diamantes, não?

    ResponderExcluir
  8. A maleta que o Vicent vai buscar em Pulp Fiction tbm não seriam os mesmos diamantes de Reservoir Dogs??? Pois é curto essas teorias malucas.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Kelvelyn e Anônimo,
    A maleta de 'Cães de Aluguel' realmente continha diamantes, mas não sei se eram os mesmos de 'Pulp Fiction'. Como são eternos, podem muito bem ser, né?
    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Dizem que na maleta em Pulp Fiction tem até a alma do Marsellus Wallace. Bota teoria maluca, nisso! hahahahahaha


    Muito boa a lista Armando, como sempre!! Snatch é incrível!

    ResponderExcluir
  11. bom vc sabe o filme q um grupo rouba eu naõ sei se era dinheiro ou diamante eu só sei q tem um cara q arma pra eles ai no final eles finge q cairam do elevador mais eles não cairam, ai eles recupera oq eles tinha roubado e coloca a culpa no cara q queria roubar eles e no final eles saem festido de bombeiros

    ResponderExcluir
  12. voces sabem qual o nome do filme em que 3 mulheres se vestem de homem para roubar um uma agencia onde ficam guardados diamantes dentro de uma boneca ele se passa tipo na decada de 60 e ele acaba se apaixonando por uma das ladras e tem uma cena onde tem um show psicodelico dentro de um boneco inflavel..........bem e por ai

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!