quarta-feira, 21 de setembro de 2011

10 Filmes com Árvores



Existem alguns filmes onde as árvores têm a força de um personagem.
Algumas são acolhedoras, outras assustadoras.
Aproveitando o dia da árvore, fiz uma lista com 10 desses filmes.


1.  Avatar (no já clássico filme de James Cameron, a "árvore das almas" é o local mais sagrado para os  Na'vi, habitantes do planeta Pandora, é a mãe de todas as coisas e o alvo dos invasores humanos)


2.  Fonte da Vida (Hugh Jackman é um cientista em busca da cura do câncer, que encontra numa árvore sul-americana a esperança da cura de sua esposa doente, que escreve um livro sobre um conquistador espanhol - também Jackman - que vêm ao novo mundo em busca de uma "árvore da vida". um filme inspirado do bom Darren Aronofsky)


3.  A Árvore (numavila do interior da Austrália, um jovem fazendeiro morre do coração quando está chegando em casa e seu carro bate contra uma grande figueira. sua filha menor começa a acreditar que o espírito dele está agora na árvore, que começa a crescer, comprometendo a estrutura da casa. bonito filme, com a ótima Charlotte Gainsbourgh)


4.  O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (os Barbávores - ou Treebeards - são os ents mais velhos da floresta, árvores que se movem lentamente e têm participação decisiva na guerra do anel. seu lema é "não seja apressado".


5.  Poltergeist (numa das cenas mais assustadoras do clássico produzido por Steven Spielberg, a árvore da frente da casa da atormentada família, ataca o garoto, o captura e quase o engole. nunca mais olhei para uma árvore da mesma forma)


6.  Pocahontas (no desenho da Disney, a Vovó Willow é um velho e sábio espírito que habita um salgueiro. ela orienta e aconselha a índia Pocahontas. nela diversos animais fazem suas moradas, protegendo-se na natureza)


7.  Evil Dead, a Morte do Demônio (numa sequência deste clássico cult de Sam Raimi, uma árvore possuída pelo demônio estupra uma garota que sai sozinha pelo bosque, numa cena perturbadora)


8.  A Árvore dos Enforcados (em muitos westerns, os enforcamentos são realizados em árvores, neste clássico de Delmer Daves, um velho carvalho, no qual eram colocados os laços nos pescoços dos bandidos é a primeira visão que o médico, jogador e pistoleiro vivido por Gary Cooper tem ao chegar na cidade e também poderá ser sua última visão)


9.  O Fantástico Senhor Raposo (no quesito "casa na árvore", nenhuma é mais bem feita que a morada do senhor Raposo e sua família, bonita, confortável e com vista para as principais fazendas da região, uma tentação para um ladrão de galinhas aposentado)


10.  Meu Pé de Laranja Lima (fez grande sucesso esse filme de 1970, baseado no livro de José Mauro de Vasconcelos, sobre um menino de seis anos, muito pobre, cuja diversão é conversar e brincar com um pé de laranja lima no quintal de sua casa. uma história comovente, que também foi matriz para três telenovelas)


Veja ainda: "10 Meta Filmes"

8 comentários:

  1. Realmente, "Avatar" e "Fonte da Vida" são os melhores em se tratando de 'àrvore'. Aliás, vi "Avatar" por esses dias e fiquei maravilhado com o filme!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu gosto muito do seu blog, por isso queria te fazer uma sugestão de lista:
    Que tal uma lista de filmes com mentirosos, como "Prenda-me se for capaz", "Adeus Lenin", "Os suspeitos" etc?

    Augusto

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusto,
    Gostei da sugestão. Já coloquei na minha fila.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Armando,

    Tá aí um tema inusitado para uma lista. Confesso que dos que vc listou só vi "Avatar" e "O senhor dos anéis". Nem as duas animações eu vi...

    Mas aqui vai um sugestão de filme que não é bem sobre o tema mas tem uma participação importante de uma árvore: "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban". O salgueiro lutar deu o bom trabalho para o trio protagonista e se saiu muito bem como, como poderia dizer, "guardião" da entrada da passagem secreta para a casa dos gritos onde Sirius Black se escondia.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o comentario da Helken, o salgueiro lutador do filme "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban" teve sua importância na trama, aliás, ele aparece ou é citado em outros filmes da franquia.

    ResponderExcluir
  6. Tem um filme (cujo o nome não me lembro, mas talvez vc conheça) que conta a historia de uma criança doente, que morre conforme aa folhas de uma arvore em seu jardim cai, nesse filme tbm tem uma garota que faz de td para isso não acontecer. Vc sabe que filme é esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi em carinha de anjo se não me engano

      Excluir
    2. Qual desenho em que um garoto lia um livro e quando ele lia entrava para a história e sempre que lia a história do livro mudava?

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!