Câncer é o nome que se dá a centenas de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células que invadem e destroem tecidos e órgãos.
Cada vez mais, a maioria dos tipos de câncer é tratável, mas há alguns anos o seu diagnóstico equivalia a uma sentença de morte.
Uma doença com esse poder serviu de matéria para milhares de filmes e principalmente telefilmes, alguns deles muito interessantes.
Esta lista traz 10 bons exemplos de filmes onde a famigerada doença está no centro da trama.
1.
O Tempo que Resta (Melvil Poupaud é um arrogante e bem sucedido fotógrafo de moda parisiense, que descobre ter um câncer terminal. ele decide não fazer quimioterapia e afasta-se dos que o amam, o namorado, os pais e a irmã, só compartilhando sua dor com a avó - Jeanne Moreau. um filme triste como teria que ser, porém belo e sintético. dirigido pelo ótimo François Ozon)2.
Minha Vida (Michael Keaton tem uma vida feliz, um bom emprego, uma linda esposa - Nicole Kidman -, grávida de seu primeiro filho, quando descobre ter um câncer nos rins, sem a perspectiva de cura. sabendo que deverá morrer antes de o bebê nascer, decide gravar vídeos com tudo o que aprendeu para transmitir ao filho. uma ótima sinopse. pena o roteiro preencher espaços com piadas e distrações desnecessárias) 3.
O Ruído do Gelo (um escritor que vive isolado nem sua casa de campo, bebendo oito garrafas de vinho branco por dia, recebe a indesejável visita de seu câncer, personificado num homem abusado, que não o deixa em paz. a ideia divertida não se desenvolve como poderia, mas é um trabalho interessante e premiado do diretor Bertrand Blier)4.
Laços de Ternura (a relação tempestuosa entre uma mãe possessiva e sufocante e sua filha - Shirley MacLaine e Debra Winger - ganha contornos dramáticos quando a segunda descobre ter câncer, fazendo com que elas façam um balanço de suas vidas e se reaproximem. drama lacrimoso, vencedor de cinco Oscars em 1983, de filme, direção e roteiro para James L. Brooks, atriz para Shirley e coadjuvante para Jack Nicholson)5.
Uma Prova de Amor (uma garotinha foi diagnosticada com leucemia e, a conselho dos médicos, seus pais decidem ter uma outra filha para que esta possa doar sangue e medula para a irmã, até que após onze anos nessa rotina, surge a necessidade de doar um rim e a menina mais jovem se rebela e pede na justiça a emancipação dos pais para ter controle sobre o próprio corpo. bem dirigido por Nick Cassavettes, tem interpretações sólidas de todo o elenco, com destaque para Abigail Breslin e especialmente Cameron Diaz, como a mãe)6.
Uma Lição de Vida (Emma Thompson é uma rigorosa professora de literatura, que descobre ter câncer no ovário em estágio avançado. ela aceita participar de um tratamento experimental, o que causa terríveis efeitos colaterais. em seu sofrimento ela percebe que lhe falta conforto de pessoas próximas nesse momento. excelente telefilme da HBO, baseado na peça de Margaret Edson - no Brasil interpretada por Glória Meneses - e dirigido por Mike Nichols)7.
Minha Vida Sem Mim (Sarah Polley é uma garota de 23 anos, casada, com duas filhas pequenas, morando num trailer nos fundos da casa da mãe e trabalhando como faxineira que descobre ter câncer em estágio avançado e ter poucos meses de vida. ela decide não contar a ninguém e realizar pequenos desejos e missões no tempo que lhe resta. um pequeno grande filme, lindamente dirigido por Isabel Coixet e produzido pelos irmãos Almodóvar)8.
Biutiful (Javier Barden - numa interpretação memorável - é um médium, que leva uma vida miserável, agenciando e explorando imigrantes no submundo de Barcelona. cuida sozinho dos dois filhos pequenos, separado da mãe deles, que é bipolar. e para piorar a desgraça, recebe a notícia que tem um câncer terminal e pouco tempo para organizar as coisas. brilhantemente dirigido por Alejandro González Iñarritu, pessimista até a alma e... genial)9.
Parada em Pleno Curso (um médico diz ao paciente "tenho duas más notícias: a primeira é que você está com câncer, a segunda é que você tem alzheimer", o paciente responde: "ainda bem que não é câncer". um homem comum de meia-idade, casado e pai de dois filhos recebe do médico, sem a menor emoção, a informação de que tem um câncer irreversível no cérebro e lhe resta pouco tempo de vida. a partir daí, acompanhamos o sofrimento e a rápida degradação da saúde dele até o previsível fim. um filme alemão que não faz concessões, ganhador da mostra 'um certo olhar' em Cannes)10.
Louca Paixão (Rutger Hauer é um escultor sem limites, que acaba se apaixonando por uma bela jovem - a ótima estreante Monique van de Ven -, contra a vontade da família dela. apesar de incidentes e um relacionamento tumultuado, acabam se casando e vivendo felizes, até que ela descobre ter um câncer no cérebro. uma espécie de versão erótica e nada açucarada de Love Story, na visão do holandês Paul Verhoeven. indicado ao Oscar de filme estrangeiro, foi o passaporte de ator e diretor para Hollywood) Veja ainda: "10 Filmes sobre Alzheimer"











