segunda-feira, 31 de outubro de 2011

10 Filmes sobre Câncer



Câncer é o nome que se dá a centenas de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células que invadem e destroem tecidos e órgãos.
Cada vez mais, a maioria dos tipos de câncer é tratável, mas há alguns anos o seu diagnóstico equivalia a uma sentença de morte.
Uma doença com esse poder serviu de matéria para milhares de filmes e principalmente telefilmes, alguns deles muito interessantes.
Esta lista traz 10 bons exemplos de filmes onde a famigerada doença está no centro da trama.


1.  O Tempo que Resta (Melvil Poupaud é um arrogante e bem sucedido fotógrafo de moda parisiense, que descobre ter um câncer terminal. ele decide não fazer quimioterapia e afasta-se dos que o amam, o namorado, os pais e a irmã, só compartilhando sua dor com a avó - Jeanne Moreau. um filme triste como teria que ser, porém belo e sintético. dirigido pelo ótimo François Ozon)


2.  Minha Vida (Michael Keaton tem uma vida feliz, um bom emprego, uma linda esposa - Nicole Kidman -, grávida de seu primeiro filho, quando descobre ter um câncer nos rins, sem a perspectiva de cura. sabendo que deverá morrer antes de o bebê nascer, decide gravar vídeos com tudo o que aprendeu para transmitir ao filho. uma ótima sinopse. pena o roteiro preencher espaços com piadas e distrações desnecessárias)  


3.  O Ruído do Gelo (um escritor que vive isolado nem sua casa de campo, bebendo oito garrafas de vinho branco por dia, recebe a indesejável visita de seu câncer, personificado num homem abusado, que não o deixa em paz. a ideia divertida não se desenvolve como poderia, mas é um trabalho interessante e premiado do diretor Bertrand Blier)


4.  Laços de Ternura (a relação tempestuosa entre uma mãe possessiva e sufocante e sua filha - Shirley MacLaine e Debra Winger - ganha contornos dramáticos quando a segunda descobre ter câncer, fazendo com que elas façam um balanço de suas vidas e se reaproximem. drama lacrimoso, vencedor de cinco Oscars em 1983, de filme, direção e roteiro para James L. Brooks, atriz para Shirley e coadjuvante para Jack Nicholson)


5.  Uma Prova de Amor (uma garotinha foi diagnosticada com leucemia e, a conselho dos médicos, seus pais decidem ter uma outra filha para que esta possa doar sangue e medula para a irmã, até que após onze anos nessa rotina, surge a necessidade de doar um rim e a menina mais jovem se rebela e pede na justiça a emancipação dos pais para ter controle sobre o próprio corpo. bem dirigido por Nick Cassavettes, tem interpretações sólidas de todo o elenco, com destaque para Abigail Breslin e especialmente Cameron Diaz, como a mãe)


6.  Uma Lição de Vida (Emma Thompson é uma rigorosa professora de literatura, que descobre ter câncer no ovário em estágio avançado. ela aceita participar de um tratamento experimental, o que causa terríveis efeitos colaterais. em seu sofrimento ela percebe que lhe falta conforto de pessoas próximas nesse momento. excelente telefilme da HBO, baseado na peça de Margaret Edson - no Brasil interpretada por Glória Meneses - e dirigido por Mike Nichols)


7.  Minha Vida Sem Mim (Sarah Polley é uma garota de 23 anos, casada, com duas filhas pequenas, morando num trailer nos fundos da casa da mãe e trabalhando como faxineira que descobre ter câncer em estágio avançado e ter poucos meses de vida. ela decide não contar a ninguém e realizar pequenos desejos e missões no tempo que lhe resta. um pequeno grande filme, lindamente dirigido por Isabel Coixet e produzido pelos irmãos Almodóvar)


8.  Biutiful (Javier Barden - numa interpretação memorável - é um médium, que leva uma vida miserável, agenciando e explorando imigrantes no submundo de Barcelona. cuida sozinho dos dois filhos pequenos, separado da mãe deles, que é bipolar. e para piorar a desgraça, recebe a notícia que tem um câncer terminal e pouco tempo para organizar as coisas. brilhantemente dirigido por Alejandro González Iñarritu, pessimista até a alma e... genial)


9.  Parada em Pleno Curso (um médico diz ao paciente "tenho duas más notícias: a primeira é que você está com câncer, a segunda é que você tem alzheimer", o paciente responde: "ainda bem que não é câncer". um homem comum de meia-idade, casado e pai de dois filhos recebe do médico, sem a menor emoção, a informação de que tem um câncer irreversível no cérebro e lhe resta pouco tempo de vida. a partir daí, acompanhamos o sofrimento e a rápida degradação da saúde dele até o previsível fim. um filme alemão que não faz concessões, ganhador da mostra 'um certo olhar' em Cannes)


10.  Louca Paixão (Rutger Hauer é um escultor sem limites, que acaba se apaixonando por uma bela jovem - a ótima estreante Monique van de Ven -, contra a vontade da família dela. apesar de incidentes e um relacionamento tumultuado, acabam se casando e vivendo felizes, até que ela descobre ter um câncer no cérebro. uma espécie de versão erótica e nada açucarada de Love Story, na visão do holandês Paul Verhoeven. indicado ao Oscar de filme estrangeiro, foi o passaporte de ator e diretor para Hollywood) 


Veja ainda: "10 Filmes sobre Alzheimer"

39 comentários:

  1. não gosto muito de laços de ternura, acho meio... aborrecido (seria a palavra certa?). assisti esses dias biutiful e, claro, gostei, mas o filme vale mesmo pela excelente atuação de barden. ah, sou doido para ver o tempo que resta, fiquei bastante curioso mesmo!!

    ótima lista!

    ResponderExcluir
  2. Faltou Pronta Para Amar. Estava até pouco tempo no cinema. Muito bom e emocionante!

    ResponderExcluir
  3. O Amor Pode dar Certo é um filme muito bom! Senti falta dele!

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti Uma Prova de Amor, é
    muito emocionante esse filme! *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Prova de Amor é tão lindo que eu me proíbo de assistir de novo pra não chorar até soluçar.

    Outros filmes sobre câncer :

    Lado a Lado (Stepmom), que conta a história de uma mãe que descobre que tem câncer ao mesmo tempo que disputa a atenção dos filhos com a nova esposa do ex-marido.

    Um Amor para recordar, que fala sobre a relação amorosa entre uma menina "nerd", religiosa e um dos bad boys revoltados da escola. (tem um filme que é a situação contrária, menina popular e garoto com câncer, esqueci o nome!)

    Tudo por Amor, aquele filme antigo com Julia Roberts, onde ela é enfermeira de um cara com câncer terminal.

    ResponderExcluir
  6. Oi Armando,

    Outro filme que é muito lindo é "Antes de partir".

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Tem ainda "Jonny", que conta a história de um garoto de 10 anos, órfão com leucemia que é adotado pelo seu médico, mudando a vida da família deles que perdeu o filho em um acidente... Muito emocionante!!! Vale a pena"!!!

    ResponderExcluir
  8. Faltou Um Amor Verdadeiro, com a atuação da sempre excelente Meryl Streep, que interpreta uma mãe de família com câncer terminal. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. ;-( são lindos... Gostei muitoo!

    ResponderExcluir
  10. letters to GOD filme perfeito deveria estar nesta lista!!

    ResponderExcluir
  11. EU AMO O FILME UMA PROVA DE AMOR E O FILME MAIS EMOCIONANTE QUE EU JA VI

    ResponderExcluir
  12. Faltou o "JOGO DA VIDA" que também é muito lindo.

    Akkie, menina do tipo durona, é craque no time de futebol da escola e, ainda muito jovem, não se deu conta de que tem atração por um garoto de sua turma com quem vive em atrito. Ao ser diagnosticada com leucemia, ela precisa lutar por sua vida ao lado dos pais e dos amigos e abrir seu coração para o amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você encontrou aonde este filme ?

      Excluir
    2. Muuuuuito obrigado por ter comentado esse filme.Eu tinha visto e não lembrava o nome.(:

      Excluir
    3. ACABEI DE ASSISTIR
      É MUITO LINDO MESMO GOSTARIA QUE TODOS OS AUTORES DE FILMES FOSSEM IGUAL AO QUE FEZ ESSE FILME.
      MOSTRASE A REALIODADE, O JEITO EM QUE PESSOAS LIDAM COM DOENÇAS GRAVES!
      UM BEIJINHO
      ATÉ MAIS DE L. B.L

      Excluir
    4. ai, valeu por ter comentado! Estava há horas procurando. Uffa!!!!

      Excluir
  13. Eu já vi uma prova de amor é um filme muito triste e recomendo a quem quizer assistir, o filme é perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti o filme Antes de Partir o filme é muito bom mesmo vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. o filme "a cura" eh sobre aids,n sobre cancer.mas eh mt bom tb.

      Excluir
  16. Faltou Toda forma de amor. Lindo lindo...

    ResponderExcluir
  17. Faltou Amor para Recordar muito lindo esse filme....

    ResponderExcluir
  18. seu amor, meu destino....

    ResponderExcluir
  19. faltou agora e para sempre...

    ResponderExcluir
  20. Jogo da vida
    Antes de partir
    Agora é para sempre (now is good)
    50% (50/50)

    ResponderExcluir
  21. Antes de partir
    Agora é para sempre (now is good)
    50% (50/50)
    Jogo da vida

    ResponderExcluir
  22. Jogo da vida
    Antes de partir
    Agora é para sempre (now is good)
    50% (50/50)

    ResponderExcluir
  23. gostaria de saber se alguem tem um site pra assistir o filme a morte do super heroi, queria muito assistir esse filme mas nao acho em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  24. Oi, alquem sabe o nome de um filme idêntico ai a última música, mas com um garoto q usa uma maquiagem bem forte no inicio do filme. E no final ele realiza o sonho do pai e mostra pra ele da janela do quarto do hospital as luzes na casa :( Thanks for help !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tempo de recomeçar lindo esse filme emocionante silvia

      Excluir
  25. outro filme lindo e recomendo: Camino-um caminho de luz...
    vocês irão se emocionar #

    ResponderExcluir
  26. Esta Faltando O - Agora e Para sempre Eu Nunca Chorei em Filmes Mais este e Impossivel n chorar aconselho pra vcs . e Otimo

    ResponderExcluir
  27. um filme lindo que vale a pena assistir O presente. Amei e Chorei também

    ResponderExcluir
  28. Top 7

    1- A culpa é das estrelas
    2- Agora é para sempre
    3- Uma prova de amor
    4- Inquietos
    5- 50%
    6- Antes de partir
    7- Um amor para recordar

    Ps: Recomendo todos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails