sexta-feira, 18 de novembro de 2011

10 Filmes sobre Muçulmanos



Os muçulmanos são os adeptos do islamismo, religião monoteísta que prega a submissão à deus, orientada através do texto do Corão, que seria literalmente a palavra divina.
O islamismo é a segunda maior religião do planeta, praticada por cerca de 23% da população mundial. Está principalmente concentrada no sul da Ásia, Oriente Médio e na África Subsaariana, mas está espalhada por todos os países.
As duas principais correntes do islamismo são os Sunitas e os Xiitas, que interpretam de maneiras mais ou menos literais os ensinamentos do profeta Maomé.
Apesar disso, no ocidente os muçulmanos são pouco conhecidos e compreendidos.
Esta lista procura trazer um pouco de luz sobre o assunto e mostrar que nossos costumes não são assim tão diferentes.


1.  A Grande Viagem (um pai idoso e muçulmano obriga seu jovem filho, que não liga para religião, a levá-lo de carro do sul da França, onde vivem, até Meca na Arábia Saudita, onde todo bom muçulmano deve ir ao menos uma vez na vida. uma longa viagem, onde pai e filho acabam se conhecendo melhor. bonito e comovente)


2.  Alcorão de Cor (todos os anos, mais de uma centena de crianças e adolescentes de 70 países, dirigem-se ao Cairo para participar de uma importante competição de recitação do Corão, da forma tradicional, perpetuando o som da sua poesia original. curioso notar que várias das crianças mostradas dedicam-se a decorar todo o texto, sem sequer compreender o árabe. bom documentário da HBO, de 2011)


3.  Gabbeh (gabbeh é um tipo de tapete persa, de trama intrincada e composto de figuras que contam a história da tribo ou da região onde foi confeccionado. o filme conta, num formato de realismo fantástico, a história de uma moça, chamada Gabbeh, que foi impedida de casar-se com seu amado. dirigido por Mohsen Makhmalbaf, é uma -linda - metáfora sobre os costumes e a posição da mulher na sociedade muçulmana)


4.  Maomé,o Mensageiro de Alah (bela produção hollywoodiana sobre a vida do profeta Mohammad, das visões do anjo Gabriel até a construção da primeira mesquita em Medina. estrelada por Anthony Quinn e Irene Papas, dirigida pelo sírio Moustapha Akkad, o filme é fiel e respeitoso a história original)


5.  O Caçador de Pipas (a história de um rico garoto afegão, que é obrigado a fugir com seu pai quando os soviéticos ocupam o país. anos mais tarde, eles volta para ajudar seu melhor amigo, com o Afeganistão já sob o controle dos radicais talibãs, responsáveis por um recrudescimento da doutrina islâmica aos costumes medievais. baseado num best-seller de Khaled Hosseini, o filme do bom Mark Forster não teve o mesmo impacto do livro)


6.  A Separação (um retrato da Teerã atual, através da história de um casal que se separa, pois a mulher quer imigrar e o marido quer ficar cuidando de seu pai doente. quando a mulher sai de casa, ele contrata uma cuidadora, com quem terá conflitos que passam pelo temor dela de estar cometendo pecado se tocar no velho, dúvida que ela sana através de aconselhamento via celular. muitos velhos costumes permanecem, mesmo no Irã moderno, mas não é assim tão diferente do Ocidente. ótimo filme de 2011, muito premiado)


7.  Paradise Now (o ótimo filme palestino, desmistifica e humaniza um pouco a atuação dos homens bomba em ataques terroristas em Israel, mostrando sua ideologia política além do fanatismo religioso. indicado ao Oscar de filme estrangeiro)


8.  Malcolm X (biografia do polêmico líder negro americano - Denzel Washington soberbo - que descobriu na prisão os ensinamentos do líder do grupo Nation of Islam e adere ao movimento, pregando o ódio à raça branca. após peregrinar a Meca, torna-se mulçumano sunita e revê suas ideias, contra seu próprio grupo. mais tarde acaba assassinado e reverenciado como um mártir muçulmano. dirigido por Spike Lee)


9.  A Maçã (duas gêmeas são presas em casa por seu velho pai superprotetor, até os 12 anos de idade, mal tendo aprendido a falar. até os vizinhos fazerem um abaixo assinado para que elas fossem libertadas. segundo o pai, o Corão diz: "as meninas são como pétalas de flor que se desmancham em contato com o sol e os olhos dos homens são como o sol sobre elas". mas o verdadeiro motivo parece ser a mãe cega, que não quer que elas a deixem. fanatismo ou apenas egoísmo, uma bela estreia da jovem diretora Samira Makhmalbaf, então com apenas 18 anos)


10.  Persépolis (a visão autobiográfica da diretora iraniana Marjane Satrapi, então uma menina de 9 anos, dos anos que precederam a revolução islâmica de 1979 no Irã, que colocou religiosos fundamentalistas e tiranos no poder, até sua mudança para a Europa, onde encontra um estilo de vida diferente do seu, até sua vida adulta. belo desenho em preto e branco, premiado em todo o mundo)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Hippies"

10 comentários:

  1. Eita! Apesar de conher alguns títulos citados, eu ainda não vi nenhum... Que coisa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alan,
    O número 6 você vai acabar vendo, porque acho que vai ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Aliás é o favorito neste momento.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. faltou nesta lista o exelente `Nunca sem minha filha´, passou diversas vezes na tv. Entre os que aí estão, sem duvidas o melhor é o caçador de pipas, original com sensibilidade.

    ResponderExcluir
  4. Nunca sem minha filha- Filmaço!

    ResponderExcluir
  5. O documentário que fala do Plano Colômbia é uma ação que ocorre na Colômbia durante muitos anos patrocinados pelo governo dos Estados Unidos e que atualmente afeta milhares de agricultores. Conheça o novo documentário da programação da hbo e não perdê-la.

    ResponderExcluir
  6. Oi, pessoal. Alguém poderia ajudar? Busco saber o nome de um filme em que uma família muçulmana havia mudado para um país europeu (acho que é França) e vinte anos depois, voltam todos eles, num carro, sonhando em como estaria seu país de origem. A filha já moça quer trabalhar como coletora de lixo (e o pai fala que não tem mulher coletora de lixo no país deles, é só homem). Uma cena engraçada é quando as crianças chegam a um apartamento frio na europa, o menino pega um crucifixo e sai correndo atrás da irmãzinha, assustando-a, que grita por socorro pois tem um homem morto atrás dela... Não sei o nome do filme e nem o país. É filme do ano 2000 para cá... se alguém souber, agradeço!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!