quinta-feira, 10 de novembro de 2011

10 Filmes sobre Cirurgia Plástica


O Brasil é um centro mundial da cirurgia plástica, mesmo assim ela só é acessível aos mais ricos.
Pode ser feita para regenerar a aparência de pessoas que sofrem acidentes, uniformizar detalhes com os padrões vigentes ou apenas para servir à vaidade de alguns.
No cinema, as plásticas muitas vezes servem como um elemento dramático na trama, gerando improváveis mudanças na face com intuito de disfarçar o personagem ou para inventar uma nova vida.
Aqui está uma lista com 10 filmes sobre cirurgia plástica.


1.  A Pele que Habito (Antonio Banderas é um cirurgião plástico que utiliza sua clínica para realizar uma grande vingança. melhor não contar mais nada. mais um excelente filme de Pedro Almodóvar, que apesar do clima mais sombrio, tem vários elementos caros ao diretor)


2.  A Outra Face (John Travolta é um agente do FBI que captura um terrorista psicopata - Nicolas Cage - e descobre que uma bomba vai explodir toda Los Angeles. mas o bandido entra em coma sem revelar detalhes do atentado. o agente então realiza uma cirurgia para trocar de face com o terrorista para infiltrar-se no seu grupo. enquanto isso, o bandido sai do coma e está com a face do policial. é um tanto absurdo, mas é um filme eletrizante de John Woo) 


3.  Time, o Amor Contra a Passagem do Tempo (um jovem casal, junto há dois anos está em crise, pois a garota acha que ele se cansou dela. então ela decide fazer uma cirurgia plástica radical, mudando sua aparência e desaparecer sem explicações. seis meses depois ela volta a procurá-lo, causando uma inesperada crise de identidade em ambos. bom filme sul-coreano) 


4.  Vanila Sky (Tom Cruise é um herdeiro mimado que tem o rosto desfigurado após um acidente de carro provocado por sua namorada numa crise de ciúmes. meses depois, nenhum cirurgião consegue restaurar sua aparência, até que após um porre, as coisas começam a mudar, seu rosto é reconstruído, mas a fronteira entre a realidade e a fantasia fica muito confusa. bom filme de Cameron Crowe, refilmagem de um suspense espanhol de Alejandro Amenábar) 


5.  Brazil (no filme retrô-futurista de Terry Gilliam, um dos melhores personagens é a mãe do protagonista, vivida por Katherine Helmond, vaidosa e adepta de sucessivas cirurgias plásticas que a esticam a ponto de deformá-la. o médico que a acompanha é o ótimo Jim Broadbent)


6.  O Segredo de uma Promessa (representante dos dramalhões sobre o tema, conta a história de amor entre um rapaz de família rica e uma garota pobre, que querem se casar contra a vontade da mãe dele. depois de sofrerem um grave acidente, a moça fica deformada e, sem condições de bancar a cirurgia plástica, aceita não mais procurá-lo, mudar de nome e de rosto, em troca do dinheiro da operação. dirigido por Gilbert Cates)


7.  Prisioneiro do Passado (Humphrey Bogart é um homem preso injustamente acusado de matar a esposa, que foge da cadeia de San Quentin e decide fazer uma plástica para mudar de rosto e circular livremente em busca do verdadeiro assassino. clássico noir de Delmer Daves, co-estrelado pela bela Lauren Bacall)


8.  Doutores em Seios (conta a história real de dois médicos que na década de 1960 criam um implante de silicone para os seios, que a princípio é rechaçado, mas acaba virando moda e deixando ambos ricos, embora eles sigam caminhos opostos, um idealista e o outro atendendo celebridades e strippers. comédia irregular com David Schwimmer e Chris Cooper)


9.  O Segundo Rosto (um banqueiro de meia idade tem uma vida confortável, mas está insatisfeito. ele contrata uma empresa para forjar sua morte e mudar totalmente sua aparência física, transformando-o num pintor de sucesso - Rock Hudson - vivendo em Malibu. mas os resultados serão surpreendentes. ótimo thriller de John Frankenheimer de 1966)


10.  Um Rosto Sem Passado (Mickey Rourke é Johnny Handsome, um marginal assim chamado ironicamente por ter a face deformada. durante um assalto ele é traído por seus comparsas para que leve sozinho a culpa e acaba na prisão. lá conhece um cirurgião plástico - Forest Whitaker - que acredita que sua recuperação social passa por um novo rosto e uma nova identidade. bom filme, mas pouco conhecido, dirigido por Walter Hill) 


Veja ainda: "10 Filmes sobre Alpinistas e Escaladas"

6 comentários:

  1. Tem também o excelente Les Yeux Sans Visage.

    ResponderExcluir
  2. faltou o turista bem mais atual. com Jonny Depp e Angelina Jolie.

    ResponderExcluir
  3. O Wellington simplesmente contou o final de O Turista (deve ser por isso que não tá na lista)
    ._.

    ResponderExcluir
  4. Um rosto sem passado é muito bom!!!

    Douglas
    http://www.plasticaesteticaecia.com.br

    ResponderExcluir
  5. É meio frustrante os filmes "interessantes" sobre a cirurgia plástica serem praticamente TODOS relativos à transplante de face... Alguem sabe de algum filme que nao caia nessa mesmisse e q valha à pena???

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!