quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

10 Filmes de Gus Van Sant



O diretor americano Gus Greene Van Sant Junior, nasceu em Louisville em 24 de julho de 1952 em uma típica família de classe média.
Logo cedo interessou-se por pintura e filmagens de curtas em super-8. Fez faculdade de desenho em Rhode Island, onde foi colega de classe do músico David Byrne.
Depois de uma temporada na Europa, mudou-se para Los Angeles, foi trabalhar como diretor assistente e dirigiu seu primeiro filme, 'Alice in Hollywood', que nunca foi lançado.
Trabalhou numa agência de publicidade, onde conseguiu juntar 20 mil dólares para realizar seu longa, 'Mala Noche', de temática homossexual, que caracteriza boa parte de seu trabalho.
Van Sant alterna filmes pequenos e pessoais com grandes produções, mas em todos imprime tristeza e uma certa morbidez.
Foi indicado duas vezes ao Oscar de melhor diretor e ganhou a Palma de Ouro em Cannes por 'Elefante'. Esta lista destaca 10 de seus 14 longas.


1.  Garotos de Programa (1991. River Phoenix é um garoto de programa sensível e narcoléptico, está em busca de quem cuide dele, por isso apaixona-se pelo colega que também se prostitui nas ruas de Portland, Keanu Reeves, rebelde e filho de um político rico, mas que se diz hetero e o trata como um irmão. juntos saem numa viagem em busca da mãe do primeiro. um filme triste e belo)


2.  Elefante (2003. enquanto centenas de estudantes seguem seu cotidiano na escola, dois de seus colegas reúnem armas e muita munição, com as quais pretendem dizimar os colegas, sem demonstrar qualquer emoção. aqui o diretor utiliza longos planos sequência, que é uma de suas marcas registradas. um filme seco e poderoso, inspirado no massacre acontecido em Columbine e que valeu a Palma de Ouro em Cannes)


3.  Milk, a Voz da Igualdade (2008. Sean Penn ganhou seu segundo Oscar na pele de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay a ser eleito nos EUA. um retrato fiel e emocionante do ativismo homossexual nos anos 1970. um grande filme)


4.  Paranoid Park (2007. um skatista de 16 anos vai visitar uma pista proibida próxima aos trilhos de trem e acaba causando a morte acidental de um vigia. ele esconde o fato, mas as pistas acabam levando até ele. mais um ótimo filme sobre a adolescência americana, contado de maneira não linear)


5.  Drugstore Cowboy (1989. primeiro longa lançado comercialmente do diretor, Matt Dillon é um viciado - e supersticioso - que leva a namorada e um casal de amigos a roubar farmácias pela costa oeste, para sustentar o vício por medicamentos controlados. bom filme, que já imprimia o estilo e os temas caros ao diretor)


6.  Gênio Indomável (1997. Matt Damon é o faxineiro de uma universidade que tem seu talento para matemática descoberto e polido por um psiquiatra pouco ortodoxo - Robin Williams ganhador do Oscar. o roteiro edificante de Damon e Ben Affleck também levou o Oscar. um filme mais comercial de Van Sant)


7.  Last Days (2005. biografia disfarçada dos últimos dias de vida de Kurt Cobain isolado numa casa de campo, compondo num cotidiano quase sonâmbulo. longos planos, imagens desfocadas, reflexos, nuvens, um dos mais interessantes e pessoais dos filmes de Van Sant)


8.  Encontrando Forrester (2000. Sean Connery é um escritor recluso, que não escreve nada desde que ganhou o prêmio Pullitzer. ele conhece um jovem negro, apaixonado por literatura, a quem ajuda a tornar-se um escritor e que o ajuda a sair de seu isolamento. outro filme simpático e edificante)


9.  Inquietos (2011um garoto mal resolvido com a morte dos pais, frequenta funerais onde conhece uma bela garota, doente terminal. ele se aproxima dela para aprender a aceitar a morte, não a dela, mas a dos pais. um dos filmes mais mórbidos e cruéis do direto, que pode passar por um drama romântico para os mais desavisadosr)


10.  Gerry (2002um passeio descompromissado de dois amigos - Matt Damon e Casey Affleck, também co-roteiristas - num parque vira uma aventura desconfortável e angustiante, quando eles se veem perdidos sem água. filmado na Argentina e na Jordânia é uma obra para poucos, árido, difícil de assistir, mas é cinema de primeira)


 Outros longas: Mala Noche (1986), Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993), Um Sonho Sem Limites (1995), Psicose (1998).


Veja ainda: "10 Filmes sobre Alpinistas e Escaladas"

6 comentários:

  1. Garotos de Programa é o seu melhor mesmo. Excelente filme. Assisti "Um sonho sem limites" por esses dias e adorei... Se fosse pra escolher ficaria com este, rs Kidman está massa nele =D

    ResponderExcluir
  2. Graaaaande Gus! Elephant é uma obra de arte em movimento.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse cineasta. Mal posso esperar para assistir Restless!

    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante da sinceridade cômica de "Um Sonho sem Limites", mas a potência dramática, a meu ver, reside nos filmes "Gênio Indomável", "Elefante". E mesmo que não tenha precisado, eu gosto da sua versão de "Psicose".

    ResponderExcluir
  5. O Van Sant é mesmo um diretor bem interessante,gosto da visão dele da adolescência Paranoid Park e Elefante são ótimos.
    E a versão de Psicose feita por ele chega a ser triste, ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Gênio Indomável inesquecível. Bons também Elefante e Last Days (Amo Kurt Cobain e Nirvana) *___*

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!