segunda-feira, 2 de julho de 2012

10 Filmes com Atores que Morreram em 2012 - 1º Semestre



Como já é tradição, o blog presta uma homenagem aos atores e atrizes falecidos no primeiro semestre do ano.
Não estão nesta lista diretores como: 


  • Theo Angelopoulos (Paisagem na Neblina),
  • Nora Ephron (Julie e Julia), 
  • Carlos Reichenbach (Alma Corsária), 
  • Ulu Grossbard (Amor à Primeira Vista), 
  • Zalman King (Orquídea Selvagem), 
  • Robert Fuest (Abominável Dr.Phibes), 
  • Paulo Cesar Saraceni (A Casa Assassinada), 
  • o roteirista Tonino Guerra (Amarcord)
  • a figurinista Eiko Ishioka (Dracula de Bram Stoker) e 
  • o editor Neil Travis (Dança com Lobos). 

Dentre tantos outros que também merecem nosso respeito.
Aqui está a lista de 10 intérpretes que o cinema perdeu no semestre.


1.  James Farentino - Evita Peron (24/01 - de complicações de uma fratura na bacia aos 73 anos. mais conhecido por seus trabalhos de televisão em séries como 'Jesus de Nazaré', 'Dinastia', teve alguns papéis de destaque no cinema, como em 'Nimitz, de Volta ao Inferno' e neste telefilme ao lado de Faye Dunaway, no papel do general Juan Perón)


2.  Ben Gazzara - Forever (03/02 - câncer no pâncreas aos 81 anos. americano, filho de imigrantes italianos, Ben fez 132 filmes entre cinema e televisão, sem falar das diversas peças na Broadway, dentre seus filmes estão "Dogville", "Felicidade", "O Grande Lebowski" e o italiano "Crônica de um Amor Louco". mas eu destaco aqui o filme que ele fez no Brasil com Walter Hugo Khouri em 1991, como um rico empresário, cuja vida amorosa é investigada pela filha)


3.  Whitney Houston - O Guarda-Costas (11/02 - afogamento após ingestão de drogas aos 48 anos. de família musical, começou ainda criança cantando no coro da igreja e logo chegou ao sucesso, tendo sido a primeira mulher a ter um álbum estreando como número 1 da Billboard. como atriz fez cinco filmes, entre eles o bom "Falando de Amor" e o seu grande sucesso, como uma cantora famosa protegida pelo guarda-costas Kevin Costner)


4.  David Kelly - A Fortuna de Ned (12/02 - pneumonia aos 82 anos. ator irlandês com mais de 100 participações em cinema e televisão, foi o avô de Charlie na versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de Tim Burton, atuou em "Stardust" e "Penalidade Máxima", mas como um dos amigos do ganhador da loteria que morreu antes de retirar o prêmio que foi foi reconhecido)


5.  Erland Josephson - O Sacrifício (25/02 - mal de parkinson aos 88 anos. destacado ator sueco, fez quase 100 filmes, sendo 14 deles com Ingmar Bergman. destaco sua bela interpretação no último filme de Andrei Tarkowsky, como um velho filósofo e ex-jornalista e ator que fala ao seu filho sobre sua preocupação com a falta de espiritualidade do homem)


6.  Chico Anysio - Tieta do Agreste (23/03 - múltipla falência dos órgãos aos 80 anos. o comediante cearense é um dos pioneiros da televisão brasileira, com programas de sucesso desde a década de 1950. no cinema fez cerca de 11 filmes, destacando-se como o pai de Tieta na versão de Cacá Diegues para a obra de Jorge Amado)


7.  Levon Helm - O Destino Mudou Sua Vida (19/04 - câncer na garganta aos 71 anos. vocalista e baterista da The Band, Helm viu o rock'n'roll nascer. em 1980 foi convidado para viver o pai da cantora Loretta Lynn no cinema e nunca mais deixou de ser ator)


8.  Joyce Redman - Othello (10/05 - pneumonia aos 96 anos. mesmo se dedicando muito mais ao teatro e à televisão, destacou-se em os seus papéis no cinema, tendo sido duas vezes indicada ao Oscar de coadjuvante, em 63 por 'As Aventuras de Tom Jones' e em 65 no papel de Emilia nesta versão do clássico de Shakespeare)


9.  Ann Rutherford - E o Vento Levou (11/06 - coração aos 94 anos. pioneira da TV, participou de diversas séries de cinema e televisão. esteve em dezenas de filmes, mas será sempre lembrada como uma das irmãs mais jovens de Scarlett O'Hara no clássico de 1939)


10.  Susan Tyrrell - Cidade das Ilusões (16/06 - causa não divulgada aos 67 anos. atriz cult e polêmica, fez diversos papéis como bêbada, drogada e/ou prostituta. fez dezenas de filmes, como "Cry-Baby", "Energia Pura", "Crônica de um Amor Louco" e foi indicada ao Oscar de coadjuvante no papel de uma alcoólatra no ótimo filme sobre boxe, dirigido por John Huston)



Menções adicionais: também faleceram e não couberam nesta lista atores como Doris Singleton (I Love Lucy), Richard Dawson (O Sobrevivente), Frank Cady (A Montanha dos Sete Abutres), Jonathan Frid (Nas Sombras da Noite), Ian Abercrombie (Garfield 2), Donna Summer (Até que Enfim é Sexta-Feira), Warren Stevens (O Planeta Proibido), Janet Carrol (Negócio Arriscado), Adriano Stuart (Os Matadores), Richard Lynch (O Espantalho).


Veja ainda: "10 Filmes com atores que Morreram em 2011 - 2º Semestre"




5 comentários:

  1. Gostei da sua lista! Eu praticamente só conheço Donna Summer, Whitney Houston e Janet Caroll, além, claro!, de Nora Ephron, cuja participação no cinema se deu mais pelos roteiros e direção do que por atuação.

    Passa lá no meu blog, esse mês tem um especial sobre cinema italiano!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do seu blog acompanho a anos.gostaria de saber como consigo ver ou baixar estes filmes "raros" ficarei grata se for respondida.Parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Érica,
    Atualmente a forma mais fácil de encontrar filmes raros é via torrent. É uma conexão peer-to-peer em que outros usuários disponibilizam arquivos para serem baixados. É razoavelmente seguro e depende de um programa fácil de encontrar de graça.
    As lojas online da Livraria Cultura e da 2001 Vídeo têm um ótimo acervo de filmes raros e também são uma boa opção.
    Espero ter ajudado.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. eles viveram bastante,essa e a faixaetaria do brasileiro.lamento.

    ResponderExcluir
  5. O blog vai acabar?? já li todos os posts deste blog, mas não tem mais nada novo faz tempo!! :(

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!