segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

10 Filmes sobre Insetos


Insetos são animais invertebrados, dotados de exoesqueletos, três pares de patas articuladas, olhos e antenas. Por diversos motivos, eles nos fascinam, aborrecem ou provocam asco.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado da terra, com cerca de 10 milhões de espécies, sendo apenas 10% delas catalogadas.
Mas dentre as espécies NÃO estão aranhas, centopeias e escorpiões, que são artrópodes terrestres. Portanto, não me venham com "cadê 'Aracnofobia'" nos comentários! Aranha não é inseto!
De qualquer forma, o cinema já nos levou ao mundo dos insetos em diversas ocasiões, especialmente nos desenhos.
Esta lista traz 10 filmes sobre insetos, os mais variados possíveis.

1.  Microcosmos (um deslumbrante documentário francês, mostrando um dia na vida dos insetos em super-closes e câmera lenta, nas lagoas e nos campos, que parecem florestas. mostra desde abelhas coletando pólen, um besouro empurrando sua bola de esterco numa subida, lagartas e joaninhas. a vida sob outra perspectiva. genial)

2.  A Mosca (um cientista desenvolve uma máquina de teletransporte. após ter sucesso com animais, resolve testar nele mesmo, mas uma mosca entra na cabine com ele e seus DNAs se fundem, fazendo com que ele comece a apresentar mutações, transformando-se num inseto. sucesso de David Cronenberg de 1986, é uma refilmagem do clássico da ficção de 1958)

3.  Vida de Inseto (todos os anos, as formigas são obrigadas a dar parte de sua colheita aos gafanhotos como oferenda. uma jovem formiga macho inventa uma colheitadeira, que não é aprovada pelas líderes, mas a engenhoca acaba fazendo com que a oferenda se perca e os gafanhotos invadam o formigueiro. a formiguinha terá que procurar ajuda com outros insetos para defender sua comunidade da maldade dos vilões. ótima animação da Pixar, inspirada no clássico 'Os Sete Samurais')

4.  Joe e as Baratas (um rapaz muda-se do Iowa para Nova York, e como não consegue um lugar para morar, passa-se pelo filho de uma senhora recém-falecida e muda-se para o apartamento dela. logo descobre que co-habitam o local, alguns milhares de baratas cantantes e dançantes que o adotam como amigo. baseado num curta do próprio diretor. a ideia é bem mais engraçada que o filme em si)

5.  Tropas Estelares (num futuro, onde a humanidade é dominada por militares, insetos alienígenas invadem a Terra e começam a destruir as grandes cidades. em retaliação, os humanos vão até o planeta natal dos insetos para destruí-los, mas em uma batalha - muito - sangrenta, mais de 300 mil soldados são mortos. tá bem, tecnicamente não são insetos, mas são descritos como tal. superprodução dirigida por Paul Verhoeven)

6.  A Borboleta Azul (a história real de um garoto canadense de 10 anos, que tem um tumor no cérebro e sonha realizar um último desejo de acompanhar um famoso entomologista da tv em sua busca por uma rara borboleta azul na Amazônia - filmado na Costa Rica. um tanto açucarado, mas com lindas imagens de insetos, especialmente borboletas. com boa vontade, dá até para emocionar)

7.  O Mundo em Perigo (no deserto do Novo México, onde foram realizados testes nucleares em 1945, uma colônia de formigas sofre mutação e transforma-se em monstros gigantes, que começam a atacar os moradores. elas são contidas, mas duas formigas-rainhas voam para Los Angeles, onde fazem novas colônias subterrâneas. clássico dos filmes B, grande sucesso em 1954)

8.  Mistérios e Paixões (na Nova York dos anos 1950, um aspirante a escritor sobrevive vendendo inseticida. mas está prestes a perder o emprego, pois sua esposa está viciada e consome todo o estoque. ele resolve experimentar e começa a ter alucinações onde pessoas e objetos transformam-se em insetos gigantes. filme bizarríssimo de David Cronenberg)

9.  Bee Movie, A História de uma Abelha (uma abelha recém formada, rebela-se contra a sina de ter sempre a mesma função na colmeia e junta-se ao time de colhedores de pólen, aventurando-se na cidade. em sua primeira missão, ele acaba sendo salvo por uma florista e, quebrando as regras, começa a conversar com ela, tornando-se amigos. é quando ele descobre que os humanos compram mel em supermercados, decide processá-los, com perigosas consequências. simpática e bonita animação da Fox)

10.  O Enxame (perigosas abelhas africanas, desenvolvem na América do Sul uma nova raça mais perigosa e resistente, que começa a migrar para os Estados Unidos em gigantescos enxames, atacam uma base da aeronáutica e começam a ameaçar a população. cientistas e militares começam a lutar para exterminá-las. filme catástrofe de 1978, dirigido pelo produtor Irwin Allen)

Menções honrosas: O Império das Formigas Gigantes, Formiguinha Z, Anjos e Insetos, Um Doce Olhar, Barry e a Banda das Minhocas, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, Hospedeiros, Mutação, O Inseto do Amor, etc.

Veja ainda: "10 Extraterrestres dos Filmes" e "10 Filmes do Mago dos Efeitos Rick Baker


7 comentários:

  1. Cronenberg tem mesmo um certo "fetiche" por insetos A Mosca é um filmaço.

    Apesar de não gostar de Tropas Estrelares,Verhoeven é um grande e incompreendido diretor e merece uma lista.

    E confesso que Joe e as Baratas é um dos meus gleuter pleasures,via muito quando era muleque kkkk

    ResponderExcluir
  2. Senti falta daquele filme com Mira Sovino(Mimic) Mutação em português,baratas assassinas gigantes e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, esse filme é muito legal.
      Funny shoes.

      Excluir
    2. Mairon,
      Mutação está entre as "menções honrosas" no fim do post.
      Numa lista de 10 sempre ficam filmes de fira...
      Abs!!!

      Excluir
  3. Armando, só gostaria de sugerir que você pirasse mais nas suas listas, pois qdo isso acontece fica ainda melhor. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Seu texto ficou um pouco incoerente. Para diferenciar as aranhas, escorpiões e centopeias dos insetos, você poderia ter dito que as aranhas e os escorpiões são aracnídeos, e as centopeias são quilópodes, já que os três grupos citados (insetos, aracnídeos e quilópodes) fazem parte do filo dos artrópodes, e grande parte dos insetos é terrestre.
    De Nada.

    ResponderExcluir
  5. Phenomena (1985)

    Um assassino misterioso age na região dos Alpes suíços matando adolescentes do sexo feminino. A polícia local desnorteada pede a ajuda ao professor John McGregor (Donald Pleasence), um especialista em insetos, capaz de fornecer pistas ao examinar as larvas presentes nos cadáveres das vítimas.Jennifer Corvino (Jennifer Connelly) filha de um ator famoso, vai estudar num colégio que é o palco dos crimes cometidos pelo assassino. Possuindo o dom da telepatia, Jennifer comunica-se instintivamente
    com insetos, através de telepatia. Quando McGregor descobre isso, acredita que pode usar essa habilidade extraordinária da jovem para descobrir quem é o assassino.

    trilha sonora: Iron Maiden e Motörhead

    Direção: Dario Argento

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!