quinta-feira, 25 de abril de 2013

10 Filmes com Personagens Muito Idiotas


Muitas comédias fazem bom uso de personagens estúpidos para pontuar sua graça..
Geralmente relegados a personagens coadjuvantes, algumas vezes esses seres desprovidos de inteligência chegam a ser personagens centrais da trama.
Afinal, a lógica do pensamento idiota é engraçada, embora politicamente incorreta.
Selecionei 10 filmes com personagens idiotas, alguns deles vêm em duplas ou até trios.
Estejam à vontade para lembrar de outros nos comentários.

1.  Muito Além do Jardim - Chance (Peter Sellers é um jardineiro simplório, mas um idiota funcional, que passou a vida toda trabalhando num jardim até a morte de seu patrão. ele então é obrigado a deixar a casa. sem nunca ter entrado num carro é atropelado por um milionário. tudo o que ele aprendeu, ouviu na televisão e, repetindo algumas frases feitas, é tomado como um grande filósofo, tornando-se conselheiro e confidente do empresário e até do presidente da república. um grande filme de 1979, pouco lembrado, mas ótimo)

2.  A Pantera Cor-de-Rosa - Jacques Clouseau (Peter Sellers era especializado em papéis de idiotas e sua obra prima foi o desastrado inspetor que entre tombos e acidentes, perseguia um ladrão de jóias. gerou cinco filmes estrelados por ele e ouros dois com Steve Martin no mesmo papel)

3.  O Panaca - Navin (Steve Martin é o filho idiota de uma família negra - digo, afro-americana -, que fica inconformado quando descobre que é adotado... ele resolve sair de casa para conhecer o mundo até que um estranho invento o torna incrivelmente rico. um filme divertido, o primeiro das colaborações entre Martin e o diretor Carl Reiner)

4.  Debi e Lóide - Harry e Lloyd (Jeff Daniels e Jim Carrey são dois grandes amigos, mas são incrivelmente estúpidos. um dia, uma bela mulher deixa uma maleta no saguão do aeroporto, cheia de dinheiro para pagar o resgate do marido, mas o solícito Lloyd acha que ela a esqueceu, pega e tenta devolver. como ela embarca em seguida para Aspen, ele e o amigo decidem ir até lá para entregar a maleta perdida, envolvendo-se em inúmeras confusões. comédia já clássica dos irmãos Farrelly, que vai ganhar uma continuação em 2014 com o elenco original)

5.  Quase Irmãos - Dale e Brendan (John C.Reilly e Will Ferrell são dois idiotas quarentões e desempregados, o primeiro vive com o pai, o segundo com a mãe. quando os pais de ambos se conhecem, começam a namorar e vão viver juntos, unindo também as "crianças", que passam a dividir o quarto. no começo se estranham, mas depois se tornam verdadeiros irmãos. divertido)

6.  Corra que a Polícia Vem Aí! - Frank Drebin (Leslie Nielsen é um tenente da polícia de Los Angeles estúpido e incompetente, que tentará impedir a concretização de um plano para assassinar a rainha da Inglaterra em visita ao país. baseado numa divertida série de televisão, o filme teve outras duas hilárias continuações)

7.  Arizona Nunca Mais - H.I. e Ed McDunnough (Nicholas Cage e Holly Hunter são um casal formado por um ex-condenado com uma ex-policial, que não pode ter filhos e decide roubar um dos bebês quíntuplos de um milionário. mas acabam descobrindo que criar um bebê não é assim tão fácil. ótimo filme dos irmãos Coen)

8.  Os Simpsons, o filme - Homer Simpson (depois de provar ser o mais imbecil de todos os personagens dos desenhos animados da televisão, Homer se supera na versão longa para o cinema. ele acidentalmente polui as águas do reservatório de Springfield, fazendo com que a cidade seja isolada por uma redoma de vidro)

9.  Mr. Bean, o filme - Mr. Bean (Rowan Atkinson se notabilizou com o personagem mais atrapalhado da tv britânica no começo dos anos 1990. neste seu primeiro longa - bem ruim por sinal - ele é escalado responsável pelo transporte de uma valiosa obra de arte de Londres para um museu de Los Angeles e se mete nas suas costumeiras encrencas)

10.  Os Três Patetas - Larry, Curly e Moe (os ingênuos padrinhos desta lista surgiram nos shows de vaudeville do começo do século XX, para ganhar forma numa série de cinema da Fox nos anos 1930 e mais tarde numa série de televisão nos anos 1960. a recente versão de 2012 dos personagens não conseguiu captar sua essência, mas serve para apresentar às novas gerações o trio que fez seus bisavós sorrirem)

Menções honrosas: Quanto Mais Idiota Melhor (Wayne e Garth), Garfield (Odie), Bob Esponja (Patrick), Cantando na Chuva (Lina Lamont), Por Favor, Matem Minha Mulher (Earl Mott), Zoolander (Derek Zoolander), Forrest Gump (Forrest), Procurando Nemo (Dori), De Volta para o Futuro (Goerge McFly), Bill e Ted - Uma Aventura Fantástica (Bill e Ted),  Um Jantar para Idiotas (Barry), Férias Frustradas (Clark Griswold), Johnny English, Billy Madison, Um Convidado Bem Trapalhão (Hrundi V. Bakshi), Borat, Cara Cadê Meu Carro? (Jesse e Chester), Trovão Tropical (Kirk Lazarus), Queime Depois de Ler (Chad Feldheimer),...

Veja ainda: "10 Filmes de Diretores Irmãos"

10 comentários:

  1. Justin Bieber: Never Say Never

    ResponderExcluir
  2. bacana a seleção!
    triste ver que antes um personagem babaca era construído.. hoje eles aparencem acidentalmente devido ao roteiro de qualidade duvidosa...

    ResponderExcluir
  3. o post acertou , no filme Jantar para Idiotas, Steve Carrol 'tava' péssimo. 101 dálmatas a dupla de bandidos trapalhoes não conveciam.

    ResponderExcluir
  4. steve carrol pessimo em Um jantar para idiotas, Dupla de bandidos trapalhados em 101 dálmatas, Randy Quaiser em Não tenho troco.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da lista, a maioria são filmes bons. Mas confesso que nunca gostei, nem tive paciencia, mto menos achei alguma graça em filmes como Debi e Loide ou Mr Bean.

    ResponderExcluir
  6. Tem um filme de 1996, chamado "Os Babacas". Tom Arnold é o pai da família Babaca (esse é o sobrenome deles mesmo), que descobre que alguém está roubando seu lixo e vai atrás dos "ladrões", e acabando tropeçando com uma quadrilha de tráfico internacional de armas.
    Assisti esse filme já faz um bom tempo, ele é totalmente idiota, e é o que faz dele muito engraçado. Vale muitas risadas.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!