quarta-feira, 17 de abril de 2013

10 Filmes da Dinamarca


A Dinamarca é uma monarquia parlamentarista situada na escandinávia, Europa setentrional e membro da comunidade europeia. Tem uma área e um PIB igual ao estado do Rio de Janeiro, mas um terço da população. É também o país menos desigual e, segundo pesquisas, o mais feliz do mundo.
A história do cinema dinamarquês é muito rica e seu maior nome é Carl Theodor Dreyer, um dos grandes gênios percursores do cinema, que começou a fazer filmes na década de 1910.
Especialmente depois dos anos 1990, tornou-se uma das cinematografias mais originais e estimulantes do mundo.
Um dos motivos foi o manifesto Dogma'95 que possibilitou o surgimento de uma nova geração de cineastas como Lars von Trier, Thomas Vinterberg e Susanne Bier, entre outros.
O manifesto limitava as condições técnicas dos filmes, o que na prática possibilitava a produção de obras mais baratas e experimentais.
Esta lista traz, como sempre, apenas 10 filmes de uma filmografia imensa. Para facilitar, coloco apenas um filme por diretor (todos dinamarqueses), sendo que alguns deles mereceriam suas próprias listas,

1.  A Caça (Thomas Vinterberg, 2012. Mads Mikkelsen é um recém-divorciado, que trabalha numa escola infantil e é vítima da mentira de uma criança, que torna sua vida na comunidade insuportável. um filme urgente e brilhante sobre a sociedade atual, que prende a atenção do início ao fim. Vinterberg é um dos fundadores do Dogma, autor de filmes como 'Festa de Família' e 'Submarino') 

2.  Pusher (Nicolas Winding Refn, 1996. um pequeno traficante de Copenhage entra em desespero depois de um negócio fracassado o deixar com uma enorme dívida com o chefão das drogas. primeira parte da vibrante trilogia das drogas, que lançou Refn. mais tarde o diretor viria a realizar 'Bronson' e 'Drive')

3.  A Festa de Babette (Gabriel Axel, 1987. baseado num livro de Karen Blixen. uma misteriosa francesa emprega-se na casa de duas irmãs num pequeno povoado dinamarquês. um dia ela ganha uma pequena fortuna na loteria e para retribuir a acolhida da comunidade faz um banquete inesquecível para eles. vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 1988, chamou a atenção do mundo para o cinema dinamarquês)

4.  Pelle, o Conquistador (Bille August, 1987. versão do clássico da literatura de Martin Andersen Nexø. conta a história de um grupo de imigrantes suecos, que no final do século 19 mudam-se para uma ilha dinamarquesa em busca de uma vida melhor. entre eles está Lasse - Max von Sydow - e seu filho Pelle. eles são tratados com preconceito, mas nunca desistem dos seus sonhos. um belo filme, que ganhou outro Oscar em 1989 e mais a Palma de Ouro em Cannes. abriu espaço para August realizar 'As Melhores Intenções' - outra Palma de Ouro em 1992 -, 'A Casa dos Espíritos' e 'Marie Krøyer')

5.  O Amante da Rainha (Nikolaj Arcel, 2012. uma jovem rainha, casada com um rei louco - Mikkel Boe Følsgaard -, apaixona-se pelo médico de seu marido - Madds Mikkelsen, sempre ele - e, juntos começam uma revolução, que mudou a história da Dinamarca. ótimo drama histórico, indicado ao último Oscar, com bela direção de arte. o diretor já está preparando seu primeiro filme americano 'The Power of the Dog')

6.  Os Idiotas (Lars von Trier, 1998um grupo de jovens intelectualizados resolve se passar por retardados, como forma de protesto e anarquizar a sociedade. um dos últimos filmes de Von Trier na Dinamarca, feito segundo os parâmetros do manifesto Dogma 95. é hoje um dos grandes nomes do cinema mundial, com filmes como 'Dançando no Escuro', 'Dogville' e 'Melancolia'. já está merecendo uma lista só dele)

7.  Em um Mundo Melhor (Susanne Bier, 2010um médico dinamarquês divide o tempo entre seu trabalho humanitário na África, onde é ameaçado pelas violentas milícias e sua idílica vida no país natal. onde seu filho mais velho tenta lidar com o bullying na escola com a ajuda de seu novo melhor amigo, que perdeu a mãe e foi morar com o pai. bom filme, ganhador do Oscar de Filme Estrangeiro de 2011. Bier também participou do Dogma com 'Corações Livres' e fez sucesso com 'Depois do Casamento', 'Brødre, 'Coisas que Perdemos pelo Caminho', o recente 'Amor é Tudo o Que Você Precisa' e lança em setembro de 2013 'Serena' com Jennifer Lawrence e Bradley Cooper)

8.  Teddy Bear - 10 Horas Até o Paraíso (Mads Matthiesen, 2012. um fisiculturista de 38 anos vive com a mãe e nunca teve uma namorada. quando o tio dele casa-se com uma tailandesa, ele resolve fazer o mesmo caminho e viaja para a Tailândia em busca de um casamento. um romance singelo e nada convencional. boa estreia do diretor em longas)

9.  Praga (Ole Christian Madsen, 2006Mads Mikkelsen é um homem que viaja com a esposa para a capital tcheca para trazer de volta o corpo do seu falecido pai. lá descobre que nada sabia sobre ele ou sobre os estranhos costumes do país. um filme simpático e irônico, que brinca com a estranheza dos dinamarqueses em contato com outras culturas, tema que o diretor repetiria em 'Superclásico', passado em Buenos Aires. ele ainda dirigiu 'Flammen e Citronen' sobre dois heróis da resistência na segunda guerra)

10.  Sequestro (Tobias Lindholm, 2012. um navio de uma transportadora dinamarquesa - um dos pilares da economia do país - é tomado por piratas na costa das Somália e seus tripulantes mantidos reféns por mais de quatro meses de desgastantes negociações entre o CEO da empresa e os sequestradores. bom filme, tenso e sem pirotecnias. vencedor do último Bodil Awards, o Oscar dinamarquês)

Menções honrosas: Nothing's All Bad (Mikkel Munch-Fals, 2010), Broderskab (Nicolo Donato, 2009), As Maçãs de Adam (Anders Thomas Jensen, 2005), Pretty Boy (Carsten Sønder, 1993), Dançando pela Vida (Kaspar Rostrup, 1989), Terribly Happy (Henrik Ruben Genz, 2008), Além do Desejo e En Familie (Pernille Fischer Christensen, 2006 e 2010), A Palavra e Gertrud (Carl Theodor Dreyer, 1955 e 1964),...

Veja ainda: "10 Filmes de Diretores Irmãos"

23 comentários:

  1. Mikkelsen é o Ricardo Darín dinamarquês....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vinícius,
      Ele está em todas.
      Agora começa a fazer sucesso nos EUA como o Hannibal Lecter da série de TV.
      Aliás ele está ótimo, como sempre.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Hahaha, são derivações do Gérard Depardieu!!!

      Excluir
  2. Lista muito interessante, daí só vi A Caça e Os Idiotas. Vou procurar ver os outros o quanto antes.
    Mais um filme muito bom é Dias de Ira, dos anos 40 se não me engano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Eu não vi Dias de Ira, é mais um dos clássicos do Carl Dreyer, que teve que fugir do país por causa dele, que fazia menção à ocupação nazista no país.
      Preciso fazer um festival Dreyer qualquer dia, já estou até falando dinamarquês, hehe.
      Obrigado pela lembrança!
      Abs!!!

      Excluir
  3. É ótima idéia para lista. Tenho boa fascinação em Escandinávia. Você poderia fazer a lista para cada país escandinávia: Noruega, Suécia, Finlândia e talvez Islândia. Esses países têm sua própria história de cinema interessante.

    Nessa lista, só assisti um (ai que vergonha): A Festa de Babette, é belo! Vou colocar esses filmes citados na minha lista para assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Germano,
      Na verdade eu dei uma enganada e minha lista tem uns 30 filmes, hehe. Recomendo todos eles!
      Quanto a fazer dos outros países da Escandinávia, vamos com calma. Tem muito país no mundo merecendo lista, né?
      Mas de lá, a Suécia deve ser a próxima.
      Abs!!!

      Excluir
  4. Ótima lista! Tem muita coisa que eu não conhecia e me despertou o interesse, vou atrás de ver. Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  5. Boa lista, prefiro Depois do Casamento do que Em Um Mundo Melhor.

    Um filme que eu sempre quis assistir mas nunca encontrei disponível para download é "Blinkende lygter"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Te confesso que não gosto de 'Depois do Casamento'.
      Já o 'Blinkende Lygter' eu não vi, mas existe o torrent para baixar sim, acabei de conferir e tem vários releases com seeders.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Anônimo,
      Graças à sua indicação, acabei de ver 'Blinkende Lygter'. É muito bom. O Mads Mikkelsen está mais psicopata que nunca. Recomendo!
      Detalhe, não tem legenda em português, mas tem em inglês no OpenSubs, se servir...
      Abs!!!

      Excluir
  6. desses eu vi quase todos, gosto de muitos e tenho como preferido o brilhante depois do casamento.

    assista, armando. essencial pra justa edição da lista. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Eu optei por colocar apenas um filme por diretor, por isso escolhi o "Em um Mundo Melhor".
      Assisti "Depois do Casamento" e até o cito no item da Susanne Bier, mas é um filme que considero superestimado. Acho um dramalhão exagerado, cheio de clichês. Apesar do bom trabalho dos atores, ele não me emocionou.
      Minha opinião...
      Abs!!!

      Excluir
  7. Eu estou viciada no cinema dinamarquês! Estou tentando baixar "Praga" e estou com muita dificuldade. Consegui baixar com legendas em inglês, o que não é problema, o chato é que veio com um tradutor simultâneo em russo. Aí é muito ruim... Não sei mais o que faço para achar. Parabéns pela lista! Depois vou vasculhar mais coisas. ;)
    Um abraço
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,
      Praga tem legendas srt em português no OpenSubs (http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3578533/prag-pb) e também no legendas.tv.
      Quanto ao tradutor simultâneo em russo, é insuportável... mas no aparelho leitor (DVD ou BD Player) eu consigo separar os canais de áudio, quando disponível. Verifique seu aparelho.
      Boa sorte!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Obrigada, Armando! Consegui tirar o russo falando. E obrigada pela legenda. ;) Um abraço, Cristina

      Excluir
  8. Pôxa, acabei de escrever um comentário, mas não sei se foi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal!
      Todos os comentários do blog são moderados por mim.
      Eu até recebo aviso de novo comentário, mas nem sempre dá para liberar imediatamente.
      Paciência, amigos! Isso é para evitar engraçadinhos com spams e comentários ofensivos.
      Abs!!!

      Excluir
  9. Achei esse link do filme Praga com audio origina e legenda em portugues. Espero que gostem.
    http://sonatapremieres.blogspot.com.br/2012/06/praga_4583.html

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!