quarta-feira, 10 de abril de 2013

10 Filmes de Diretores Irmãos


Não temos ninguém mais próximos na vida que nossos próprios irmãos.
Desde Louis e Auguste Lumiére, é normal ver irmãos trabalhando juntos em funções complementares - no caso diretor e produtor -, mas dividir a direção já não é tão comum.
É curioso que quando irmãos dirigem filmes juntos, complementando suas visões criativas, geralmente os resultados são bons.
Esta lista traz 10 pares de irmãos que já dividiram a direção em seus filmes.

1.  Jean-Pierre e Luc Dardenne - A Criança (os irmãos belgas, nascidos em Liége em 1951 e 1954, respectivamente, são os grandes nomes do cinema do país. já ganharam duas Palmas de Ouro - por 'Rosetta' e 'A Criança' - e mais um prêmio de melhor direção  - 'O Garoto de Bicicleta' - no Festival de Cannes. adeptos de um cinema naturalista, retratam sempre a classe baixa do país, com luz natural e câmera na mão. em 'A Criança' de 2005, um casal jovem, ele com 20, ela com 18 anos, vivem de auxílio desemprego e pequenos roubos, quando ela tem um bebê. ele só se interessa pelo filho quando vê a chance de ganhar dinheiro, vendendo-o para adoção. um excelente filme, estrelado por Jérémie Renier, ator sempre presente nos filmes da dupla)

2.  Paolo e Vittorio Taviani - A Noite de São Lourenço (nascidos em 1931 e 1929, na Toscana, Itália. formados um em Belas Artes e o outro Direito, começaram no cinema influenciados por Rossellini. seus filmes são sempre politizados, costumam dirigir as sequências alternadamente, com o outro apenas observando, sem interferir. juntos, dirigiram, roteirizaram e produziram mais de 20 filmes. ganharam a Palma de Ouro em Cannes por 'Pai Patrão', o prêmio do Juri duas vezes, em 2012 por 'César deve Morrer' e em 1983 pelo belo 'A Noite de São Lourenço', que conta a história da noite em que os habitantes de San Miniato - a cidade natal dos diretores - abandonam juntos a cidade ocupada pelos nazistas, na esperança dos americanos estarem chegando para libertá-los)

3.  Joel e Ethan Coen - Onde os Fracos não Têm Vez (nasceram no Minnessotta em 1954 e 1957, de pais professores. quando criança, Joel conseguiu comprar uma câmera Super-8 com o dinheiro que ganhou cortando gramados e, junto com o irmão, refazia filmes que viam na televisão. seus filmes, desde 'Gosto de Sangue' de 1984 sempre têm em comum a violência e um certo humor negro e sempre foram bem recebidos pela crítica, recebendo centenas de prêmios e indicações. inclusive quatro Oscars pelo ótimo 'Onde os Fracos não têm Vez', onde um caçador, na zona rural do Texas, se depara com cadáveres de traficantes, aparentemente mortos numa transação de drogas que deu errado, junto com os corpos estão dois milhões de dólares, que ele decide pegar, em vez de avisar a polícia)

4.  Andy e Lana/Larry Wachowski - Matrix (nascidos em Chicago, de família polonesa, em 1967 e 1965. Lana nasceu Laurence, mas em 2000 mudou de sexo e de nome. já dirigiram seis filmes juntos, mas o seu grande sucesso é a trilogia 'Matrix'. no primeiro filme de 1999, um hacker - Keanu Reeves - fica sabendo através de um grupo rebelde, a verdade sobre o que ele pensa ser a realidade e o seu papel na luta contra os controladores, um roteiro engenhoso em um filme tecnicamente brilhante)

5.  Albert e Allen Hughes - Do Inferno (os gêmeos Hughes nasceram em Detroit em 01/04/1972, filhos de pai negro e mãe armênia. depois da separação dos pais, mudaram com a mãe para a Califórnia, onde ganharam dela a primeira câmera e, aos 12 anos, começaram suas produções caseiras. seus filmes costumam ser violentos e energéticos, como 'Ameaça à Sociedade' e 'O Livro de Eli'. o bom suspense 'Do Inferno' de 2001, estrelado por Johnny Depp, como o inspetor que investiga os assassinatos de Jack o Estripador em Londres da era Vitoriana)

6.  Chris e Paul Weitz - Um Grande Garoto (nasceram em Nova York em 1969 e 1965. hoje trilham caminhos separados, mas dirigiram juntos seus três primeiros filmes, 'American Pie', 'O Céu Pode Esperar' e, o melhor deles, 'Um Grande Garoto', baseado num livro de Nick Hornby e que lhes valeu uma indicação ao Oscar de roteiro adaptado. é a história de um londrino de 30 anos - Hugh Grant -, rico e imaturo, que inventa um filho para frequentar reuniões de mães divorciadas, até conhecer um garoto de 12 anos - Nicholas Hoult -, com quem acaba ficando ligado) 

7.  Bobby e Peter Farrelly - Quem vai Ficar com Mary? (nascidos em 1958 e 1956 em Coney Island, descendentes de irlandeses. costumam fazer humor politicamente incorreto, sobre problemas físicos e mentais, mas sempre com muito sucesso. sua estreia foi com a comédia 'Debi e Lóide', mas seu grande sucesso veio no terceiro filme, 'Quem Vai Ficar com Mary?' sobre um nerd que consegue convidar para o baile de formatura a garota mais popular da escola, mas perde a chance de ficar com ela por conta de um acidente bizarro. treze anos mais tarde, ele contrata um detetive para encontrá-la)

8.  David e Jerry Zucker - Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (nascinos no Wisconsin em 1947 e 1950, se uniram ao amigo de infância Jim Abrahams para fazer seus primeiros experimentos e cinema e também dirigir seus três primeiros filmes. 'Apertem os Cintos', 'Top Secret' e 'Por Favor, Matem Minha Mulher'. depois disso, cada um começou a dirigir seus próprios filmes, com sucesso. com 'Apertem os Cintos' eles criaram um novo filão no cinema comercial, o de comédias nonsense, recheadas de referências de outros filmes, que além das continuações, renderam incontáveis imitações)

9.  Jay e Mark Duplass - Cyrus (os Duplass pertencem a uma família católica de ascendência cajun de Nova Orleans.nasceram em 1973 e 1976. juntos dirigiram cinco filmes até aqui. enquanto o mais jovem participava de uma banda de rock indie e atuava como ator, o mais velho se dedicava mais a direção. o filme de mais destaque da dupla é 'Cyrus' sobre um divorciado - John C. Reilly - que conhece a mulher dos seus sonhos e... o terrível filho dela - Jonah Hill)

10.  Anthony e Joe Russo - Dois é Bom, Três é Demais (nascidos em 1972 e 1971, os irmãos Russo dirigiram juntos quatro filmes no cinema, mas têm uma sólida carreira em séries de televisão, como 'Community' e 'Arrested Development', que lhes deu um Emmy. este currículo lhes valeu o convite para dirigir o novo blockbuster do Capitão América. por enquanto, seu filme de maior impacto é 'Dois é Bom, Três é Demais', sobre um inconveniente padrinho de casamento - Owen Wilson - que vai morar com os recém-casados quando perde o emprego)

Menções honrosas: Danny e Oxide Pang, Michael e Peter Spierig, Colin e Greg Strause,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pássaros"

Um comentário:

  1. A nova série Togetherness de irmãos Jay e Mark Duplass conta a história de dois casais que têm de viver na mesma casa para fugir da rotina da vida e suas aventuras para conseguir é que o elenco vai enfrentar situações engraçadas que não são irrealistas.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!