segunda-feira, 22 de abril de 2013

10 Filmes sobre Pena de Morte


A pena de morte é uma forma de punição criada pelos sistemas judiciários, desde a antiguidade, que permite ao Estado executar condenados por crimes que este considera hediondos.
Este tipo de punição tem permitido abusos desde execuções de opositores políticos, de pessoas que não aceitam a religião ou a moral vigente. Por conta disso já foram e ainda são assassinados ateus, homossexuais, "bruxas", comunistas, direitistas, adúlteros ou sejam quais forem os "crimes" que o sistema de justiça que serve àquela comunidade considera.
Mesmo nos casos de crimes contra a vida, largamente aceitos como justificativa para a pena capital, os abusos acontecem com frequência, graças aos inevitáveis erros de investigação ou julgamento.
Hoje cerca de 73 países ainda permitem a execução de pessoas por injeção letal, eletrecução, enforcamento, apedrejamento, fuzilamento, asfixia... Como já foi no passado por crucificação, fogueira, guilhotina, decapitação, esmagamento por elefante e tantos outros métodos doentios imaginados pelo homem.
Esta lista traz 10 filmes sobre o tema.

1.  Ao Abismo, um Conto de Morte, um Conto de Vida (o cineasta Werner Herzog sempre faz as perguntas certas e sempre está do lado certo. neste documentário, ele investiga a fundo o ambiente onde estavam inseridos dois jovens condenados por triplo assassinato, todos por motivo fútil, no Texas. apesar de entendermos a história de violência e falta de oportunidades, jamais ficamos do lado dos bandidos e ainda assim, o filme nos coloca contra a bárbara pena de morte aplicada nos EUA. um diretor brilhante e um documento essencial para compreendermos a nossa época)

2.  Os Últimos Passos de um Homem (uma freira recebe uma carta de um condenado à morte, que busca conforto e ajuda para tentar reverter sua pena. ela vai visitá-lo e apesar de sua personalidade detestável, racista e misógino, ela acaba por se compadecendo de sua situação, o que revolta as famílias das vítimas. brilhantemente dirigido por Tim Robbins, deu um merecido Oscar a Susan Sarandon e o prêmio de melhor ator em Berlin para Sean Penn. um grande filme baseado em fatos reais)

3.  À Espera de um Milagre (a história contada sob o ponto de vista de um guarda do corredor da morte - Tom Hanks - numa prisão da Louisiana em 1935. fala sobre sua amizade com um prisioneiro negro e grandalhão - Michael Clarke Duncan-, acusado pela morte de duas garotas brancas. dirigido por Frank Darabont, com base num livro de Stephen King, o filme joga um pouco de fantasia sobre o tema, mas levanta a questão das condenações baseadas em racismo. belo e muito emocionante)

4.  As Bruxas de Salém (em 1692, na cidade de Salem, Massachussets, um grupo de adolescentes brinca de fazer um ritual de magia branca para atrair o amor de jovens rapazes. mas a pequena vila puritana vê a brincadeira como bruxaria e, uma a uma vai condenando as garotas envolvidas à forca por envolvimento com o diabo. um exemplo de justiça inspirada por preconceito religioso. baseado numa peça de Arthur Miller, na verdade uma metáfora sobre o macarthismo)

5.  Capote (em 1959, o sofisticado escritor Truman Capote decide investigar o assassinato brutal de uma família do interior do Kansas, como material para seu novo livro. ele viaja até o local e inicia uma série de entrevistas com os assassinos, condenados à morte. acaba se envolvendo com um deles e, entre a atração e o interesse em compor um grande livro, contrata advogados para adiar sua execução. grande atuação de Philip Seymour Hoffman, ganhador do Oscar)

6.  Pierrepoint, o Lavador de Almas (a história real de Albert Pierrepoint, o mais notório e último carrasco da Grã-Bretanha, que entre 1932 e 1955 enforcou cerca de 608 pessoas entre condenados pela justiça e prisioneiros nazistas. ele seguiu os passos do pai e do tio, também executores, e exerceu sua profissão com competência e dignidade. ótima atuação de Timothy Spall)

7.  Quero Viver! (Barbara Graham era uma prostituta, mentirosa compulsiva que é presa por perjúrio. quando sai da cadeia, envolve-se com marginais perigosos e é novamente presa. acusada por eles como assassina e sem credibilidade perante a justiça, ela acaba sendo condenada à morte e executada na câmara de gás em 1955. dirigido por Robert Wise, baseado numa história real, deu a Susan Hayworth o Oscar de melhor atriz)

8.  Glória Feita de Sangue (em 1916, durante a primeira guerra, um general francês ordena um ataque suicida e, como nem todos os seus soldados, puderam avançar, ele determina que os sobreviventes sejam mortos por covardia, justificando seu erro de estratégia. como sua ordem absurda não é obedecida, exige o julgamento e execução de três soldados para servirem de exemplo. primeiro grande filme de Stanley Kubrick)

9.  A Tênue Linha da Morte (em 1976, uma abordagem de trânsito rotineira resulta no assassinato de um policial. dez anos mais tarde, um homem está na fila de execução pelo crime. o diretor Errol Morris, acreditando na inocência do condenado, decide investigar o ocorrido e realizar um documentário, onde expõe os erros absurdos do corrupto sistema de justiça do Texas. sua pesquisa resulta no cancelamento das penas e posterior libertação do condenado. mais tarde, ele viria a processar o diretor - que na prática salvou sua vida - por "usar a história da sua vida sem autorização". o cinema usado como arma social)

10.  A Vida de David Gale (um professor de filosofia - Kevin Spacey -, ativista contra a pena de morte é acusado de estupro e assassinato de uma colega ativista e colocado, ele mesmo, no corredor da morte por seis longos anos. dias antes de sua execução, ele manda chamar uma repórter pouco experiente - Kate Winslet - para quem promete contar "a verdade" sobre os fatos. bem interpretado e dirigido como um thriller por Alan Parker, o filme chega a uma solução final inverossímil e desonesta com o espectador)

Menções honrosas: A Canção do Carrasco, A Marca da Forca, A Busca pela Justiça, A Última Ceia, Possuídos, Shocker, Crime Verdadeiro, Monster, Entre a Vida e a Morte, A Primeira Página, Nicholas e Alexandra, Justa Causa, No Corredor da Morte, Jesus de Nazaré,...

Veja ainda: "10 Filmes Dirigidos por Diretores Irmãos"

13 comentários:

  1. Faltou "Pela vida de um amigo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Eu não vi o filme "Pela Vida de um Amigo" (Return to Paradise, 1998), mas fiquei interessado.
      Valeu a dica!
      Abs!!!

      Excluir
  2. "Dias De Violência" ("Too Young To Die?") também poderia ser mencionado?

    Pelo que lembro, o final do filme dá a entender que a guria foi executada. Mas esse filme é vagamente baseado numa história real, e a condenada de verdade conseguiu reverter a sentença e tá viva até hoje.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Too Young to Die?

    ResponderExcluir
  3. Senti falta de Dançando no escuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Você está certa, ele poderia entrar na lista.
      Obrigado pela lembrança!
      Abs!!!

      Excluir
  4. faltou o "Caso do irmãos Naves" que trata de um caso que é considerado um dos maiores erros do nosso sistema judiciário

    ResponderExcluir
  5. Faltou "O caso dos irmãos Naves" que trata de um caso que é considerado um dos maiores erros do nosso sistema judiciário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ninguém,
      O tema desta lista é "pena de morte"...
      Não é o caso dos irmãos Naves, até porque a pena capital foi abolida no Brasil no século XIX.
      Abs!!!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom post! Mas, 'A Última Chance' (Last Dance) - 1996, seria obrigatório estar aí.

    ResponderExcluir
  8. filme de pena de morte: faltou este o fim de um carrasco

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!