sexta-feira, 12 de abril de 2013

10 Filmes sobre Secretárias


Secretárias(os) ou "assistentes administrativos", como é politicamente correto chamar, costumam estar no nível hierárquico mais baixo das empresas. Mas, por outro lado, detém prestígio e influência, graças à sua proximidade com os poderosos.
O cinema já retratou as secretárias - na maioria das vezes mulheres - inúmeras vezes, algumas delas com maior destaque.
Veja uma lista com 10 filmes sobre essas assistentes tão imprescindíveis na nossa vida.

1.  A Datilógrafa (Rose Pamphyle / Déborah François. deliciosa comédia romântica francesa sobre uma linda garota do interior, que não quer levar a vida programada pelo pai e vai atrás de uma vida mais moderna. torna-se secretária de um agente de seguros - Romain Duris -, com quem sonha se casar e, com empenho dele, participa de um concurso internacional de datilografia. divertidíssimo!)

2.  Secretária (Lee Holloway / Maggie Gyllenhaal. depois de passar um tempo num sanatório, uma garota faz um curso de secretária e acaba sendo contratada por um estranho advogado - James Spader -, com quem desenvolve uma relação muito além de profissional. uma espécie de '50 Tons de Cinza' original, o inesperado encontro entre um sádico e uma masoquista. diferente e divertido)

3.  O Diabo Veste Prada (Andy Sachs / Anne Hathaway e Emily / Emily Blunt. uma jornalista recém-formada, vinda do interior para Nova York, consegue seu primeiro emprego como assistente da mais prestigiada editora de moda do mundo - Meryl Streep. mas logo ela vai perceber que sua vida não será nada fácil. com a ajuda de outra secretária mais experiente, ela terá que sobreviver ao diabo)

4.  Uma Secretária de Futuro (Tess McGill / Melanie Griffith e Cyn / Joan Cusack. uma secretária inteligente e agressiva, percebe que sempre será vista como uma mera secretária e jamais vai subir na vida, se não vencer esse preconceito. ela descobre que sua nova chefe - Sigourney Weaver - pretende utilizar suas ideias em benefício próprio e, quando esta sofre um acidente de esqui, aproveita para passar-se por ela. as melhores falas do filme e os piores penteados são as da sua melhor amiga e também secretária - Joan Cusack. uma ótima comédia de Mike Nichols, vencedora do Oscar de canção para Carly Simon e indicada a outros cinco Oscars, incluindo filme, diretor, atriz e atrizes coadjuvantes)

5.  Como Eliminar seu Chefe (Judy Bernly / Jane Fonda, Violet Newstead / Lily Tomlin e Doralee Rhodes / Dolly Parton. três assistentes de um chefe machista e estúpido, planejam tomar conta do escritório, acabando com os assédios e a ineficiência. fantasiam como seria sequestrá-lo e eliminá-lo. a cantora Parton, em seu primeiro filme, rouba a cena como a secretária loira, que todos pensam que tem um caso com o chefe. comédia divertida e despretensiosa dos anos 1980) 

6.  A Proposta (Andrew Paxton / Ryan Reynolds. uma executiva arrogante - Sandra Bullock - se vê em maus lençóis quando é ameaçada de deportação, por ser canadense e estar trabalhando ilegalmente nos EUA. ela então usa seu poder para forçar seu jovem secretário a casar-se com ela, para que ela consiga o visto. ele aceita, em troca de uma promoção. comédia romântica, sucesso de bilheteria)

7.  Os Caça-Fantasmas (Janine Melnitz / Annie Potts. ok, o filme não é sobre a secretária, mas ela é a melhor coisa deste clássico dos anos 1980 ao lado do boneco de marshmallow. três professores de parapsicologia decidem montar um negócio para caçar fantasmas em Nova York e contratam uma secretária amalucada para ajudá-los)

8.  Erin Brockovich (Erin Brockovich / Julia Roberts. uma mãe solteira de três filhos, desempregada, consegue um emprego de secretária num pequeno escritório de advocacia. quando descobre que a água de uma cidade estaria sendo contaminada por uma grande empresa de gás, convence seu chefe a investigar e torna-se ela mesma, a conselheira legal num caso de 333 milhões de dólares. baseada em fatos reais, deu o Oscar a Julia Roberts)

9.  Psicose (Marion Crane / Janet Leigh. a secretária de uma imobiliária, recebe um envelope com 40 mil dólares em dinheiro de um cliente e sai mais cedo numa sexta-feira para depositar o valor. mas, como ela terá dois dias para ser descoberta, decide fugir com o dinheiro sem destino pela estrada, até encontrar um motel fora da estrada para hospedar-se... pela última vez) 

10.  007 A Serviço Secreto de Sua Majestade (Moneypenny / Lois Maxwell. um dos personagens mais presentes nos filmes de James Bond é a secretária articular de M no MI-6 que vive acobertando as escapadas de Bond com as mulheres. Maxwell viveu a personagem 14 vezes, mais que qualquer um dos atores que viveu o agente. suas participações costumam ser pequenas, uma das mais relevantes foi no único interpretado por George Lazenby, onde ela impede que Bond se demita)

Menções honrosas: Ambição Fatal (Kris Bolin), Homem de Ferro (Pepper Potts), Primavera para Hitler (Ulla), Ninguém Segura essa Garota (Katie),... 

Veja ainda: "10 filmes sobre Chocolate"


PS: Esta lista foi feita por sugestão do leitor Igor. Obrigado! Continuem enviando sugestões!

4 comentários:

  1. Ontem eu assisti "A Datilógrafa" e completei exatamente 100 filmes que descobri graças ao Blog em 2 anos. Valeu Armando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonatas!!!
      Você não sabe o quanto seu comentário me deixa feliz.
      Espero que desses 100 filmes, você tenha gostado de pelo menos uns 80, hehe
      Obrigado mesmo!
      Abs!!!

      Excluir
  2. Olá Armando
    onde encontro o filme "uma secretária de futuro" para baixar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. No meu curso de Yurismo assisti ao filme da Julia Roberts Eron Brocovich. E por coincidência trabalho como secretária agora de uma advogada. Assisti a uns 5 filmes desses, alguns clássicos, vou tentar ver outros.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!