sexta-feira, 5 de abril de 2013

Os 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo Roger Ebert


O público de cinema reconhece atores, alguns diretores, pouquíssimos produtores e técnicos, mas não costuma dar grande importância aos críticos.
Alguns deles, como Pauline Kael, Vincent Canby, André Bazin, Leonard Maltin, François Truffaut ajudaram a formar o pensamento crítico sobre o cinema como arte, promovendo seu desenvolvimento. No Brasil alguns dos maiores nomes são os de Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet e Rubens Biáfora, dentre outros, 
No último dia 4 de abril de 2013, perdemos, ao 70 anos de idade, um dos mais importantes e influentes dos críticos que o cinema já teve, o americano Roger Ebert.
Ebert era apaixonado por cinema, como nós. Escrevia sua coluna no Chicago Sun-Times desde 1967, teve programas de TV, em companhia do também crítico Gene Siskel  durante 23 anos e foi pioneiro na internet.
Escreveu diversos livros, guias e até roteiros para filmes. Em 1975 tornou-se o primeiro crítico de cinema a ganhar o prêmio Pullitzer. Ganhou também diversos outros prêmios, inclusive sendo indicado a 7 Primetime Emmys, por seus programas televisivos.
Desde 1999, Roger organizava um festival de cinema em Champaign, Illinnois, conhecido como "Eberfest", que cresce a cada ano e terá sua 15ª edição já a partir do próximo 17 de abril.
Como uma homenagem ao seu trabalho, o Listas de 10, reproduz uma lista que ele publicou há um ano no seu Roger Ebert's Journal (link), onde ele escolheu os 10 melhores filmes de todos os tempos. Confira a bela lista do mestre!

1.  Aguirre, a Cólera dos Deuses (Werner Herzog, 1972. em meados do século XVI, na selva peruana, o espanhol Pizarro lidera uma expedição em busca da lendária Eldorado, quando um de seus homens, Aguirre - o louco/gênio Klaus Kinski - consumido pela loucura, sonha conquistar a América. Ebert tinha grande admiração e amizade por Herzog, a quem considerava "o maior visionário do cinema e o mais obcecado pelos grandes temas")

2. 
 Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979. durante a guerra do Vietnã, um capitão tem a missão para capturar ou assassinar um coronel - Marlon Brando - que desertou e criou uma tribo onde ele era um deus. baseado no livro 'Coração das Trevas' de Joseph Conrad. Roger compartilha aqui a visão do "crítico" François Truffaut, que destaca o filme como um exemplo do prazer e da dor de fazer cinema, devido às suas dificílimas filmagens e do resultado final, absolutamente vibrante)

3.  Cidadão Kane (Orson Welles, 1941. depois da morte do grande magnata das comunicações, jornalistas investigam o sentido de sua palavra final, "rosebud", que poderia traduzir o significado da sua vida. um roteiro brilhantemente construído e uma direção inventiva, que surpreende até hoje. é unanimidade nas listas de melhores de qualquer crítico e, segundo Ebert, "o filme fala por si só", não precisa explicar sua presença nesta lista)

4. 
 A Doce Vida (Federico Fellini, 1960. uma semana na vida de um paparazzo - Marcello Mastroiani -, entre os ricos e famosos em Roma. dentre as obras-primas do diretor, "8 e ½" , "Amarcord" e "A Estrada da Vida", Ebert escolheu este por se identificar mais com ele: "um filme sobre o tipo de vida que eu sonhava viver, que mais tarde, tornou-se um filme sobre o tipo de vida que eu estava vivendo e sobre a minha fuga daquela vida")

5. 
 A General (Buster Keaton, 1925último filme dirigido pelo genial Buster Keaton. conta com bom humor a história de um grupo de soldados da união, que rouba a locomotiva General do exército confederado e a luta do maquinista para recuperá-la. único filme mudo da lista e, segundo Ebert, "o melhor filme de Keaton", que diz ainda: "seus filmes envelheceram melhor que os do seu rival, Charles Chaplin, ele parece um visitante moderno ao mundo dos palhaços mudos")

6. 
 O Touro Indomável (Martin Scorsese, 1980. biografia do campeão de boxe Jake La Motta - Robert DeNiro -, que destrói a carreira e a família com seu comportamento auto destrutivo. segundo Ebert: apesar de muitos preferirem "Taxi Driver", este é "o melhor e mais pessoal dos filmes do diretor, um filme que este afirma que, de certa maneira, salvou sua vida. é a melhor expressão cinemática da tortura e dos ciúmes, é o seu Othello")

7. 
 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968. a humanidade encontra um estranho objeto na superfície lunar e, com a ajuda de um computador super inteligente, vai atrás de respostas. "um grande salto visionário em sua visão do homem e do universo. uma obra que surgiu no auge do otimismo tecnológico da humanidade")

8. 
 Era uma Vez em Tóquio (Yasujirô Ozu, 1953. um casal de idosos visita seus filhos e netos na cidade grande, mas estes não têm muito tempo para lhes dar atenção. segundo Roger, qualquer dos filmes de Ozu poderia estar na lista, pois todos são universais. e acrescenta: "quanto mais velho eu fico, mais eu observo como a idade afeta nossos relacionamentos, quanto mais eu penso, mais este filme tem para nos ensinar")

9 .
 A Árvore da Vida (Terrence Malick, 2011. a história de uma família texana na década de 1950, sob a ótica do filho mais velho, que testemunha a perda da inocência, as lutas com seus pais e os choques de suas filosofias. além das qualidades da obra, Ebert reconhece que escolheu este novo filme em 2012 para dar-lhe visibilidade, para fazer propaganda mesmo, o que seria uma das atribuições dos críticos. "eu acredito que este é um filme importante e sua estatura só tende a crescer nos próximos anos")

10. 
 Um Corpo que Cai (Alfred Hitchcock, 1958. em San Francisco, um policial aposentado por ter adquirido um trauma de altura, investiga as estranhas atividades da jovem esposa de um amigo. este filme é uma adição recente à lista, para a qual Roger teve que tirar outro filme de Hitch, "Notorious". porque "depois de assistir a ambos durante várias sessões nas universidades, eu decidi que "Vertigo", afinal,  é o melhor entre esses dois filmes quase perfeitos")

Veja ainda: "10 Filmes Essenciais por Década"



19 comentários:

  1. Grande crítico.Li duas de suas obras A Magia do Cinema e Grandes Filmes,ambos ótimos.Uma pena a perda.

    E compartilho com ele a opinião que Apocalypse Now é um dos maiores.

    ResponderExcluir
  2. muita pessoas criticam o A Árvore da Vida,porque ele não segue a linha de filme da industria,que tem traz:inicio,meio e fim bem explicadinho e mastigado.A Árvore da Vida não segue a linha cinematográfica é difícil realmente pegar a linha do raciocínio. porém é um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  3. Não discuto a qualidade dos filmes nem sua importância na história, mas 90% da lista contém filmes concebidos antes de 1980, será opinião saudosista ou de lá pra cá a capacidade de se contar histórias e os temas relevantes acabaram????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Sua pergunta é bastante pertinente, acho que vale a pena pensar a respeito.
      Pessoalmente acredito que o tempo nos faz reconhecer o clássico, o que é realmente importante.
      Aliás é esta a defesa que Ebert faz de 'Tree of Life', que ele crê que sua importância tende a crescer com o tempo.
      Talvez algum filme do Haneke ou do Von Trier possa crescer com o passar dos anos. Me pergunte novamente daqui uns 10 anos.
      Gosto desta lista e, obviamente, a minha seria um pouco diferente. Não deixaria faltar um Bergman e optaria por Kurosawa em vez de Ozu. Cada um com sua opinião...
      Abs!!!

      Excluir
  4. só se for lista dos 10 melhores pra dormir

    ResponderExcluir
  5. Vai dormir Luiz Gustavo!

    ResponderExcluir
  6. Em uma lista desta você tem que levar em conta o gênero de filmes que ele classificou

    ResponderExcluir
  7. Apocalipse Now é dos melhores, sem dúvida. Um bom cinéfilo não poderia abrir mão de ler o livro que lhe deu origem. "Coração das Trevas" de Joseph Conrad.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Olá Rodrigo!
      O Roger optou nesta última lista por tirar The Godfather" e ficar com "Apocalypse Now", ambos do Coppolla.
      Assim como optou por "Touro Indomável" em vez de "Taxi Driver" do Scorsese.
      A lista é dele, não é minha.
      Abs!!!

      Excluir
  9. lista maravilhosa, so nao concordo muito com o Arvore da Vida ai, pode ser um dos melhores de seu ano mas nao de todos os tempos, mas n da para discordar do mestre !
    dentre os que eu vi da lista, 2001 eh o meu favorito

    ResponderExcluir
  10. Bem decepcionante saber que um cara tão genial não colocou nenhum dos meus filmes favoritos entre os 10+.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo,
      Não se acanhe! Coloque sua lista dos 10 mais aqui nos comentários!
      Abs!!!

      Excluir
  11. Um sonho de liberdade; Coração valente; À Espera de Um Milagre e ''Titanic'' que nunca é citado, gostando ou não é um dos longas que mais ganhou estatuetas do Oscar,na minha opinião deveria constar nesta lista

    ResponderExcluir
  12. são tantos os filmes bons que fica difícil enumerar em dez linha.

    ResponderExcluir
  13. Lista sensacional e cheia de personalidade.
    Ver alguém colocar o genial "A Árvore da Vida" entre os melhores de todos os tempos é digno de aplauso, sobretudo considerando a importância do crítico em questão.
    A minha lista provavelmente seria diferente, mas fiquei muito feliz ao ver todos estes filmes brilhantes, e às vezes não muito citados, sendo incluídos em um lista de melhores de todos os tempos, como Aguirre, Era uma Vez em Tóquio e A General.
    Listas sempre são polêmicas e, por isso, gostosas de discutir. Mas é inegável, concordando ou não, que esta é uma lista extremamente bem confeccionada.

    PS. Meu filme de todos os tempos é 2001.

    ResponderExcluir
  14. Destes eu adoro Cidadão Kane, 2001-uma odisséia no espaço, Apocalypse Now e Um Corpo que Cai. Acrescentaria Dr. Fantástico, O Poderoso Chefão-parte I, Cantando na Chuva, O Sol é Para Todos, A Lista de Schindler e Ladrões de Bicicleta.

    ResponderExcluir
  15. A minha lista seria:
    Cidadão Kane
    2001 - Uma Odisséia no Espaço
    O Poderoso Chefão - parte I
    Dr. Fantástico
    Ladrões de Bicicleta
    A lista de Schindler
    Apocalypse Now
    Cantando na Chuva
    O Sol é Para Todos
    Um corpo que cai

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!