quinta-feira, 27 de junho de 2013

10 Filmes sobre Desemprego


No mundo capitalista, cada dia mais competitivo, a necessidade de empregos cresce muito mais rápido que a capacidade do mercado gerá-los.
É muito comum as organizações se fundirem em busca de eficiência e, com isso, enxugarem suas estruturas diminuindo os postos de trabalho.
O desemprego é hoje a maior preocupação da economia mundial, com reflexos em todos os países.
Muitos bons filmes já foram feitos sobre o tema, foi difícil escolher apenas 10 para esta lista, por isso destaco a lista de menções honrosas. Estejam à vontade para sugerir outros filmes.

1.  A Virada (Ben Affleck é um executivo bem sucedido e arrogante, que num processo de reorganização de sua empresa acaba demitido e, junto com ele, vários de seus colegas. todos terão que aprender a sobreviver à nova situação. um filme bastante triste e realista sobre o momento em que as empresas têm que se adaptar à nova realidade do mercado e quem sofre são as pessoas, apenas números nessa equação. destaque para Tommy Lee Jones e Chris Cooper) 

2.  O Corte (após 15 anos numa indústria de celulose, um engenheiro é demitido num processo de reestruturação, causado por uma fusão. como é um mercado pequeno, ele trata de eliminar um a um seus principais adversários em eventuais processos de seleção das indústrias do setor. boa comédia de humor negro de Costa-Gavras)

3.  Sonata em Tóquio (a estrutura de uma típica família japonesa começa a desmoronar após o pai perder seu emprego e preferir esconder o ocorrido, por não saber lidar com a situação. reflete os novos tempos do Japão após um longo período de bonança. dirigido por Kiyoshi Kurosawa ganhou vários prêmios, como o de melhor filme e roteiro no Asian Film Awards 2009)

4.  Amor Sem Escalas (George Clooney é um executivo de RH, que viaja os Estados Unidos demitindo pessoas. um trabalho que o torna insensível e sua vida superficial e sem laços, onde o grande objetivo é acumular milhagem. até o dia em que sua empresa resolve implantar um sistema que substitui suas viagens por videoconferências. excelente filme de Jason Reitman, indicado a seis Oscars) 

5.  O Sucesso a Qualquer Preço (em tempos difíceis, o diretor de uma imobiliária de Chicago cria uma promoção em que os corretores competirão por um carro, um jogo de facas ou o olho da rua, conforme seus desempenhos, o que provoca uma luta feroz por seus empregos. adaptado de uma peça de David Mamet e estrelado por nada menos que Jack Lemmon, Al Pacino, Alec Baldwyn e Alan Arkin, entre outros)

6.  À L'Origine (François Cluzet é um vigarista que se aproveita a crise de empregos no interior da França para envolver uma comunidade inteira na construção de uma estrada que leva a lugar nenhum, embolsando o pouco dinheiro da cidade e enrolando todos os envolvidos. o problema é que ele começa a ter... sentimentos. ótima comédia de 2009)

7.  Ladrões de Bicicleta (na empobrecida Itália do pós-guerra, um homem consegue um emprego como colador de cartazes e precisa de sua bicicleta para trabalhar, que está empenhada. para retirá-la, a mulher empenha os lençõis. no seu primeiro dia de trabalho, sua bicicleta é roubada e ele perderá o emprego se não recuperá-la. miséria pouca é bobagem. clássico de Vittorio de Sica, marco do neo-realismo)

8.  Ou Tudo ou Nada (Shetfiled, Inglaterra, é uma cidade em que a indústria do aço fornecia empregos em grande quantidade no passado, mas com o declínio de suas indústrias, hoje abriga uma legião de desempregados. Para sobreviver, seis deles veem uma oportunidade de ganhar dinheiro em shows de striptease masculino, mas como não têm o físico ideal, criam um diferencial: eles irão até o fim, tirando toda a roupa. ótima comédia de Peter Cattaneo, indicada aos Oscars de filme, direção e roteiro e vencedora de trilha sonora)

9.  Roger e Eu (documentario de Michael Moore sobre o declínio de sua cidade natal, Flint,no Michigan, após a GM fechar 11 unidades fabris e demitir 30 mil funcionários. durante o filme ele tenta sem sucesso entrevistar Roger Smith, o presidente da empresa e responsável pela decisão de fechar as fábricas)

10.  Vinhas da Ira (durante a grande depressão de 1932, uma família de agricultores - chefiada por Henry Fonda - é obrigada a deixar os campos em que trabalhavam para buscar empregos na Califórnia, disputando com uma legião de desabrigados as poucas e mal remuneradas vagas disponíveis. baseado no livro de John Steinbeck e dirigido por John Ford em 1940, é um dos grandes clássicos do cinema americano)

Menções honrosas: Um Dia de Fúria, En Familie, Como Enlouquecer seu Chefe, Despachado para a Índia, O Closet, O Segredo do Grão, Jaime, O Salário do Medo, Sweet Sixteen, Pronto para Recomeçar, Nuvens Passageiras, Sindicato de Ladrões, Em Busca da Felicidade, A Luta pela Esperança,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Racismo e Escravidão no Brasil"




6 comentários:

  1. Adorei Sonata em Tóquio! Realmente é um excelente filme!

    ResponderExcluir
  2. Sua lista me fez recordar do filme "Uma secretária de futuro", onde Melanie Griffith (a secretária) se demite em busca de algo melhor e depois a demissão não acaba exatamente ocorrendo para ela...
    Assistam, quem não assistiu, um clássico dos filmes "corporativos". :-)


    Abs

    ResponderExcluir
  3. Tem um filme nacional de 1970 chamado "Um Homem Sem Importância", que mostra um dia na vida de um homem procurando emprego pelas ruas do Rio. Ótima atuação de Vianinha. Quem não assistiu, fica a dica.

    ResponderExcluir
  4. Um bom filme que se encaixaria nessa lista é "Trabalhar Cansa".

    ResponderExcluir
  5. em busca da felicidade! otimo filme

    ResponderExcluir
  6. A procura da felicidade (2007)- Will smith

    Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!