segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

10 Filmes com Labirintos


Os labirintos são como jogos tridimensionais, onde os jogadores têm que percorrer os caminhos, em busca de seu centro ou sua saída.
Eles são desde a antiguidade. O arquiteto Dédalo teria criado em Creta, um labirinto para abrigar o Minotauro, que perseguia suas presas através dos caminhos complexos. De lá, apenas o jovem Teseu teria conseguido escapar, graças a um novelo de lã, dado por Ariadne, que fora desenrolado no percurso.
A maioria das referências aos labirintos vêm da Europa, reproduzidas em jardins de palácios. Apesar disso, estruturas muito semelhantes foram encontradas em civilizações isoladas como os índios da América, em Goa na China, em citações do Mahabharata ou até em arte rupestre, em épocas distintas e sem aparente conexão umas com as outras.
No cinema, eles aparecem muitas vezes, geralmente envolvendo tensão e perigo.
Confira 10 filmes em que os labirintos são parte da trama. E cite outros que lembrar nos comentários!

1.  O Iluminado (o labirinto do hotel, no filme de Kubrick, parece simbolizar a mente tortuosa de Jack, assim como associá-lo ao próprio Minotauro, pois dos seus domínios ninguém conseguiria escapar. o diretor optou por uma leitura mais sóbria do local, ao contrário do livro de Stephen King, que perde a mão ao fantasiar com animais de grama que ganham vida e atacam. por essas e outras, o filme é uma obra prima, muito superior ao livro) 

2.  Labirinto - A Magia do Tempo (Jennifer Connelly é uma adolescente, que é forçada pela madrasta a cuidar do irmão bebê. ela lê uma história sobre o rei dos goblins para ele dormir e, ao final, inspirada pelo livro, deseja que seu irmão seja levado. o rei - David Bowie - aparece e leva o bebê, para o desespero da garota. ela implora para ter seu irmão de volta, e o rei dá a ela a oportunidade de pegá-lo de volta, desde que desvende os caminhos do labirinto em até 13 horas. dirigido por Jim Henson, criador dos Muppets, o filme fracassou nas bilheterias, mas gerou vários subprodutos. cuidadosamente concebidos, os labirintos móveis foram inspirados na obra de M.C.Escher, estudioso das ilusões de ótica)

3.  O Labirinto do Fauno (ao final da guerra civil espanhola, Ophelia, uma garota de 10 anos muda-se com a mãe grávida para uma casa nas montanhas, habitada por soldados facistas, comandados por seu padrasto. solitária, ela descobre nos jardins da casa, um labirinto, que a leva até um mundo de criaturas mágicas e o fauno que dará a ela três tarefas a realizar, com consequências trágicas. ótimo filme do mexicano Guillermo del Toro, repleto de simbolismos e metáforas)

4.  O Cubo (sem saber como chegaram até ali, um grupo pessoas acorda cada uma dentro de um cubo, que tem seis portas para outros cubos idênticos, mas vários deles são armadilhas mortais. um labirinto tão engenhoso quanto perigoso. ao se descobrirem prisioneiros, eles terão que se unir para encontrar a saída. uma pequena produção canadense, que virou cult e gerou duas continuações)

5.  A Origem (Leonardo di Caprio é um ladrão de segredos industriais, que invade o subconsciente das pessoas através dos sonhos para conseguir tirar ou inserir a informação que precisa. para despistar suas vítimas, conta com a ajuda de Ariadne - Ellen Page -, uma estudante de arquitetura, especialista em construir labirintos nos sonhos. com roteiro e direção de Christopher Nolan é um dos filmes mais bem estruturados dos últimos anos)

6.  Maze Runner: Correr ou Morrer (sem memória, um rapaz se vê num elevador que o leva rapidamente até uma área onde estão outros garotos, que o recebem sem estranhamento. logo ele descobrem que aquele grupo habita o centro de um menso labirinto, do qual não há como escapar, pois todas as noites os corredores são percorridos por perigosos predadores. mais uma aventura distópica adolescente, com bom ponto de partida, mas um desenvolvimento pouco inspirado)

7.  Malpertuis (Malpertuis é uma velha mansão, cercada por um labirinto inexpugnável,, onde um velho feiticeiro moribundo - Orson Welles - mantém aprisionados os deuses do Olimpo na forma de seus herdeiros mortais. um raro filme belga de 1971, complexo e intrigante) 

8.  Harry Potter e o Cálice de Fogo (a terceira e última tarefa do torneio Tribuxo, que coroaria o campeão entre as escolas de magia, consistia em percorrer um perigoso labirinto. no caminho, os competidores terão que enfrentar seres mágicos em busca da Taça)

9.  Terra de Faraós (ao voltar de uma batalha vitoriosa, o faraó do Egito decide construir uma pirâmide, onde serrá sepultado com seus tesouros. para proteger a entrada da imponente construção, o arquiteto cria um intrincado labirinto, que deverá ainda ser selado após o corpo do faraó chegar ao seu destino. com ele, seus serviçais mais próximos ficarão igualmente presos na pirâmide. épico de 1955, brilhantemente dirigido por Howard Hawks)

10.  Imortais (nas saladas mitológicas que foram produzidas nos últimos anos, não apareceu nenhuma versão fiel à lenda do Minotauro. no filme do estiloso diretor de videoclips Tarsem Singh, Teseu enfrenta o mostro num labirinto pouco desafiador e sai com ajuda de rastros de sangue, nada de romance ou novelos de lã. é o que tem)

Outros filmes: Fúria de Titãs 2, Tron, Labirintos e Monstros, Catacumbas, Fenômenos Paranormais, Minotauro...

Veja ainda: "10 filmes em Academias de Ginástica"







4 comentários:

  1. O que o Filme A Origem tem haver com labirinto! mesmo assim gostei da lista! parabens!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista ~
    El laberinto del fauno do fauno é meu filme favorito, acho que ele deveria ser o primeiro >.<
    Maze Runner o filme deixou muito a desejar, adorei o primeiro e segundo livro, o terceiro me deixou um tanto triste... Como filme Maze Runner nem deveria estar no top10

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do blog, e é sempre interessante quando surge uma nova postagem, ainda mais quando ainda se consegue desenterrar um tema tão interessante - não deve ser fácil, depois de tantas listas.

    Apesar de haver filmes na lista melhores, nenhum me fisgou tanto quanto O Cubo. Primeiro, porque, ao lado de Inception, é o que melhor trabalha a ideia do labirinto da mente; segundo porque, ao manter interesse no 'fazer filmes', tem-se esse como um daqueles fenômenos da criatividade usada pra driblar os escassos recursos (o filme foi todo filmado no mesmo espaço, o cubo!). Um Cubo ou uma Bruxa de Blair são fenômenos que raramente são reconhecidos como deveriam: são filmes realmente únicos.

    Obrigado pelo ótimo trabalho. É sempre bom ler indicações sobre filmes que saiam do senso comum.



    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!