quarta-feira, 23 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Futuro Distópico



Distopia é a utopia que deu errado. Nós sonhamos com um futuro tecnológico, harmônico e justo para o planeta, mas a chance de não ser bem assim é enorme.
São tantos os filmes sobre o futuro distópico que já é uma categoria.
Esta lista traz uns poucos exemplos, complete com seus favoritos nos comentários!

1.  1984 (marco da distopia, o livro de George Orwell, transformado em filme por Michael Radford, mostra um futuro onde um partido tem total controle sobre a população e as emoções são consideradas ilegais. quando um funcionário público se apaixona, terá que fugir dos olhos do grande irmão, que tudo vê)

2.  Jogos Vorazes (num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. neste desafio, somente um dos representantes poderá sobreviver. apesar de ser uma cópia descarada do japonês 'Battle Royale', a série de filmes se destaca por sua direção de arte aprichada e os figurinos ultra-kitsch)

3.  Admirável Mundo Novo (num mundo futurista dedicado ao prazer, o amor é proibido, mas o sexo casual encorajado. todos usam uma droga, o soma, que deixa os usuários felizes. o mundo é dividido em cinco castas sociais, dos alfas aos epsilons, cada um com seus destinos pré-definidos. baseado no livro de Aldous Huxley de 1932, a minissérie de 1980 é bastante kitsch, mas consta que a Amblin TV de Steven Spielberg está desenvolvendo uma nova versão para breve)

4.  Fahrenheit 451 (dirigida por François Truffaut em 1966, esta excelente ficção científica é baseada na obra de Ray Bradbury. num futuro indefinido, os livros e toda forma de escrita foram proibidos pelo regime totalitário, sob o argumento de tornarem as pessoas infelizes e improdutivas. se alguma casa era flagrada com muitos livros, era incendiada por uma brigada de "bombeiros". um desses oficiais - Oskar Werner - começa a roubar os livros antes de incendiá-los para poder lê-los. o título faz referência à temperatura de combustão do papel)

5.  Metropolis (em 2026 os ricos controlam, do alto de suas belas torres, os operários, que vivem oprimidos nos subterrâneos da cidade como parte das engrenagens. nesse cenário surge o romance entre o filho do governante da cidade e uma jovem líder operária. clássico do cinema mudo de 1927, dirigido pelo visionário Fritz Lang)

6.  Filhos da Esperança (no futuro, a humanidade está estéril e o cidadão mais jovem do mundo acaba de morrer aos 18 anos. quando surge uma mulher em adiantada gravidez que precisa ser protegida em nome da sobrevivência da espécie. ótimo filme de Alfonso Cuaron, ganhador do Oscar por 'Gravidade')

7.  THX 1158 (estreia de George Lucas na direção em 1971, fala de um futuro por volta do século 25, onde as pessoas vivem no subterrâneo, com carros supervelozes, frequentam shopping centers onde compram futilidades de curta duração e onde os entorpecentes são obrigatórios. os robôs são responsáveis pela segurança e cumprimento das leis, enquanto os computadores decidem os parceiros compatíveis... soa familiar, não?)

8.  Blade Runner (na Los Angeles de novembro de 2019 - falta pouco -, um detetive aceita a missão de eliminar um grupo de 'replicantes', autômatos orgânicos que escaparam de serem desativados. rodado em 1982 e baseado num conto de Philip K.Dick de 1968, o filme de Ridley Scott tem uma direção de arte retrô-futurista, com shoppings de rua parecidos com os da rua Santa Efigênia - em São Paulo -, onde os idiomas se misturam)

9.  Laranja Mecânica (autodescrito no romance de Anthony Burgess como pré-distópico, o filme é uma visão pessimista do futuro, onde a mudança comportamental de jovens ameaça a sociedade, a despeito do forte controle do governo totalitário. apesar de fugir de alguns clichês da distopia, se encaixa perfeitamente no gênero. uma das obras-primas de Stanley Kubrick)

10.  Divergente (na Chicago do futuro, ao chegar aos 16 anos, as pessoas são divididas em cinco grupos: Audácia, Erudição, Amizade, Abnegação e Franqueza. quando chega sua hora, uma garota contraria a tradição de sua família e entra para o grupo dos audaciosos, o que a faz saber mais sobre suas origens. primeiro de uma franquia de sucesso, é uma boa introdução à distopia, pois disfarça de futurista os nossos problemas do presente)

Outros filmes: Battle Royale, A Cidade das Crianças Perdidas, Soylent Green, Fuga do Século 23, Minority Report, Matrix, Gattaca, Brazil, Mad Max Estrada da Fúria, Cidade das Sombras, Akira, Zardoz, Westworld, Wall-E, Total Recall, O Planeta dos Macacos, Repo Man, Maze Runner, La Jetée, A Fortaleza, Ender's Game: O Jogo do Exterminador, O Quinto Elemento, Distrito 9, A.I. Inteligência Artificial, Fuga de Nova Iorque, Tempos Modernos...

Veja ainda: "10 filmes Pós-Apocalipticos"





4 comentários:

  1. Idiocracy também entra nesta lista?
    Um futuro onde todas ss pessoas se tornam idiotas é futuro distópico? Rrsr
    Junio - minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança, Junio!
      Idiocracy tem tudo ver ce sta lista.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Vai la, vai que vc curte. https://www.facebook.com/SuperPixelOficial

    ResponderExcluir
  3. Excelentes dicas de filmes sobre o futuro distopico. O meu favorito definitivamente é Fahrenheit 451 do livro de Ray Bradbury. É o melhor filme que eu vi até agora. A história me fez muito supreesa. A trama nos faz refletir sobre o tempo atual. Amo este livro e vi que um novo filme será lançado neste ano. Quando li o resumo do filme Fahrenheit 451 automaticamente chamou a minha atenção, adoro ver como os adaptam livros desse fênero para a tela grande. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Sem dúvida vou assistir. Se vocês são amantes do gênero de ficção cientifica este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!