terça-feira, 29 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Prostituição Masculina


A mais antiga profissão do mundo também pode ser exercida por homens.
Desde os bordéis da Grécia antiga até os agora famosos books azuis, os serviços sexuais em troca de pagamento sempre existiram para atender clientes de ambos os sexos.
Esta lista traz alguns filmes onde a prostituição masculina está no centro da trama.

1.  Garotos de Programa (River Phoenix é um garoto de programa sensível e narcoléptico, está em busca de quem cuide dele, por isso apaixona-se pelo colega que também se prostitui nas ruas de Portland, Keanu Reeves, rebelde e filho de um político rico, mas que se diz hetero e o trata como um irmão. juntos saem numa viagem em busca da mãe do primeiro. um filme triste e belo de Gus Van Sant)

2.  Mistérios da Carne (os caminhos de dois rapazes de 18 anos se cruzam. o primeiro é inseguro, assombrado por pesadelos. que acredita ter sido abduzido por alienígenas aos 8 anos de idade. o outro - Joseph Gordon-Levitt - é aparentemente o oposto, bonito e carismático, ele se prostitui por uns poucos dólares. um adorável forasteiro, o rapaz que todos admiram a distância. quando se encontram, descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas têm traumas em comum. belíssimo filme de Gregg Araki)

3.  Paraíso: Amor (cinquentonas austríacas viajam para as praias do Quênia em busca de sexo com jovens africanos, que as exploram para assegurar a sua subsistência. o turismo sexual visto de forma inédita, melancólica, realista e um tanto perturbadora. primeiro filme da trilogia de Ulrich Seidl e o melhor deles)

4.  Strapped (um jovem prostituto se vê preso num prédio residencial, onde vai exercer seu trabalho de cliente em cliente, dos mais variados e estranhos. nesta odisseia, recebe lições de vida, até ter uma relação real. um roteiro intrincado e inteligente que tira este filme gay independente do lugar comum)

5.  Sem Arrependimentos / Huhwihaji Anha (a história de garoto que abandona o orfanato em que cresceu e se muda para Seul, onde quer estudar design. tenta sustentar-se trabalhando numa fábrica, mas perde o emprego numa onda de demissões. é obrigado então a trabalhar num bar gay como garoto de programa. é lá que conhece um jovem rico e conservador, que tem problemas em aceitar sua homossexualidade. uma história de amor gay interessante e emocionante, estrelada por dois atores bonitos e talentosos. sofre de alguns trejeitos culturais sul-coreanos, mas a história é universal e chega a comover)

6.  J'Embrasse Pas / Não Dou Beijos (um jovem um tanto ingênuo deixa a sua cidade natal no gelado sudoeste da França para aventurar-se em Paris com o sonho de ser ator. na cidade grande, ele se depara com a difícil realidade. depois de muitas decepções, torna-se um prostituto e aos pouco perde a inocência e fecha-se emocionalmente. bom filme de André Techiné de 1991, com participação do ótimo Philippe Noiret e da bela Emmanuelle Béart)

7.  Loverboy, Garoto de Programa (um universitário - Patrick Dempsey - perde a namorada e está com péssimas notas na faculdade, o que faz seu pai deixar de pagar sua mensalidade. para voltar a estudar e recuperar a garota, ele arruma um emprego como entregador de pizzas. numa das entregas, ele conhece uma bela empresária, com quem se envolve e de quem recebe dinheiro. satisfeita com seus serviços sexuais, ela fornece para amigas o telefone dele, aumentando sua clientela de mulheres mais velhas, sexualmente frustradas. uma daquelas bobagens adolescentes divertidas dos anos 1980)

8.  Gigolô por Acidente (o feioso Rob Schneider é Deuce Bigalow, um limpador de aquários que quebra por acidente o imenso aquário de um garoto de programa. para pagar a dívida de seis mil dólares, ele tem uma ideia: investir também na carreira de gigolô, mesmo sendo um fracasso com as garotas. comédia infame, que fez algum sucesso e teve até uma continuação)

9.  Pretty Boy (a história de um garoto bonito de apenas 13 anos, que foge de um lar abusivo e tenta sobreviver nas ruas, envolvendo-se com prostituição. ele até vai morar com um astrônomo de meia idade em troca de favores sexuais, mas acaba tendo que sair por que a mulher deste volta para casa. envolve-se então com uma gangue de jovens marginais, com quem passa a viver. o filme dinamarquês fala do submundo de uma Copenhagen amoral de 1993. com um roteiro pouco elaborado. nem chega a chocar como deveria)

10.  Ronda Noturna (o filme acompanha, em tom quase documental, a noite de um prostituto pelas ruas de Buenos Aires. ele interage com clientes, amigos, moradores de rua, passa por uma academia de ginástica gay, um café 24h, joga bola com crianças... até o amanhecer, quando volta para casa. simpático graças ao carisma do ator Gonzalo Heredia)

Outros filmes: Perdidos na Noite, Gigolô Americano, Flesh, My Hustler, Twist, Nosso Paraíso, Bonequinha de Luxo, O Homem Ferido, Abaixo de Zero, Diário de um Adolescente, Sugar, Calçada da Fama, La Partida, Johns, Going Down in La La Land, Eastern Boys...

Veja ainda: "10 filmes sobre Prostituição"







5 comentários:

  1. Valeu por mais uma lista Armando.... você já fez uma lista de filmes sobre ditaduras comunistas? Acho que seria interessante. Particularmente eu tenho um interesse maior nos filmes que se passam em hospícios (ou manicômios), tipo "Um Estranho no Ninho", "Girl Interrupted", dos quais eu já assisti da lista que você fez sobre o assunto, mas infelizmente não encontrei outros filmes nessa linha além dos contidos naquela lista.

    Até mais, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius,
      Atendendo o seu pedido e de mais alguns leitores, tentei atualizar a lista de 2010. Como haviam muitos outros filmes sobre esse tema, acabei fazendo uma nova lista.
      Espero que goste e obrigado pela ideia.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Boa lista, com alguns títulos interessantes.

    Já agora, convido-o a visitar o meu espaço também.
    www.cinemaschallenge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite perdidos na noite nao seria o primeiro da lista

    ResponderExcluir
  4. A mais antiga profissão do mundo e agricultura.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!