quarta-feira, 16 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Violinos e Violinistas


O violino foi criado na Itália no fim do século XVI, como uma evolução de outros instrumentos da época, como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. E foi ali, em Cremona, por cerca de 200 anos, que a construção do instrumento conheceu seu apogeu, pelas mãos das famílias Amati, Guarneri e Stradivarius.
Desde então é um instrumento indispensável em quase todas as orquestras do mundo e, mesmo considerado erudito, não teve problemas em ser incorporada à música popular.
O fascínio pelo violino já teve várias leituras no cinema, em filmes que destacam os músicos ou os próprios instrumentos. Esta lista traz alguns deles.

0.  Fuga (um lindo curta-metragem de animação espanhol de 2012 - veja no YouTube - sobre uma garota que chega a um conservatório, onde descobre e desenvolve seu talento de violinista)

1.  O Violino Vermelho (a história de um violino perfeito construído em 1681 em Cremona, através da vida de alguns de seus proprietários ao longo de mais de 300 anos, em Viena, Oxford, Xangai e Montreal. um filme belíssimo do canadense François Girard, com trilha sonora vencedora do Oscar)

2.  O Violinista do Diabo (biografia do polêmico e virtuoso violinista Niccolò Paganini, que, reconhecido em toda Europa, fora convidado por um dono de teatro de Londres para apresentar-se pela primeira vez na cidade no início do século XX. até que seu comportamento irresponsável ameaça levar o empresário à falência. boa recriação de época, estrelada pelo violinista David Garrett, que se esforça em interpretar)

3.  Música do Coração (abandonada pelo marido, uma dona de casa de classe média - Meryl Streep, indicada ao Oscar - muda-se para o Bronx para dar aulas de música numa escola pública. com muitas dificuldades, ela consegue 50 violinos para formar sua orquestra, que pode ser dissolvida a qualquer momento por falta de verbas. baseado numa emocionante história real e dirigido por Wes Craven)

4.  O Violinista no Telhado (um musical conduzido pelas canções interpretadas pelo protagonista em seu violino, dublado pelo virtuoso Isaac Stern. numa aldeia russa do início do século XX, as comunidades cristã e judaica convivem em harmonia, até o czar decidir expulsar os judeus de lá. um leiteiro judeu - Topol - tenta casar suas filhas com a ajuda de uma casamenteira e acaba enfrentando as próprias tradições. o filme ganhou 3 Oscars e foi indicado a outros 5 em 1972)

5.  O Violino (num país indefinido da América Latina - que lembra muito o México -, um grupo de camponeses se insurge contra o governo, que mantém uma rotina de tortura, estupros e assassinatos. para cruzar a fronteira e se armar, uma família de músicos, avô, pai e filho, contrabandeiam munição dentro da caixa do violino. o chefe dos soldados permite a passagem, desde que diariamente o velho toque sua música e os ensine um pouco do instrumento. um excelente e premiado filme mexicano de 2005)

6.  O Violinista que Veio do Mar (na costa norte da Inglaterra, em 1936, duas velhas irmãs - Judy Dench e Maggie Smith - encontram um jovem - Daniel Brühl - desmaiado na praia e o levam para sua casa. como o rapaz só fala polonês, elas demoram a descobrir que ele era um promissor violinista, que aos poucos demonstra seu grande talento) 

7.  Frango com Ameixas (na Teerã de 1958, um talentoso violinista - Mathieu Amalric - perdeu a vontade de viver após seu adorado violino quebrar. ele passa a procurar um instrumento que o substitua, mas nenhum dos encontrados consegue produzir o mesmo som que relembra sua amada. então ele decide morrer. baseado nos quadrinhos de Marjane Satrapi, que co-dirige. um filme delicioso)

8.  O Rolo Compressor e o Violinista (na Moscou dos anos 1960, um garoto de 7 anos de idade sofre bullying por sempre carregar seu violino, que pratica todo o tempo. quando ele é protegido pelo operador do rolo compressor que trabalha em sua vizinhança, ganha confiança perante os outros garotos e até em seu exame no conservatório. média metragem de Andrei Tarkovski, com roteiro dele e de Andrey Konchalovski, que serviu de trabalho de conclusão de curso de direção na VGIK)

9.  Um Coração no Inverno (dois amigos e sócios, tradicionais luthiers - Daniel Auteuil e André Dussollier - disputam o amor de uma talentosa violinista - Emmanuelle Béart. num roteiro psicológico bem construído, as difíceis relações entre eles correspondem às suas relações com o violino)  

10.  O Maestro (Krystyna Janda é uma violinista de uma orquestra de província na Polônia e seu marido o maestro. ela é convidada a visitar os EUA, onde conhece um maestro - John Gielgud -, instável e hipocondríaco, que fora o grande amor da sua mãe. ele volta com ela à Polônia, para comandar a sua orquestra e tentar reviver nela o amor que teve por sua mãe. o marido fica ressentido por razões profissionais e pessoais. belo e pesado filme de Andrzej Wajda)

Outros filmes: Valsa da Vida, O Quarteto, Mademoseille Chambon, Pequenos Segredos...  

Veja ainda: "10 Filmes com Freiras"






7 comentários:

  1. Belíssima lista. Eu acrescentaria Heifetz - God's Fiddler (documentário). Ainda não vi o 6, 8, 9 e 10. Como violinista, agradeço a lista! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara!
      Não lembrava que você era violinista. Espero que tenha gostado da lista.
      Encontre um torrent do filme que você sugeriu, vamos ver se baixa.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Belíssima lista. Eu acrescentaria Heifetz - God's Fiddler (documentário). Ainda não vi o 6, 8, 9 e 10. Como violinista, agradeço a lista! Abs

    ResponderExcluir
  3. Menção Honrosa para A Partida!
    Apesar do protagonista tocar cello, rs

    https://www.youtube.com/watch?v=GqGNM1P2JBU

    ResponderExcluir
  4. Faltou quele filme nacional "Tudo Que Aprendemos Juntos" com o Lázaro ramos, muito bom também

    ResponderExcluir
  5. Nem percam seus tempos assistindo o violinista do diabo. Muito bla bla bla e pouca musica

    ResponderExcluir
  6. Não consigo encontrar o filme Música do Coração, se alguém poder compartilhar link do filme agradeço desde já! :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!