quarta-feira, 31 de maio de 2017

10 Filmes sobre Exploradores


É da natureza humana explorar o desconhecido e, até por isso, evoluímos tanto em tão pouco tempo de existência.
Abrir horizontes, quebrar paradigmas e "to boldly go where no man has gone before"* é o que move os exploradores desde que o mundo é mundo.
Esta lista traz alguns desses destemidos aventureiros e suas viagens de descobertas.

1.  Aguirre, a Cólera dos Deuses (baseado em personagens históricos. em meados do século XVI, na selva peruana, o espanhol Pizarro lidera uma expedição em busca da lendária Eldorado, quando um de seus homens, Lope de Aguirre - Klaus Kinski - consumido pela loucura, sonha conquistar a América. o diretor Werner Herzog se concentra em mostrar os efeitos emocionais sofridos por homens em situações limite)

2.  Expedição Kon Tiki (a história do explorador norueguês Thor Heyerdal, que em 1947 percorreu mais de quatro mil milhas em uma balsa no pacífico. na tentativa de provar que o percurso entre a America do Sul e a Polinésia pode ter sido realizado no período pré-colombiano. um filme impressionante e com lindas imagens oceânicas sobre a coragem de um cientista em busca de provar suas teorias, mesmo arriscando a própria vida)

3.  O Novo Mundo (a história dos primeiros colonizadores da Virgínia, um ambiente hostil e pantanoso da América, a partir de 1607, inspirada no romance entre a princesa Pocahontas e o capitão John Smith. o diretor Terrence Malick, detalha lentamente a admiração com que os personagens exploram o mundo desconhecido à sua maneira, o inglês belicista numa sociedade onde inexiste a inveja e a ganância  e a indígena curiosa pelo ambiente requintado da aristocracia britânica. linda fotografia de Emmanuel Lubezki)

4.  Z - A Cidade Perdida (a história real do explorador britânico Percy Fawcett - Charlie Hunnam -, que viaja à Amazônia numa missão cartográfica para mediar uma contenda entre Bolívia e Brasil no início do século XX e descobre evidências de uma civilização avançada desconhecida que pode ter habitado a região. ridicularizado pela sociedade geográfica, que atribui sua descoberta à mítica busca por El Dorado, ele luta para organizar novas expedições. o diretor James Gray consegue um resultado ao mesmo tempo intimista e empolgante)

5.  O Abraço da Serpente (um explorador europeu conta com a ajuda de um xamã para percorrer o rio Amazonas. gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. quarenta anos depois, a trilha é seguida por outro explorador que tenta convencer o mesmo indígena a ajudá-lo. um filme difícil, mas que recompensa a atenção dispensada com as descobertas de um mundo que não existe mais, onde o ambiente perde sua virgindade de forma irreversível. bela fotografia em preto e branco, ótimas atuações de atores pouco experientes. representou a Colômbia no Oscar)

6.  Os Eleitos (depois de explorar todos os rincões do planeta, restou aos exploradores saírem para o espaço. este clássico de Philip Kaufman, conta a história da formação da NASA e do programa Mercury que veio a formar os primeiros astronautas, com destaque para o lendário Chuck Yeager, o primeiro homem a quebrar a barreira do som)

7.  As Montanhas da Lua (durante uma perigosa expedição na Áfricano século 19, o geógrafo, escritor e explorador, Richard Francis Burton é salvo pelo tenente John Hanning Speke e tornam-se amigos. logo eles, juntos, são financiados pela Real Sociedade Geográfica britânica para uma missão em busca da fonte do rio Nilo. dirigido pelo ótimo Bob Rafelson em 1990, retrata a era de ouro das explorações do ponto de vista humano da amizade entre os dois aventureiros)

8.  1492 - A Conquista do Paraíso (o ponto alto das explorações foi a chegada de Cristóvão Colombo à América no século 15. Ridley Scot retrata vinte anos da vida do navegador - Gerard Dépardieu -, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, até sua decadência na velhice. feito sob encomenda para aproveitar os 500 anos da descoberta, é uma obra pouco inspirada)

9.  Perdido em Marte (a provável nova fronteira humana é o planeta Marte. sobre ele foram feitos alguns filmes. o melhor até aqui - em minha opinião - é sobre um cosmonauta - Matt Damon - enviado ao planeta e, após uma severa tempestade, é dado como morto e abandonado pelos colegas. ele acorda sozinho em Marte com escassos suprimentos, sem saber como contatar os companheiros para retornar à Terra. também dirigido por Ridley Scott é divertido e eletrizante)

10.  O Sal da Terra (um dos grandes exploradores modernos é o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, este documentário dirigido pelo seu filho e por Wim Wenders, conta um pouco da sua trajetória e o seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que teve como objetivo registrar civilizações e regiões do planeta até então inexploradas) 

Outros filmes importantes no tema: Star Trek (a série), Taboo UK (a série), Prometheus, Dersu Uzala, Up - Altas Aventuras, As Aventuras de Stanley e Livingstone, Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento,  Interestelar, Criação, Congo, El Dorado, Cabeza de Vaca...


Veja ainda: "10 Filmes sobre Fotógrafos"





* referência a frase de abertura da série Star Trek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!