Difícil fechar em 10. Ficaram vários de fora.
Mas tentei equilibrar filmes sobre a indústria da moda e alguns que criaram moda.
Nem todos são bons filmes, mas acabam tendo muita afinidade.
Minha lista:
1. Zuzu Angel (a vida e o drama da primeira estilista brasileira, uma mulher tão criativa quanto corajosa)
2. Brüno (mesmo errando a mão às vezes, retrata o extremo do fashion victim, sem noção...)
3. Cinderela em Paris - Funny Face (genial, com direção de arte exagerada, alto-astral e claro Audrey)
4. O Diabo Veste Prada (Meryl quanto mais exagera, melhor fica, perfeita ditando a moda)
5. My Fair Lady (além dos figurinos extravagantes e as aulas de etiqueta, os chapéus em Ascott são impagáveis e Audrey de novo)
6. E o Vento Levou (perde a fortuna, mas não perde a elegância, até a cortina virou vestido)
7. Gia (feito para TV, mostra tudo o que pode dar de errado numa carreira de modelo e foi a primeira vez que la Jolie foi notada)
8. Zoolander (besteirol total, uma sátira ao mundo da moda, com direito a festival de biquinhos de Ben Stiller e Owen Wilson)
9. Prêt-à-Porter (Altman leva sua visão ao mundo da moda, pena que não funciona)
10. Bonequinha de Luxo - Breakfast at Tiffany's (depois dele todas as mulheres quiseram ser como Audrey e vestir-se como Audrey)
Não posso dizer mto, pois não vi todos...
ResponderExcluirMas Bonequinha de Luxo é uma história a parte e marcou a história do cinema...
Sem ele, Audrey não seria a diva que é hoje...
Protesto! O filme Zuzu Angel não fala nada sobre moda! É a tentativa de glorificar os feitos de uma mauricinho mimado (Stuart Angel) que por absoluta falta do que fazer, largou a vida de burguesinho (não trabalhava e nem levava os estudos a sério quando o fez!)e aderiu à luta armada contra o governo militar! Foi preso e devidamente silenciado para sempre pelo serviço secreto do governo(cutucaram a onça com vara curta!) que acreditava piamente que ele era realmente importante no esquema da guerrilha do brasil. A mãe do próprio (Zuzu Angel) moveu céus e terras tentando libertar o filho, mas o jacaré abraçou legal! O dito cujo era conhecido pela violência com que "confiscava"(Quando terrorista rouba é confisco!) dinheiro de bancos e comerciantes ricos, suspeito de várias mortes praticadadas contra inocentes como vigilantes, funcionários e até mesmo transeuntes inocentes. Teve o que mereceu! Ulysses Guimarães nunca pegou numa arma e também nunca se calou! Fez oposição ferina ao governo militar sempre com discursos e opiniões duras e inflamadas, e nunca ninguém soube que ele tivesse usado uma arma para defender suas idéias!
ResponderExcluirEle sim merecia um filme sobre a sua vida!
Olá Barnabé.
ResponderExcluirGostei muito do seu comentário. É excelente ter uma visão politizada e desmistificadora no meu blog. Foi uma bela contribuição.
Mas ao meu ver isso não apaga a importância de Zuzu na moda brasileira. No filme podemos ver muita coisa da época em que as grifes nacionais ainda nem existiam: sua loja, seus figurinos, desfiles e até a Elke Maravilha original marca sua presença.
No meu ponto de vista é um filme que contribui com a descrição do panorama da moda na época, inevitavelmente misturado com o clima de repressão. muito mais do que por sua descrição política, que é "esteticamente" parcial.
Admiro a biografia do Dr.Ulisses e, embora não me conste que ele tenha pregado um único botão (rsss), também gostaria de ver sua história contada, mesmo que já saiba de antemão que será igualmente tendenciosa.
Um grande abraço e mais uma vez OBRIGADO!
Dessa lista só assisti ao excelente "The devil wears Prada", excelentes atuações de Meryl Streep e Anne Hathawy.
ResponderExcluirTá faltando "Coco antes de Chanel"
ResponderExcluir