domingo, 25 de abril de 2010

10 Filmes de Animação Stop-Motion


A técnica de animação stop-motion consiste em filmar ou fotografar objetos, movendo-os a cada quadro, para simular movimento numa película de cinema.
Os materiais mais utilizados são plástico e massa de modelar, que produzem efeitos artísticos diferenciados.
A técnica também foi bastante utilizada no cinema de ficção científica, para dar vida a monstros e  e naves espaciais. 
Mas esta lista trata apenas dos filmes de animação, totalmente produzidas com esta técnica. Veja a lista de 10!


1.  Mary & Max (uma menina australiana de 9 anos, gordinha e solitária resolve escrever aleatoriamente para uma pessoa de Nova York e encontra um homem de 44 anos, obeso, judeu e com dificuldades de se relacionar. tornam-se amigos, trocando cartas por anos, ajudando um ao outro. um belíssimo roteiro, num filme marrom e branco)


2.  O Estranho Mundo de Jack (Jack é um ser que vive na Cidade do Halloween, cercado por criaturas fantásticas, onde todos passam o ano organizando a festa de Halloween do ano seguinte. cansado da mesmo rotina ele descobre o espírito natalino e tenta convencer os demais a sequestrar Papai Noel, para fazerem uma festa de natal. primeiro longa animado de Tim Burton, muito adequado ao seu universo visual)


3.  O Fantástico Sr. Raposo (depois de ser pego, tentando roubar um galinheiro, um Raposo decide levar uma vida honesta e cuidar de sua família. torna-se jornalista, compra uma casa numa árvore, típica de classe média. mas não consegue controlar seus impulsos atávicos e resolve roubar as fazendas vizinhas. genial animação com bonecos de Wes Anderson)


4.  Wallace & Gromit, a Batalha dos Vegetais (Wallace, um inventor e seu cão, Gromit, estão animados com o concurso anual de legumes gigantes, mas terão que proteger sua plantação dos coelhos famintos. Wallace inventa uma máquina para capturar os coelhos sem machucá-los, mas ainda resta uma fera, o Coelho-Homem. versão longa da ótima série de animação britânica de massinhas. Oscar de animação em 2006)


5.  A Noiva Cadáver (num vilarejo europeu do século 19, vive um jovem - voz e alma de Johnny Depp -, que está de casamento marcado com uma bela moça, mas acidentalmente acaba se casando com uma noiva morta, que o leva para a Terra dos Mortos. ele tenta desfazer o casamento, mas descobre que o mundo dos mortos pode ser mais animado do que sobre a terra. co-dirigido e produzido por Tim Burton, o que é inegável)


6.  Coraline e o Mundo Secreto (uma menina muda-se com a família para uma enorme casa, onde descobre um universo paralelo, onde todos têm olhos de botões e seus pais paralelos querem mantê-la presa. ótima naimação de bonecos)


7.  Uma Cidade Chamada Pânico (um cowboy e um índio querem surpreender seu amigo cavalo, dando a ele uma churrasqueira como presente de aniversário, mas o plano dá errado e eles agora têm 50 milhões de tijolos para se livrar. curiosa animação francesa com bonecos plásticos duros e muita criatividade)


8.  A Fuga das Galinhas (numa fazenda, na década de 50, uma galinha tenta elaborar um plano de fuga do galinheiro para livrar todos do seu destino trágico. ela é pega e levada para a solitária e caberá ao galo resgatá-la. bastante ação e comédia neste filme de massinha)


9.  James e o Pêssego Gigante (na verdade um misto de live action - com atores - e stop-motion, produzido por Tim Burton para a Disney. um garoto órfão, com tias terríveis, torna-se amigo de insetos que vivem dentro de um pêssego gigante, aonde ele acaba entrando, tornando-se animação também. um disney diferente)


10.  Minhocas, o Filme (co-produção Brasil/Canadá a partir de um curta premiado do estúdio Animaking de Florianópolis, que deve estrear em 2011. conta a história de um menino-minhoca de 11 anos, que está tentando se enturmar com os garotos do seu condomínio, quando é escavado para fora da terra e vive grandes aventuras. o filme promete. saiba mais pelo blog do filme: http://www.minhocasofilme.com.br/)

13 comentários:

  1. adoro filmes em Stop-Motion, ainda mais quando é de Tim Burton. Coraline é bom também, mas não recomendo uma CRIANÇA ver esse filme a noite rsrs.

    Muito legal o post

    ResponderExcluir
  2. Armando, os filmes da Aardman e do Tim Burton também se utilizam de recursos como animação 2D (cena do avião em A Guerra dos Vegetais) e os bonecos feitos de massa possuem um esqueleto de aço que garante melhor manipulação e conservação deles.
    NO caso de Noiva Cadáver, várias cenas foram captadas de forma tradicional, pois os bonecos desta animação são meticulosamente articulados, o que permite a uma economia sem-fim de trabalho no processo de animação, conferindo um certo "realismo" às expressões e gesticulações das personagens.
    Excelente lista, como sempre, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Wallace and Gromitt é sensacional.
    Além dos ótimos de Tim Burton...

    Stop motion são fodas! Imagina o trabalho...
    Os caras são gênios e gênios da paciencia!

    ResponderExcluir
  4. Fala Armando! Ótima lista, pra variar.
    Um detalhe, chato eu, mas Noiva Cadaver foi dirigido por Henry Selick, que tb dirigiu Coraline. Tim burton só produziu, tal qual James e o Pêssego Gigante ;)
    abração! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários, amigos!

    A Carla deu uma aula de stop-motion...

    Hércules,
    O Tim Burton foi creditado como co-diretor com o Henry Selick, mas cá entre nós, o filme é a cara do Tim.
    Eu mencionei que ele co-dirigiu um e produziu o outro...

    Obrigado, amigos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Po engraçado ver esses post, tem um tempo atras que vi o filme James e o Pêssego gigante e vivia tentando lembrar o nome do filme(só não sei pq, nem vou querer ver de novo) mas ta ai descobri o nome do dito cujo.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  7. Ótima lista, adoro filmes em stop-motion.
    "Wallace e Gromit" e "A fuga das galinhas" são clássicos. "A noiva cadáver" e "Coraline" são explêndidos, o último tem uma história maravilhosa e instigante. Recomendo a quem ainda não assistiu.
    E eu estou querendo ver "O fantástico sr.Raposo".

    ResponderExcluir
  8. A rena do nariz vermelho, Natal em julho e a festa do monstro maluco deveriam estar nessa lista.

    ResponderExcluir
  9. Os desenhos em stop motion ainda fazem sucesso devido à sua originalidade e visual singular.
    Coraline e O Fantástico Senhor Raposo são ótimos.
    Espero que esta técnica ainda continue na ativa por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  10. kd "Os piratas pirados!" (?) :((
    -Caroles @not_quite_yours

    ResponderExcluir
  11. boa noite. depois de uma pesquisa encontrei este site. Muito legal. Me lembrei de um filme quase esquecido: 9 A Salvação. Não sei se entra nesta categoria, mas escrevi para não me esquecer! Tchau!

    ResponderExcluir
  12. Desculpe! meu nome é Valmir, sou de Joinville SC, mas hoje trabalho e vivo em Guadalajara, no México

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!